Ir ao conteúdo

Meu i5 2400 diminui o clock quando roda jogos, temperatura não está alta

Ir à solução Resolvido por Renato32,

Posts recomendados

Postado

Então, sempre quando abro jogos o i5 crava o clock em 2195Mhz.Isso está me atrapalhando muito, pois estou perdendo desempenho. Mas quando estou no Windows o clock sobe de novo. 
Fiz de tudo, desabilitei speedstep na BIOS, mexi nas configurações de energia, até coloquei uma fonte que peguei de outra máquina (CX 500) e nada!
Estou monitorando os jogos com o msi afterbunner. A temperatura está 48~51ºC. Então, deduzo que não seja a temperatura. Será que é algo do Windows? Alguma coisa que tenho que mexer na BIOS?

PC: i5 2400@ 3.1GHz, 12GB DDR3 1333MHz(1x4 + 1x8), Afox GT 1030, fonte 450w - mas entrega uns 350w e 2TB de HD

Alguém pode me ajudar? Quero aproveitar minhas férias para jogar CS, GTA e Jedi Fallen Order... Mas com esses travamentos devido ao processador tá difícil heauheua

Postado

Bom dia! Obrigado por responder!

Eu atualizei a BIOS assim que montei a máquina, mesmo porque, com a BIOS velha a minha placa de vídeo não funcionaria. Mas obrigado pela seguestão, meu amigo!

• Curtir 1
Postado

no setup da sua maquina tem o Intel Speed Schift? se tiver desabilite e deixe o intel speed steep habilitado.

Postado

Que o que faz dar oscilação é.

C-States
Intel Speed Steep

Intel Speed Schift
Esquema de energia do Windows, se você ir lá provavelmente vai estar em equilibrado, entre nele e va na parte de gerenciamento de energia do processador, veja que vai ter desempenho minimo e maximo, o minimo provavelmente vai estar 5% eu sempre nas minhas maquinas coloco o mínimo 100% e quando é notebooks coloco 50%. Ai no computador fica mínimo e maquina 100%.

Postado
4 minutos atrás, Eduardo disse:

Que o que faz dar oscilação é.

C-States
Intel Speed Steep

Intel Speed Schift
Esquema de energia do Windows, se você ir lá provavelmente vai estar em equilibrado, entre nele e va na parte de gerenciamento de energia do processador, veja que vai ter desempenho minimo e maximo, o minimo provavelmente vai estar 5% eu sempre nas minhas maquinas coloco o mínimo 100% e quando é notebooks coloco 50%. Ai no computador fica mínimo e maquina 100%.

@Eduardo Não há Intel Speed Schift na BIOS. A energia eu setei pro máximo e ainda dá no mesmo. Fiz um teste de stress pelo cpu-z, o clock caiu também! Parece que sempre que o processador precisa trabalhar mais, o clock cai! 

Postado

baixe o hwmonitor.

deixe ele aberto que ele vai monitorar o minimo médio e máximo das temperaturas e clocks.

Depois saia do jogo e poste pra gente as temperaturas e clocks do processador, as vezes tem bug do afterburner

Postado

Olha, uma antes de abrir algum jogo e outra é quando estou rodando! 

antes.png

jogando.png

Ademais, no Windows os clocks variam normalmente; às vezes bate 3.1GHz e dps volta, mas até aí tudo normal... Só em jogos e benchmarks que isso ocorre

• 4 semanas depois...
  • Solução
Postado

Olá a todos! Eu consegui solucionar esse problema! 

Ao que me parece, a placa-mãe estava defeituosa e já havia apresentado outros sintomas além desse do tópico: ligava só às vezes e se desligasse não ligava, tinha que desplugar o cabo de 24 pinos e plugar novamente para ligar! Depois de ter descartado a possibilidade de ser a fonte, percebi que poderia se a placa-mãe! Troquei por uma P8H61 da ASUS e ambos os problemas deseapareceram (clock baixo e dificuldade em ligar a máquina). 

Espero que esse tópico ajude usuários que sofrem com este problema, pois fiquei muito tempo quebrando a cabeça e sei como é chato! Obrigado a todos! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...