Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eu deveria fazer um Undervolt no I3-9100F?


Posts recomendados

25 minutos atrás, Alebrire disse:

 Não sei mexer muito nessa parte de tensão na BIOS. Vi pessoal recomendando abaixar a tensão da CPU.

 

Meu jogos estão chegando a uns 82 ℃.

 

esse vídeo tem a "mesma" BIOS que a minha: 

 

O ideal é corrigir a falha no sistema de refrigeração, não fazer undervolt, isso é procedimento pra quem tem o mínimo de conhecimento de hardware, caso contrário não recomendo.

 

PS: Descreva por favor TODOS os detalhes do seu hardware sendo MARCA E MODELO (Placa de vídeo, placa-mãe, Memória, Placa de vídeo, fonte e Gabinete).
Descreva também quantas fans tem no seu gabinete para refrigeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

O ideal é corrigir a falha no sistema de refrigeração, não fazer undervolt, isso é procedimento pra quem tem o mínimo de conhecimento de hardware, caso contrário não recomendo.

 

PS: Descreva por favor TODOS os detalhes do seu hardware sendo MARCA E MODELO (Placa de vídeo, placa-mãe, Memória, Placa de vídeo, fonte e Gabinete).
Descreva também quantas fans tem no seu gabinete para refrigeração.

I3-9100F, GIGABYTE H310M M.2 2.0, PNY GTX 1650, 16 GB RAM, Fonte RS-400-PSAR-J3, Gabinete ferro-velho, 1 Fan pro gabinete, Cooler-box padrão do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Alebrire disse:

I3-9100F, GIGABYTE H310M M.2 2.0, PNY GTX 1650, 16 GB RAM, Fonte RS-400-PSAR-J3, Gabinete ferro-velho, 1 Fan pro gabinete, Cooler-box padrão do processador.

 

Não adianta reduzir tensão do processador e continuar com um gabinete "ferro velho". Uma coisa que muitos não sabem é que todos os outros componentes também sofrem com a má refrigeração do gabinete, especialmente a placa-mãe.
No seu lugar faria um esforço pra adquirir um gabinete decente com o mínimo de fluxo de ar, além de evitar perda de desempenho, evita a degradação precoce e em casos mais extremos até mesmo a queima de um dos componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Alebrire disse:

Gabinete ferro-velho, 1 Fan pro gabinete, Cooler-box padrão do processador.

Provavelmente está aí o motivo de esquentar tanto eu aconselho a por um gabinete como o MANCER ULTRAFLOW MESH ou o MANCER VERIZON e por 3 fans na frente para entrada de ar e pelo menos um atrás para saida de ar.

Recomendo trocar poís está degradando as peças por conta de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Não adianta reduzir tensão do processador e continuar com um gabinete "ferro velho". Uma coisa que muitos não sabem é que todos os outros componentes também sofrem com a má refrigeração do gabinete, especialmente a placa-mãe.
No seu lugar faria um esforço pra adquirir um gabinete decente com o mínimo de fluxo de ar, além de evitar perda de desempenho, evita a degradação precoce e em casos mais extremos até mesmo a queima de um dos componentes.

infelizmente esse esforço é difícil, fazer o undervolt seria um "quebra-galho", eu ter alguma coisa vai demorar um longo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Alebrire disse:

infelizmente esse esforço é difícil, fazer o undervolt seria um "quebra-galho", eu ter alguma coisa vai demorar um longo tempo.

Atualização aparentemente eu fiz o undervolt, eu deixei o clock base do I3-9100F em 4.0 e diminui o valor do Cpu Vcore até por um valor bom vou testar a estabilidade, diminuiu uns 10 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Undevolt é bacana, também faço, por mais que você tem que ter certeza que ficará estável depois.

 

Ou simplesmente procure na BIOS CPU Loadline calibration, se ta exemplo em 3, aumente pra uns 5, que quando o processador estiver em full, exemplo se ele ir a 1.4V, ele vai cair pra 1.33 exemplo.

 

Quando der faça uma ventilação ai com ventoinhas espalhadas pelo gabinete, hoje não tem como não ter uma boa ventilação, principalmente em PC gamer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Alebrire disse:

Atualização aparentemente eu fiz o undervolt, eu deixei o clock base do I3-9100F em 4.0 e diminui o valor do Cpu Vcore até por um valor bom vou testar a estabilidade, diminuiu uns 10 graus.

 

Reduziu a temperatura do processador, mas e os outros componentes? Eles continuam fritando.

Undervolt neste caso é apenas uma medida emergencial, não uma solução definitiva.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, NIGHT FALL disse:

 

Reduziu a temperatura do processador, mas e os outros componentes? Eles continuam fritando.

Undervolt neste caso é apenas uma medida emergencial, não uma solução definitiva.

os outros tão de boa.

12 horas atrás, Eduardo disse:

Undevolt é bacana, também faço, por mais que você tem que ter certeza que ficará estável depois.

 

Ou simplesmente procure na BIOS CPU Loadline calibration, se ta exemplo em 3, aumente pra uns 5, que quando o processador estiver em full, exemplo se ele ir a 1.4V, ele vai cair pra 1.33 exemplo.

 

Quando der faça uma ventilação ai com ventoinhas espalhadas pelo gabinete, hoje não tem como não ter uma boa ventilação, principalmente em PC gamer.

minha placa-mãe só tem standart e o turbo, o meu tá no auto (suponho que no standart), quando o processador tá em estresse ele vai pra 0.987 de tensão, agora n sei se deixo o loadline em turbo e deixo a tensão em 0.987 ou por aí.1627517592232.thumb.jpg.834ed4caff8fcddf1e8e622e6621ee18.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!