Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pré instalação do GNU/Linux em uma máquina virtual


Lerub

Posts recomendados

Em 07/08/2021 às 20:08, Marcos FRM disse:

 

Se a diferença for grande demais, algumas estruturas do sistema de arquivos não serão "adaptadas" ao novo tamanho. Por exemplo:

 

https://github.com/tytso/e2fsprogs/issues/74

 

(nesse link o processo falha... caso extremo é verdade: EXT4 com bloco de 1 KiB...)

 

Tenho o costume de ler, quando sobra tempo, as listas de desenvolvimento do EXT4 e XFS

 

https://www.spinics.net/lists/Linux-ext4/

https://www.spinics.net/lists/Linux-xfs/

 

e os caras são claros... quando possível, evitar redimensionar, ainda mais quando o novo tamanho é muito maior do que o original -- mas não só: outro ponto problemático é quando o sistema é redimensionado várias vezes ao longo do tempo, que não será o seu caso. Não tenho links; caso interesse, use a pesquisa do Google nas duas listas que geralmente aparece coisa interessante.

 

Resumindo, provavelmente nada crítico para uso doméstico. Deixo a dica mesmo assim caso queira ter um sistema de arquivos zero quilometro. Boa sorte.

Dando uma rapida lida... E se eu fizer isso:

dd if=./image.raw of=/dev/sda bs=64k (ou mais) status=progress

O que pode resultar? Alias! O FSArchiver usa o DD?

 

OBSERVAÇÃO:

 

FIZ A CONVERSÃO DE GiB PARA GB. PARECE QUE EU NÃO PERDI ESPAÇO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moderação, eu não posso mais editar o post anterior. Por favor, adicionar o texto a seguir no post anterior, com a organização em meu raciocínio, para não ficar um "flood" no tópico.

 

Organizando melhor o que eu disse.

 

1º Eu consegui recuperar o HD externo.

2º Se eu usaar o dd seguido de bs=64k (ou mais), evita o problema citado anteriormente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Lerub disse:

Dando uma rapida lida... E se eu fizer isso:

dd if=./image.raw of=/dev/sda bs=64k (ou mais) status=progress

O que pode resultar?

 

Depende do que tem em image.raw. Tem tabela, partições, sistemas de arquivos, etc? Daí fará o transplante para o disco físico. Cuide que o particionamento GPT, se o tamanho de image.raw for diferente do disco físico, resultará num particionamento inválido, pois há um backup da tabela que precisa ficar nos últimos setores do disco. Se for MBR, em teoria, funciona. Tem aquela celeuma obsoleta dos cilindros, cabeças e tal, que hoje em dia é ignorada por quase tudo; portanto, geralmente pode ser desconsiderada.

 

11 horas atrás, Lerub disse:

Alias! O FSArchiver usa o DD?

 

Não. O FSArchiver é uma ferramenta de alto nível. Imagine um formato tipo TAR, comprimido por padrão com ZSTD, que tem a capacidade de recriar o sistema de arquivos mantendo suas características originais. Todas as características importantes, como UUID, rótulo (label) e características técnicas específicas do EXT2/3/4 e XFS são preservadas. Exemplo: se o sistema EXT4 de origem não tinha o recurso metadata_csum habilitado, ao restaurar, continuará desabilitado, pois o programa rodará o mke2fs com todas as opções de quando foi capturado. Idem com o XFS.

 

Contudo, não recria particionamento. Apenas sabe restaurar sistemas de arquivos para dispositivos de bloco. Particionamento tem que ser feito antes. Há formas de automatizar; gosto do sfdisk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Porque a especificação UEFI, que define o particionamento GPT, diz que os úlitmos 34 setores do disco (ou algo assim, não lembro de cabeça) precisam tem um backup da tabela que está no começo do disco, ajustada para o tamanho do mesmo e tal. Tabela GPT não é "portável" entre discos de tamanhos diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E pode dar certo se eu apenas formatar [particionar] o HD com o mesmo sistema [esquema] de partição, [criar o sistema de arquivos na(s) partição(ões) e] montar a imagem como um "loopback" e copiar todos os arquivos para o HD e instalando o GRUB em seguida?

 

Sim, funciona! Contudo, o FSArchiver é a ferramenta recomendada, pois mantém os parâmetros do sistema de arquivos original. Se o UUID mudar, por exemplo, vai quebrar tudo, desde o grub.cfg até o fstab.

 

Dê uma olhada no script que comentei antes. Uso-o justamente para isso, porém com mais algumas configurações que não deverão ser úteis para você. Olhe-o para pinçar ideias e ter o básico no lugar, tendo o GRUB de volta. Depois vê se precisa de mais algum ajuste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentei fazer um teste, montando a imagem usando o comando "gnome-disk-mount -w" e montei a partição. (Como Root) eu dei CTRL-C na partição e colei em um diretótio. Deu a seguinte mensagem:

 

Can't copy special file (gpg-agent)

Alguma solução de como resolver isso?

 

Edit:

 

Ok. De acordo com que li aqui, o arquivo não vai me fazer falta.

 

Citação

S.gpg-agent is not a regular file, it is a Unix domain socket opened by gpg-agent when it starts running. There is no sense in copying it anywhere.

pubring.gpg~ is just backup file of pubring.gpg, it should not be needed for correct operation.

Outra curiosidade é que o GDIM s'o montou a EXT4; Curioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Usei uma iso do Mint para.reparticionar o disco e copiar os.arquivos da imagem para o HD. Bootei uma ISO do Ar ch,montei as partições, dei o comando para instalar o.grub (DEPOIS DO GENFSTAB) e nāo apareceu erros. O HD nāo boota e só ao tentar bootar em MBR mostra mensagem de erro.

