Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal. Venho aqui novamente pedir a ajuda de vocês, o meu PC que não tem nem 1 ano de uso desde que montei está travando/congelando, só resolvendo quando eu reinicio ele, daí ele volta a funcionar, mas eventualmente trava de novo. Sempre fico de olho nas temperaturas e nada excedente, também abaixei o clock da RAM de 3000MHz para 2666MHz, pensei que assim resolveria o problema, mas não. O engraçado que, pelo que me lembre, isso só acontece quando não estou jogando, em jogos o meu PC faz o trabalho dele e funciona de boa. O que pode ser e como posso identificar a raiz do problema e solucionar? Pode ser algum tipo de vírus? Pois eu costumo acessar muitos "sites vulneráveis/duvidosos".  

- SETUP

CPU

Ryzen 7 2700X

Cooler

Gammaxx 400 V2

Placa de vídeo

MSI Geforce GTX 1650 Super Ventus XS OC

Placa-mãe

ASRock B450M Steel Legend

Memória

16GB Dual Channel (2x8) 3000MHz (Adata XPG Spectrix D41 TUF RGB DDR4)

HDs

WD (Western Digital) Blue 1TB

SSDs

Crucial BX500 120GB

Gabinete (3 Fans Frontais e 1 Fan Traseira)

Corsair Carbide Series Spec Delta RGB

Fonte

Cooler Master MWE V2 550W

Mouse

Cooler Master Devastator II (1600 DPI)

Teclado

Redragon Kumara Switch Red K552-2

Headset

Redragon Zeus H510

Monitor

LG 24MK430H, 23.8", IPS, FULL HD, 75Hz

Sistema Operacional

Windows 10

ATUALIZAÇÃO: Baixei o CrystalDiskInfo pela primeira vez e a temperatura do meu SSD M.2 estava assim. É normal? Pode ser erro de precisão do programa? O que devo fazer?

image.png.2da83d291f822b26e3bd642c93d60361.png

image.png.c89e3917302c4abaec69f2c5e25b6bdc.png

Postado

@unknownjarx Levando em conta a péssima refrigeração desse gabinete e o HD a 61ºC da indícios de problema com as temperaturas.
Qual foi a temperatura obtida nos seus testes em processador e placa de vídeo?

Qual software utilizou?

Postado
14 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Levando em conta a péssima refrigeração desse gabinete

Você acha, amigo? Me recomendaram esse case justamente pela refrigeração dele.

2 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Qual foi a temperatura obtida nos seus testes em processador e placa de vídeo?

Essa são as temperaturas obtidas enquanto eu estava jogando Warzone (3 partidas), um FPS muito pesado. Engraçado que o SSD foi de 60 a 45ºC quando comecei a jogar.

image.png.5a9415fbd04344cab01bd820df2a700d.png

image.png.dc9b4618e07aed0bcb273f5a3966b74a.png

image.png.a77511dba9df069062b98a85c8052671.png

2 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Qual software utilizou?

@NIGHT FALL HWMonitor.

Vi de novo aqui, foi erro no sensor do CrystalDiskInfo, o SSD tava a 60 graus mesmo.

Postado
12 horas atrás, unknownjarx disse:

Sim. Já auxiliei inúmeros casos de problemas com altas temperaturas nesse modelo.
Painel tem 3 fans mas é quase que todo fechado, não adianta muita coisa.

12 horas atrás, unknownjarx disse:

Essa são as temperaturas obtidas enquanto eu estava jogando Warzone (3 partidas), um FPS muito pesado. Engraçado que o SSD foi de 60 a 45ºC quando comecei a jogar.

image.png.5a9415fbd04344cab01bd820df2a700d.png

image.png.dc9b4618e07aed0bcb273f5a3966b74a.png

Vi de novo aqui, foi erro no sensor do CrystalDiskInfo, o SSD tava a 60 graus mesmo.

Estranho que a temperatura do processador não está alta.
O SSD está instalado onde exatamente no gabinete? No backplate da fonte?

Postado
1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

O SSD está instalado onde exatamente no gabinete? No backplate da fonte?

Ele fica na parte lateral (direita) do case, foi lá também onde joguei os cabos porque tava difícil de achar um lugar no gabinete para colocar eles. 

Postado
15 minutos atrás, unknownjarx disse:

Ele fica na parte lateral (direita) do case, foi lá também onde joguei os cabos porque tava difícil de achar um lugar no gabinete para colocar eles. 

Entendi.

Pode ser isso então. Perceba que o ar que entra é apenas na parte de baixo já que é a única entrada que o painel permite, isso pode não estar atingindo o SSD.
Faça um teste simples, remova a tampa plástica do painel frontal (Se for possível claro), e veja se a temperatura do SSD diminui.

Postado
44 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Faça um teste simples, remova a tampa plástica do painel frontal (Se for possível claro), e veja se a temperatura do SSD diminui.

Ok. Eu não poderia fazer isso também na tampa onde o SSD está? No caso, a tampa lateral direita.

Postado
11 minutos atrás, unknownjarx disse:

Ok. Eu não poderia fazer isso também na tampa onde o SSD está? No caso, a tampa lateral direita.

Na lateral não tem fan inserindo ar, ideal é fazer com painel frontal.

