Ir ao conteúdo

Um disjuntor geral de 100A comporta 5 IDRs com soma maior que 100A?

Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos do fórum.

Podem me dar uma ajuda?

Se tenho um quadro com um disjuntor geral de 100A.

Diivido a seção seguinte em 5 IDRs, 3x50A, 1x32A e 1x25A, terei problemas pelo fato da soma dos IDR's ser maior que a capacidade do disjuntor geral?

Postado

A corrente de cada IDR não pode ultrapassar o valor nominal do IDR e também a soma das correntes nominais não deve se maior que os 100 A do disjuntor. Em uma das fases a corrente está em 107 A e se esta corrente for a nominal de serviço o disjuntor vai estar em sobrecarga. Mas pode ser que a corrente de projeto seja mais baixa, teria que saber isso.

• Membro VIP
Postado

1. Não tem descrição de como está montado o quadro, mas é válido que a soma da corrente em uma das fases não pode ser superior a do disjuntor principal.

2. É comum sempre estar superdimensionado, por exemplo eu tenho DR nos chuveiros de 40A, mas os chuveiros são de 5500w/220v (logo a corrente máxima seria 25A) o principal é de 63A (tenho 2 chuveiros + resto da rede e nunca tive problema de sobrecarga em rede trifásica)

Postado

@Ricardov

Está dessa forma:

Disjuntor Principal 100A 380V

Barramento 1

IDR 32A 4 Polos

Disjunstores monopolares = 3x16A, 1x20A, 1x25A

Barramento 2

IDR 50A 4 Polos

Disjunstores monopolares = 1x20A, 5x25A

Barramento 3

IDR 50A 4 Polos

Disjunstores monopolares = 1x20A, 7x25A

Barramento 4

IDR 50A 4 Polos

Disjunstores monopolares = 1x32A, 4x20A, 4x25A

Barramento 5 (o que mais me preocupa)

Sem IDR

Disjunstores = 2x20A monopolares , 6x25A tripolares

Postado

@Deltaprimo  o problema é saber a corrente efetiva que vai passar no IDR. Se os circuitos são de tomadas de uso específico o dimensionamento está errado. Exemplo: qual a corrente de projeto do barramento1? Se for maior que 32 A está errado.

• Obrigado 1
Postado

@Ricardov

Vejamos se entendi...

Barramento 1

IDR 32A 4 Polos

Disjunstores monopolares = 3x16A, 1x20A, 1x25A

Como o IDR é de 32A, apenas o disjuntor de 20A e o de 25A, se estiverem em plena carga já ultrapassariam a corrente do IDR e o mesmo iria desarmar, correto?

A grande questão é, vamos supor que este barramento seja utilizado em plena carga, já dariam 93A, o principal é de 100A, só em um barramento eu já ultrapassei a reserva de 20% que obrigatóriamente deveria deixar de reserva...

Usando 2 barramentos quaisquer teria mais de 100A, com isso o disjuntor principal não aguentaria, está correto?

Ou o correto é pensar que cada uma das fases do IDR não pode ultrapassar sua corrente (32A no caso do primeiro barramento), e cada uma das fases do disjuntor principal não pode ultrapassar os 100A?

Postado

@Deltaprimo  o IDR só desarma por fuga de corrente (ex. choque), não é proteção para sobrecarga. Caso a corrente exceda a corrente nominal o IDR vai estar sobrecarrregado e vai aquecer. Então no dimensionamento a soma da corrente de projeto dos circuitos não pode exceder a corrente nominal do IDR.

Note que também existem Disjuntores DR, que fazem a função de Disjuntor + DR. Mas como falou IDR estou supondo que é o Interruptor Diferencial Residual. Este não tem a função de disjuntor (proteção contra curto-circuito e sobrecarga).

No seu exemplo o circuito de 20 e o de 25 podem estar em fases diferentes por que são monofásicos. Mas ao somar com a corrente do 3 x 16 A já vai estar acima da capacidade do IDR.

Postado
2 minutos atrás, Ricardov disse:

@Deltaprimo  o IDR só desarma por fuga de corrente. Caso a corrente exceda a corrente nominal o IDR vai estar sobrecarrregado e vai aquecer. Então no dimensionamento a soma da corrente de projeto dos circuitos não pode exceder a corrente nominal do IDR.

Note que também existem Disjuntores DR, que fazem a função de Disjuntor + DR. Mas como falou IDR estou supondo que é o Interruptor Diferencial Residual. Este não tem a função de disjuntor (proteção contra curto-circuito e sobrecarga).

@Ricardov

Entendi, então se rodar em plena carga pode até pegar fogo devido à sobrecarga..

Mas e nesse caso:

Usando 2 barramentos quaisquer teria mais de 100A, com isso o disjuntor principal não aguentaria, está correto?

Ou o correto é pensar que cada uma das fases do IDR não pode ultrapassar sua corrente (32A no caso do primeiro barramento), e cada uma das fases do disjuntor principal não pode ultrapassar os 100A?

Devo considerar o total da corrente utilizada para o total da corrente do disjuntor, ou o total utilizado para a corrente de cada fase?

• Solução
Postado

@Deltaprimo tem que levar em conta as duas situações, a corrente nominal do disjuntor e a corrente nominal do IDR em cada fase. Os circuitos trifásicos geralmente são considerados equilibrados (corrente iguais em cada fase).

E geralmente se aplica um fator de demanda aos circuitos, consulte as normas da concessionária ou um livro de instalações elétricas..

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...