 

A instalaçāo aparece, mas não boota

DSC_0117.thumb.JPG.49dab982cfc4b1d4d3ead9099565c6dc.JPG

 

Ao.bootar em MBR

DSC_0118.JPG

 

Checando o grub.cfg, o sistema não foi encontrado.

 

Edit:

 

Ao reinstalar o kernel, o grub reconhece. Mas não boota.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ok. Não sei se é meu PC, mas, EFI instalação não foi possível. Se eu tivesse feito em MBR desde o começo, teria dado certo.

 

Instalei em MBR e fiz a pṍs-instalação. Mas agora não some o "arch" na tela de seleção de dispositivos.

 

Conclusão:

 

A pós-instalação em maquina virtual da certo. Mas meu PC não quis bootar o sistema UEFI (GPT Partitions Table). Só bootou os live-USBs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A cópia feita com o Nautilus provavelmente ficou incompleta. Não deve saber lidar com devices nodes, hard links, etc. Uma alternativa ao FSArchiver é o Partclone, que em geral é um programa inferior, porém possui uma vantagem: pode transferir dados de um dispositivo para outro sem necessidade de um arquivo de imagem intermediário.

 

tmp_loop=$(losetup --show -f image.raw)
partclone.extfs -b -s $tmp_loop -o /dev/sdxy
losetup -d $tmp_loop

(EXT2/3/4; para outros sistemas altere o programa partclone.xxx)

 

Contudo... é parecido com o dd: não redimensionará o sistema de arquivos. Por que usar o Partclone, você deve perguntar. Porque ao menos entende a estrutura do sistema de arquivos e considerará apenas os dados do volume, sem copiar o espaço não usado.

 

Por fim, se você realmente não quiser usar uma ferramenta adequada para o trabalho (FSArchiver, Partclone), o que me intriga, tente usar o tar. Tem mais chance de salvar tudo que está no volume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Marcos FRM disse:

A cópia feita com o Nautilus provavelmente ficou incompleta. Não deve saber lidar com devices nodes, hard links, etc. Uma alternativa ao FSArchiver é o Partclone, que em geral é um programa inferior, porém possui uma vantagem: pode transferir dados de um dispositivo para outro sem necessidade de um arquivo de imagem intermediário.

 

tmp_loop=$(losetup --show -f image.raw)
partclone.extfs -b -s $tmp_loop -o /dev/sdxy
losetup -d $tmp_loop

(EXT2/3/4; para outros sistemas altere o programa partclone.xxx)

 

Contudo... é parecido com o dd: não redimensionará o sistema de arquivos. Por que usar o Partclone, você deve perguntar. Porque ao menos entende a estrutura do sistema de arquivos e considerará apenas os dados do volume, sem copiar o espaço não usado.

 

Por fim, se você realmente não quiser usar uma ferramenta adequada para o trabalho (FSArchiver, Partclone), o que me intriga, tente usar o tar. Tem mais chance de salvar tudo que está no volume.

Usei o Thunar (copiou sem erros e consegui montar a partição EFI com o comando mount). Mas creio que também poderia ser feito com cp -v -R --preserve=all --copy-contents.

 

Tentei fazer a instalação (EFI) de forma tradicional. Segui o passo-a-passo e não sei o porque de não bootar. Nem mensagem de erro aparece. Só ao bootar Legacy em partição GPT.

 

E eu reparei a sua tentativa de me corrigir (em uma mensagem anterior). É força do hábito. O correto é Sistema de Arquivos mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

OBS: Moderação, por favor, mudar o título para "(Linux) Pré-instalação em uma VM".

 

Ok. ontem eu instalei o Slackware 15 em uma VM e transferi tudo para uma partição em meu HD físico. But... tive problemas.

 

ANOTAÇÕES:

  • *Bootei a ISO do Slackware 14.2 e particionei e logo após, formatei a partição (da imagem RAW);
  • *Criei o diretório "installslack" na raíz da partição;
  • *Devido a problemaas com a conexão, nãoo fiz a instalação via HTTP ou FTP;
  • *Encerrei a maquina emulada;
  • *Montei a imagem no sistema (host);
  • *Baixei os diretórios "a/, d/, k/, l/, n/, x" (e os scripts para que o instalador funcione corretamente);
  • *Instalação feita (opção "menu", no meu caso);
  • *Por algum motivo, não instalou o slackpkg;
  • *Montei a imagem RAW e baixei o pacote do "slackpkg" em um diretório da imagem;
  • *Boot via ISO e fazendo os procedimentos para a montagem da partição onde se encontra a instalação do Slackware 15;
  • *Fiz a instalação do "slackpkg";
  • *Esqueci de instalar um editor de texto, então editei via host (depois de encerrarr a "guest";
  • *De volta ao Slack, executei "slackpkg update" e logo após "slackpkg upgrade";
  • *Grub instalado na partição, e tudo certo;
  • *Encerrei a "guest" e montei a partição como loop;
  • *Copiei tudo para uma outra partição em meu HD físico (verifiquei o log e nenhum erro);
  • *Editei o arquivo "/etc/default/grub" (host) e adicionei "GRUB_DISABLE_OS_PROBER=n";
  • *Executei "sudo grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg" (host e encontrou o Slackware 15);
  • *Só da boot com kernel "huge" e preciso mudar o "block device (/dev/sdx)" para bootar corretamente;
  • *Mesmo com o arquivo "/etc/hosts" estando corretamente configurado, o nome da rede aparece com o padrão (darkstar).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!