Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei uma B450 aorus elite e pretendo comprar um R5 3600 ou 5600, fazer overclock é perigoso nessas condições? Tanto no processador, placa de vídeo, RAM, etc... RAM eu pretendo 2x de 3200 MHz pra cima

Postado

@Marlown Eduardo Olha, não recomendo, ambos os processadores que você listou são super fortes e o OC só iria aumentar um pouco do desempenho a custo de reduzir a vida útil do componente e estressar ele mais, aumentando sua temperatura normal então teria que ter uma boa refrigeração

até por que ambos os processadores são bem esquentadinhos

recomendo que o único OC que seja feito é em Placa de vídeo ou em memória RAM para alcançar frequências maiores tipo de 3200mhz para 3600mhz

E bem... você vai acabar de gastar uma boa grana nesse kit então é mais um motivo para não fazer OC nele

Postado

@Marlown Eduardo no geral OC não é recomendado para equipamento potente e novo

mas se for fazer eu só recomendo de início para esses dois, placa de vídeo da para fazer dentro do próprio sistema com MSI Afterburn

Ja a memória RAM tem o padrão XMP para ativar e usar frequências pré-definidas maiores, ou ir alterando manualmente a tensão e tudo mais para aumentar a frequência mais e mais

porém ainda tem que ficar de olho em instabilidades como artefatos na tela, congelamentos e tudo mais com placa de video

e na memória RAM pode causar problemas com aplicativos, erros e até instabilidade no sistema

então sempre tem que cuidar quando for fazendo esse OC, pois até mesmo com XMP que é um OC automático para a memória RAM, ele pode falhar

• Curtir 1
Postado

@Marlown Eduardo Sim, só precisa ativar no XMP o padrão 3200 para ela funcionar

a memória vem no padrão JEDEC para DDR4 que é 2444 ou 2666 MHz (não estou lembrado agora) então precisa ativar o XMP para funcionar nesta frequência maior

Não lembro se para AMD é outro nome ou também é XMP pois XMP era uma tecnologia da Intel e a AMD criou outra parecida

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Adriel SG disse:

Não lembro se para AMD é outro nome ou também é XMP pois XMP era uma tecnologia da Intel e a AMD criou outra parecida

nas placas ASUS o XMP se chama D.O.C.P no caso da AMD, e se não me engano E.O.C.P na Gigabyte.

• Curtir 2
Postado
6 minutos atrás, Adriel SG disse:

@Pepse Obrigado, eu realmente não ia lembrar dos nomes kkkkk

inclusive, muita gente se confunde e acha que o D.O.C.P é o XMP da ASUS não importa se é Intel ou AMD, mas não, a ASUS nas suas placas-mãe Intel diz XMP, enquanto no lado AMD se chama D.O.C.P.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...