Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal

boa tarde!

Estou passando por um problema estranho - alias, esse tipo de comportamento já tinha notado quando tive um problema com o meu HD do meu PC - algum expert em Windows 10 deve saber a razao.

No caso anterior - meu HD deu PT do nada - porém, enquanto não reiniciei a maquina - ele permaneceu ATIVO - porém, não acessivel - em outras palavras - ao abrir o explorer - eu via o HD, toda sua estrutura - os arquivos la dentro, etc etc - "normal" - porém - não acessivel - se tentava abrir, mover, salvar, etc - dizia que o drive não estava acessivel. (Claro, ele morreu) - mas por algum motivo o Windows "memorizou" a estrutura do HD - ao invés de "sumir com ele" como é o normal - reiniciei a maquina - e ai sim - confirmado o PT do HD.

Agora - estou com um problema que me fez relembrar esse caso - apesar de não ser 100% igual, mas similar. Num notebook usava o SSD como principal - e coloquei TODOS OS DADOS num HD secundario - que nada mais era do que o HD do notebook antigo - e IMPORTANTE: deixei o HD antigo limpinho - so com os arquivos de dados - ORGANIZADOS - nas pastas "de sistema" (se é que podemos chamar assim) - aquelas pastas que o perfil do windows cria pro usuario. Entao imagens ficou as imagens, documentos os documentos, video os videos, etc.. você clicava no link rápido de imagens - abria a pasta imagens do HD secundario. beleza. funcionando ok.

Esse HD deu problema - não deu PT - mas do nada ele parou de funcionar - porém - consigo eventualmente acessa-lo por alguns minutos. Felizmente tenho o backup dele.

Comprei um HD novo e restaurei o backup nele - mantendo toda estrutura da dados do HD original (so com a estrutura de pastas que existem dentro da pasta usuarios do windows: area de trabalho, documentos, imagens.. etc)

sao 300GB de dados - copiados no HD novo ATRAVES DE OUTRA MAQUINA. Nessa maquina esta tudo OK - os dados estão la - o HD tem os 300GB consumidos no seu total - abro os arquivos, vejo - navego, tudo funcionando perfeitamente.

porém - ao instalar o HD novo no notebook - TODOS OS DADOS SOMEM!!!! - ficando apenas a estrutura de pastas (que foi montada no notebook pra se gerar os links das pastas com os usuarios)

TODAS AS PASTAS VAZIAS - e o mais curioso e pra mim, misterioso - OS 300GBs SUMIRAM! o HD esta "100% LIVRE" com 1,8 GB de espaco! (no PC - aparecia 1,6GB de espaco livres)

Fiz um teste e baixei um item pelo chrome (q salva na pasta DOWNLOADS) - e deu certo - ele salvou na pasta DOWNLOADS do sistema - e gravou no HD novo na pasta downloads la.. 

enfim, alguma ideia do que pode ter acontecido??

Esse "efeito memoria" é comum no windows 10? - ps: entrei no CMD e la tb não existe NADA alem das pastas criadas - e o espaco do HD tb esta dando como se o HD estivesse vazio.. 1,9 GB livres.

valeu~!

atualizando o status: retornei o HD do notebook pro PC para verificar o estado dele e se for o caso copiar de novo o backup pra ele:

= o PC aponta que o HD tem 300GB consumidos (1.6GB livres) - porém.. os dados sumiram tb! so restam as pastas. (ah - uma das pastas eu reservei para o arquivo de dados do outlook - essa pasta esta com o arquivo de dados do outlook nela - porém, é o unico arquivo que não estava no backup.)

sequencia de criacao:

1- Formatei o HD no meu PC - via CASE

2- instalei o HD no notebook e criei a estrutura de pastas la - linkando ela com as pastas do usuario 

3- criei a pastas EMAIL (unica q não existe na pasta de usuario - pra colocar o arquivo de dados do outlook)