Postado

@NIGHT FALL Fiz como você disse: retirei o painel frontal e fiquei observando se as temperaturas do SSD melhoravam. Aproveitei para extrair alguns arquivos de exatos 3.55GB a ele, foi apenas questão de minutos para o sensor desses dois programas (HWMonitor e CrystalDiskInfo) mostrarem que, o SSD, fora de 39ºC a máximas de 64ºC. O computador começou a dar umas travadas, mas não teve aquele congelamento permanente, onde eu iria ser obrigado a reiniciar o PC para tornar a funcionar novamente.

Eu acredito que o problema não seja relacionado à refrigeração do PC ao SSD ou onde o SSD está fisicamente no case, mas sim o próprio. Ele começa a esquentar em situações como essa da que citei da extração de arquivos em minutos e isso acaba acarretando nos travamentos/congelamento do PC. Estou pensando em tirar todos os programas extras do SSD e deixá-lo só com os arquivos do Windows, eu sei que no SSD o correto seria deixar os programas/utilitários e no HD o resto das coisas, como os games, filmes, séries, etc., mas está complicado. Como proceder sob essa situação?

1922437952_SSDPIPOCANDO.thumb.png.ead718c24266ada3c26b068c810f0220.png

Postado

@NIGHT FALL Fiz como você disse: retirei o painel frontal e fiquei observando se as temperaturas do SSD melhoravam. Aproveitei para extrair alguns arquivos de exatos 3.55GB a ele, foi apenas questão de minutos para o sensor desses dois programas (HWMonitor e CrystalDiskInfo) mostrarem que, o SSD, fora de 39ºC a máximas de 64ºC. O computador começou a dar umas travadas, mas não teve aquele congelamento permanente, onde eu iria ser obrigado a reiniciar o PC para tornar a funcionar novamente.

Eu acredito que o problema não seja relacionado à refrigeração do PC ao SSD ou onde o SSD está fisicamente no case, mas sim o próprio. Ele começa a esquentar em situações como essa da que citei da extração de arquivos em minutos e isso acaba acarretando nos travamentos/congelamento do PC. Estou pensando em tirar todos os programas extras do SSD e deixá-lo só com os arquivos do Windows, eu sei que no SSD o correto seria deixar os programas/utilitários e no HD o resto das coisas, como os games, filmes, séries, etc., mas está complicado. O que acha? Como proceder sob essa situação?

1922437952_SSDPIPOCANDO.thumb.png.ead718c24266ada3c26b068c810f0220.png

Postado
Em 11/08/2021 às 07:45, unknownjarx disse:

Rapaz que estranho esse SSD esquentando tanto, e levando em conta o restante do hardware, realmente não me parece problema na refrigeração não.
A quanto tempo você tem esse SSD? Isso começou a quanto tempo?

Postado

Estou com problema semelhante quanto as travadas e congelamentos, principalmente quando faço downloads altos na Steam, mas a temperatura do meu SSD segue normal. Assim que chegar em casa farei o teste do SSD. Tô acompanhando o tópico. 

• 2 semanas depois...
Postado
Em 13/08/2021 às 16:12, NIGHT FALL disse:

A quanto tempo você tem esse SSD? Isso começou a quanto tempo?

Boa tarde Night, já havia se passado um tempo que eu não respondi, perdão. Cara, eu tenho esse SSD desde que montei o PC, no caso Dezembro do ano passado. Isso começou a acontecer acho que há 3 meses, porém, como dito ali em cima, só acontece quando eu forço o SSD, tô evitando fazer isso (e usar ele, jogando tudo no HD) para não travar o meu sistema operacional e, pelo visto, está funcionando kkk. 

@Felipe Giffoni Opa, Felipe. E aí, o que deu em seus testes? Passou uns dias já kkk. Então cara, o que eu tô fazendo é não jogar mais nada pro SSD ou forçar ele, tô só usando o HD agora, de vez em quando eu instalo uns programas no SSD, mas evito forçar ele, como por exemplo no print acima: extrair arquivos grandes para ele.

Postado

@unknownjarx Boa tarde. Fiz testes de SSD, memória, processador, entre outros, e no meu caso, o problema era no plano de energia do Windows, que estava configurado em economia de energia, estou, no momento, utilizando o plano de energia configurado pela própria AMD, que é semelhante ao plano de energia padronizado "alto desempenho". As travadas cessaram completamente, a temperatura tá OK.  Impressionante como algo tão simples me deu tanto trabalho.

Atte. 

Postado
8 horas atrás, Felipe Giffoni disse:

@unknownjarx Boa tarde. Fiz testes de SSD, memória, processador, entre outros, e no meu caso, o problema era no plano de energia do Windows, que estava configurado em economia de energia, estou, no momento, utilizando o plano de energia configurado pela própria AMD, que é semelhante ao plano de energia padronizado "alto desempenho". As travadas cessaram completamente, a temperatura tá OK.  Impressionante como algo tão simples me deu tanto trabalho.

Atte. 

Poderia me informar o nome desse Power Plan? Eu utilizo esse aqui (meu processador é um AMD Ryzen 7 2700x):

image.png.46d7fe0d42c27cee30b15804f7c3d679.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...