Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Velocidade das Fans Disparando


Ir à solução Resolvido por MauricioBMS,

Posts recomendados

Boa noite a todos,

 

Venho aqui trazer um problema um tanto peculiar que estou enfrentando e gostaria da ajuda de vcs para soluciona-lo, o problema é o seguinte:

 

Eu estou jogando um game (ESO) que tem uma certa beleza gráfica, mas não é nada de "ultima geração", ou seja, minha CPU/GPU deveria dar conta com os pés nas costas, ainda mais se tratando que estou jogando em FullHD. Os frames são altos e etc, meu problema não esta aqui, e sim que constantemente a velocidade das fans aumentam drasticamente por cerca de 5 segundos e para, então passa uns 20 segundos e novamente as fans aceleram e voltam ao normal.

É como se ela batesse uma temperatura especifica, então ela refrigera e volta ao normal, porém eu não consigo alterar essa curva, abaixo vou passar alguns estudos que eu fiz e o meu setup:

 

CPU: I7 9700K (equipado com watercooler)

GPU: MSI Gaming Z RTX 2070

Placa-mãe: MSI Z370 MEG ACE

(demais componentes eu acredito não serem o problema, mas se desejarem eu informo)

 

Nos meus estudos eu obtive as seguintes temperaturas e velocidades:

CPU: 39°C navegando e 59°C jogando

GPU: 35°C navegando e 74°C jogando 

HotSpot GPU: 44°C navegando e 106°C jogando (achei bem suspeito esse hotspot, mas algumas pessoas afirmaram que é normal o hotspot passar de 100°C)

 

Velocidade Fan CPU: 760 RPM navegando e 1100 RPM jogando 

Velocidade Fan GPU: 350 RPM navegando e 1200 RPM jogando (quando ele acelera drasticamente a RPM chega a 2700)

 

Para mim esta claro que o problema se encontra na GPU, pois aparentemente as temperaturas da CPU estão dentro do normal. Agora eu preciso entender o porque as fans da GPU estão acelerando tão drasticamente, provável que seja porque atingiu uma temperatura limite, mas preciso configurar para ser um aumento gradativo. Pesquisei diversos programas para controlar as curvas das fans, desde a BIOS, ao Msi Afterburner e outros programas como Argus Monitor, SpeedFan e etc, mas nenhum deles eu tive sucesso. 

 

Obrigado desde já pela atenção !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Monteiro O problema está no HotSpot. 

 

HotSpot é a área mais quente do silício da sua GPU. O chip.

 

Com certeza a aplicação da pasta térmica não está ok, e pode haver alguma bolha de ar, ou má pressão do cooler. Se você nunca mexeu nela e está na garantia, recomendo acionar um RMA.

 

HotSpot OK seria um delta entre +/- 15 entre a temperatura média da GPU. Exemplo placa rodando a 75c e um hotspot de 90c.

 

Quando o HotSpot passa de 15c de delta já é um problema de mau contato com o cooler da GPU.

 

Há quem diga que é normal o HotSpot passar de 100c, mas, a NVIDIA toma como limite máximo um hotspot de 105c-106c e quando chega nisso a BIOS manda a placa começar a rodar a fan em toda potência (acima de uma rotação que você poderia setar num software, uma rotação de emergência). Sempre é bom manter esse HotSpot abaixo dos 100c.

 

Imagine que o HotSpot esteja numa área onde o chip controla as memórias, e tendo esse calor excessivo durante meses com certeza faria o controlador de memória dar defeito e acabaria dando um baita prejuízo. 

 

Para chegar nos 106c a placa deveria estar em pelo menos uns 90c de temperatura média, uma temperatura já crítica. 

 

Acione o RMA o quanto antes, se não estiver mais na garantia recomendo um técnico qualificado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xLeeS Obrigado pela resposta.

 

Eu estava de olho nesse HotSpot mesmo, temperaturas acima de 100C sempre levantam uma suspeita.

 

Felizmente eu nunca mexi nessa GPU, ela esta como nova e etc, o problema é que eu comprei ela em dezembro/2018, ou seja, a garantia já deve ter ido para o espaço...

 

Vou tentar dar uma geral boa no meu gabinete, ele deve estar bem empoeirado, mas não creio que isso vá resolver o problema, apenas minimizar.

 

Você possui alguma outra sugestão que eu possa estar fazendo em casa ? Acho que levar em um tecnico nem acaba valendo muito a pena, é raro de encontrar um que saiba o que esta fazendo, alem de normalmente os preços custarem quase o preço de uma placa nova.

 

Novamente, obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Thiago Monteiro Em SP há uma empresa muito boa especializada em placas de vídeo e que fazem um trabalho ótimo. 

 

Não sei se é de SP, mas eles também aceitam que você envie a placa para o prédio deles, antes obviamente você vai abrir um ticket no site deles e dizer seu problema, e então você pode também perguntar qual seria o valor padrão para troca de pasta térmica, que seria o que você quer.

 

Eles também dão garantia após o conserto, no caso, qualquer problema que dê posteriormente, é só contatar eles.

 

Aqui o contato deles:

Site: https://harteck.com.br/

Instagram: https://instagram.com/harteck_teclab

 

Na minha opinião, são os melhores do Brasil, já fazem reparos até mesmo na série 30.

 

Com certeza por ser um trabalho simples, eles não irão cobrar nada muito caro. O maior problema seria morar longe e ter que pagar um frete caro até SP. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!