4- retirei o HD do notebook e retornei ao PC - via CASE - e copiei o arquivo de dados do outlook na pasta EMAIL criada

5- instalei o HD no notebook e linkei o arquivo de dados ao outlook (na verdade não precisei - ja estava com o atalho ok no gerenciador de dados de email - so abri o outlook e tudo ok)
6- retornei o HD para o case - e no PC - copiei o backup de dados para as pastas (item por item em cada pasta, sem sobrescrever nada)

7- inseri dois arquivos novos (q não estavam no backup) - numa pasta teste - pra ver se o backup fazia o backup desses arquivos depois de instalado o HD (e garantir q esta tudo ok)
8- coloquei o HD no notebook - e vi q os dados estavam ZERADOS. sumiu tudo - inclusive os dois arquivos novos - restando apenas os dados do outlook na pasta Email.

9- fiz um download teste - e ele jogou o arquivo na pasta downloads corretamente no HD (ou seja o link do usuario esta caminhando pro lugar correto)
10- retornei o HD para o PC - e os dados sumiram tb do PC.. (so o outlook ficou) - mas a estrutura de pastas criada esta ok (porém as pastas internas do backup sumiram com os dados)

detalhe: no PC aponta disponivel 1.6GB - no notebook 1.8GB. No  CMD porém, no PC aponta 1.84GB - e no Notebook - 1.9GB..

no CMD aponta o valor real entao no notebook faz mais sentido estar 1.8 para 1.9.. e alguma coisa - do que no PC estar 1.6 para 1.8.

Sinal que esse 1.6 é falso. Vou reiniciar o PC agora - a expectativa é que ele "zere" o HD tb. Sinal que o problema esta no PC.. MAS O QUE É ISSO? porque estou tendo esse efeito memoria? e estranho - no HD q deu problema ate entendo o efeito - mas nesse caso - passei 1h transferindo os dados - tudo normal- copiou tudo pro HD - eu ainda coloquei 2 arquivos novos depois.. e no fim - nada disso foi feito.. o que pode estar ocorrendo???

valeu!! 

Postado

====

REINICEI O PC.... e agora f.. rss. O HD VOLTOU AO NORMAL! os dados do backup estão nele! Se a expectativa era q os dados tivessem sumido e o espaco corrigido pra 1.8GB.. seria o acontecimento logico - agora - não sei mais o que pode ser...

o HD agora esta com os 300Gb de dados de volta. 

detalhe - é um HD NOVO, comprei ontem... lacrado, etc. aparentemente não apresenta nenhum defeito, chiado, etc.. 

Proximo teste - logico - vou colocar ele de volta no notebook...  - volto com noticias.. rs

====

coloquei no notebook.. e SUMIU TUDO DE NOVO! - e diz q tem 1.8 livres
= devolvi ele pro PC - e mesma coisa - SUMIU tb no PC - porém diz que tem 1.6 livres (ou seja - os dados estão ocupando espaco ainda)

se eu e reiniciar o PC - provavelmente os arquivos irao aparecer de novo..

o q esta acontecendo??

Postado

obrigado @Ricardov pela ajuda!

anexo os prints - mas não acredito q o problema seja mecanico - ate por isso coloquei a duvida aqui no forum do windows. 

não faz muito sentido o que ocorre. mas agora é uma certeza - no note não aparece os dados - nem o consumo dele - e no PC DEPOIS q eu coloco o HD no note não aparece os dados - mas o consumo esta ok (SE eu reinicio o PC - volta a aparecer os dados).

posso repetir esse processo 1000 vezes, vai dar 1000 vezes a mesma coisa.. 

ai algumas curiosidades e detalhes
= Criei a pasta EMAIL e copiei o arquivo de dados NO PC. - eles aparecem OK no notebook (A UNICA PASTA QUE ESTA 100% OK no note e no PC aparecendo normalmente)
= Criei a estrutura de dados (pastas usuarios) no PC - e no notebook eu gerei os links para ela (ao fazer isso os ICONES da pastas - q eram as pastas amarelas, viram os icones de sistema - ex: favoritos vira estrela, videos vira o icone de videos, musica vira a nota musical etc.. (entao ao fazer esse link - gera uma consequencia nas pastas) - e isso foi feito no notebook.

