Ir ao conteúdo

SSD NVMe para de funcionar após desligar o PC b350m ds3h v2

Ir à solução Resolvido por zziieell,

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei um NVMe xpg adata s11 lite 2280 do alie

coloquei na placa-mãe formatei normal, instalei as coisas, no outro dia que fui ligar o PC novamente ele não iniciou com o SSD, nem aparecia algo no boot primario

removi o m2 e coloquei de volta. funcionou normal e aconteceu novamente depois, pensei ser alguma incompatibilidade com BIOS atualizei, e o problema persiste, alguém já viu algo do tipo?

detalhe é que além de tirar e colocar de volta o m2 ele funciona como na primeira vez, e se eu reiniciar o PC 2-3 vezes ele reconhece novamente. não tenho outra maquina para testar no momento

a config é um:

B350M DS3H V2

Ryzen 5 1600 AF

16GB 2X8 2666

RX 570 4GB

FONTE 500W EVGA 80 PLUS

Postado

Cuidado com esse negócio de ficar tirando e colocando NVMe, eles são muito sensíveis e podem queimar facilmente por estática. A instalação dele está certinha, parafusado na placa-mãe? Não tem nenhum mau contato ou sujeira no slot?

13 minutos atrás, zziieell disse:

detalhe é que além de tirar e colocar de volta o m2 ele funciona como na primeira vez

O que você quer dizer com "funciona como na primeira vez"?

Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Cuidado com esse negócio de ficar tirando e colocando NVMe, eles são muito sensíveis e podem queimar facilmente por estática. A instalação dele está certinha, parafusado na placa-mãe? Não tem nenhum mau contato ou sujeira no slot?

O que você quer dizer com "funciona como na primeira vez"?

então, tirei e coloquei 2x antes de descobrir que reiniciar "resolvia" pra ligar, ja limpei e tal, ta parafusado de boa retinho com o parafuso com 'suporte' que deixa ele retinho. na primeira vez que coloquei ele ligou normal, no caso quando coloquei de novo ele funcionou novamente, mas reiniciar dá na mesma. digo no sentido de não dar problema. inclusive apos ligar ele bate as velocidades normais que ele supostamente deveria;

Inclusive ele fica assim em alguns momentos, como se soubesse que tem algo ali mas ele não reconhece o nome e tal e as vezes nem isso

WhatsApp Image 2021-08-07 at 20.53.44.jpeg

Postado
1 minuto atrás, zziieell disse:

então, tirei e coloquei 2x antes de descobrir que reiniciar "resolvia" pra ligar, ja limpei e tal, ta parafusado de boa retinho com o parafuso com 'suporte' que deixa ele retinho. na primeira vez que coloquei ele ligou normal, no caso quando coloquei de novo ele funcionou novamente, mas reiniciar dá na mesma. digo no sentido de não dar problema. inclusive apos ligar ele bate as velocidades normais que ele supostamente deveria;

Verificou se tem atualização de firmware para ele? Existem bugs em SSDs que às vezes são corrigidos por atualização. Se tiver alguma atualização, deve conseguir com o software da Adata: https://www.adata.com/pt/support/consumer?tab=downloads&download=online

Postado
12 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Verificou se tem atualização de firmware para ele? Existem bugs em SSDs que às vezes são corrigidos por atualização. Se tiver alguma atualização, deve conseguir com o software da Adata: https://www.adata.com/pt/support/consumer?tab=downloads&download=online

pior que com base nessa lista ai, ele tecnicamente não está já que a nomenclatura dele no final possui um L, não sei se é porque essa versão ai não dá suporte pelo fato de ser a versão chinesa mas quando tento buscar por update pelo proprio app ele dá erro, executei com adm e tal.

mas ele lista os dados do SSD como deveria eu acho, e mesmo quando verifico se existe atualização do proprio programa diz dar erro de servidor, ta *****

1111111111.png

Postado
13 minutos atrás, zziieell disse:

pior que com base nessa lista ai, ele tecnicamente não está já que a nomenclatura dele no final possui um L, não sei se é porque essa versão ai não dá suporte pelo fato de ser a versão chinesa mas quando tento buscar por update pelo proprio app ele dá erro, executei com adm e tal.

mas ele lista os dados do SSD como deveria eu acho, e mesmo quando verifico se existe atualização do proprio programa diz dar erro de servidor, ta *****

1111111111.png

Já cogitou a possibilidade de ser um SSD falsificado? Não sei como fazer para confirmar isso também, só sei que não encontrei nada sobre esse modelo com L no final, nem no site da Adata nem na internet. Baixe o CrystalDiskInfo e veja o que mostra lá sobre ele.

Tem certos produtos que não dá pra confiar no Aliexpress, eu sei que lá existe memória RAM falsificada, existe placa de vídeo falsificada (um pouco mais raro). SSD e RAM mesmo eu só compraria de marcas chinesas mesmo, pois pelo menos não estaria sendo enganado. E eles teriam capacidade de mesmo assim vender produtos decentes (as vezes bem parecidos internamente), com boas velocidades, mas às vezes não o mesmo nível de qualidade final da marca oficial.

Postado
13 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Já cogitou a possibilidade de ser um SSD falsificado? Não sei como fazer para confirmar isso também, só sei que não encontrei nada sobre esse modelo com L no final, nem no site da Adata nem na internet. Baixe o CrystalDiskInfo e veja o que mostra lá sobre ele.

Tem certos produtos que não dá pra confiar no Aliexpress, eu sei que lá existe memória RAM falsificada, existe placa de vídeo falsificada (um pouco mais raro). SSD e RAM mesmo eu só compraria de marcas chinesas mesmo, pois pelo menos não estaria sendo enganado. E eles teriam capacidade de mesmo assim vender produtos decentes (as vezes bem parecidos internamente), com boas velocidades, mas às vezes não o mesmo nível de qualidade final da marca oficial.

Então, ja baixei ele sim, e eu comprei na propria loja da xpg no alie. ao que tudo indica ele não é falso não. e o historico dele la de horas ligadas e quantidade de boot estava zerada, não sei se tem como manipular isso mas aparentemente está tudo em ordem

1.png

https://pt.aliexpress.com/item/1005001880364105.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2881b90aXXD3w5 

link da compra

Postado
9 minutos atrás, zziieell disse:

Então, ja baixei ele sim, e eu comprei na propria loja da xpg no alie. ao que tudo indica ele não é falso não. e o historico dele la de horas ligadas e quantidade de boot estava zerada, não sei se tem como manipular isso mas aparentemente está tudo em ordem

1.png

https://pt.aliexpress.com/item/1005001880364105.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2881b90aXXD3w5 

link da compra

Ah sim, nesse caso então acho que não tem esse risco. Pode ser que seja então um modelo específico para o mercado chinês, e você não vai ter suporte por meio de programas feitos para produtos do mercado internacional. Tente entrar em contato com eles pra verificar sobre isso, se tem algum software específico pra trabalhar com esse modelo.

• Solução
Postado

Consegui testar em outro computador, com a mesma placa-mãe com uma versão da BIOS anterior a minha, e funcionou aparentemente de boa, reiniciei varias vezes e estava tudo em ordem. Ao que tudo indica o mau-contato é no PCI da minha placa-mãe

vou tentar limpar com um alcool isopropilico como ultimo recurso e tentar uma ultima vez, de qualquer forma obrigado ae o/

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...