= Ate esse momento TUDO ESTAVA OK. Esse é o "estado memorizado pelo NOTEBOOK" - a partir daqui TUDO O QUE FIZ NO HD - o notebook não identifica mais!! 

= Eu coloquei o HD no PC - e transferi o Backup pras pastas (o notebook não identifica NADA, nem o consumo dos dados..)

= Eu criei uma pasta para o ONEDRIVE no PC - uma pasta na RAIZ. No notebook essa pasta tb não existe.

= copiei dos arquivos manualmente no PC - fora do backup - e coloquei numa pasta dentro das pastas que vieram do backup.. no PC ok, no note, sumiu tb.

ou seja tudo o que foi feito de agora em diante, não aparece mais no notebook.

== PROXIMO TESTE = vou fazer o inverso - vou COPIAR UM ARQUIVO NO NOTEBOOK e ver se ele aparece no PC...

Captura de tela 2021-08-31 184553.png

Captura de tela 2021-08-31 184707.png

==

ATUALIZANDO

-

COPIEI um arquivo no notebook para o HD - direto na RAIZ - e dentro da pasta DOCUMENTOS criada.
ambos aparecem no PC.. abro (é uma planilha - consigo trabalhar nela, salvar ela no PC.. etc.  funcionamento normal)

= proximo passo = VOU REINICIAR O PC AGORA - pela logica = VOLTAM TODOS OS ARQUIVOS SUMIDOS -e a expectativa é o que acontecera com os 2 arquivos que transferi do note.. 

==

atualizando

==

putzzz!!

adivinha.. SUMIU TUDO AGORA NO PC.. rs - ao reiniciar - agora os arquivos sumiram.. porém - as 2 planilhas que copiei no notebook pra ele - estão OK. 

MAS o explorer aponta que o HD esta com 1.6GB (ou seja - 300GB sendo ocupados mas que não aparecem..)

eu imaginava como disse que ao reiniciar - os arquivos voltariam a a aparecer - e na pior hipotese - os 2 novos que copiei do notebook - sumiriam.. (ou ficariam junto com os demais arquivos) - ao contrario - agora sumiu tudo tb no PC - mesmo reiniciando... e ficaram so os 2 arquivos novos..

PROXIMO TESTE: vou copiar algo do PC - um arquivo so - e ver se ele aparece no notebook.. (O arquivo de dados do OUTLOOK eu copiei do PC e esta OK - mas tudo parou de atualizar depois que criei os links das pastas no notebook.. no notebook mais nada que eu faço no PC funciona la.. porém, agora a ultima novidade - alterei la no notebook - apareceu no PC - mas sumiu todos os arquivo q eu tinha aqui. 

a impressao entao agora é que o NOTEBOOK esta "congelando" os dados. se essa teoria estiver certa = o que vai acontecer:

1 - se eu copiar agora 2 arquivos do PC e tentar ver no notebook = não VAI APARECER la. 
2- se eu retornar o HD para o PC - esses arquivos vão sumir tb (congelou a imagem do notebook)
3 -se eu reiniciar o PC - os 2 arquivos voltam a aparecer 'normalmente"

= e se eu colocar o HD no notebook - os 2 arquivos vão sumir - e se eu copiar qq coisa la no notebook - quando eu voltar para o PC - essas coisas irao aparecer, mas os 2 arquivos do PC sumirao de vez - nem reiniciando irao aparecer mais.. (porém no PC esta consumindo o espaço livre.. agora esta 1.6GB.. 300 GBs sumiram..rs)

vamos testar!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...