Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, boa tarde... Se possível, eu gostaria de uma ajuda nessa minha saga interminável que é a seguinte: 

Sou iniciante em reparos de PC e um amigo/cliente me deu um PC que não dá vídeo pra eu consertar ou vender as peças.  A configuração dele:

placa-mãe: BIOSTAR A320MH (socket AM4)

Processador: Ryzen 3 2200G

RAM: 2x4 Gb DDR4 2400 MHz Corsair Vengeance LPX 

Ele comprou esse PC na Terabyte em 2019 (segundo a loja eles testam antes de enviar, inclusive o HD do PC estava com sistema instalado e pasta de usuário, mas mesmo assim quando ele ligou não teve sinal de vídeo) e por pura preguiça e excesso de dinheiro no banco nem tentou mandar de volta ou resolver. 

Quando ligado, o processador esquenta e os leds e fans ligam, porém não dá sinal de video.

Meu primeiro chute foi que o problema era a BIOS estar desatualizada (?), porque no site da fabricante tem a listagem de versões de BIOS e compatibilidade de cada versão, e também tem lá que a BIOS inicial não suporta o Ryzen 3 2200G. Porém algumas pessoas que tem essa placa-mãe e processador me disseram que provavelmente foi a placa-mãe que foi pro brejo, já que a deles reconhecia o Ryzen de fábrica de boa e isso me deixou inseguro de arranjar um processador compatível pra atualizar a BIOS (eu tava cogitando pegar um processador A6 9500 novo só pra atualizar a placa-mãe e botá-lo pra vender depois)

Meu segundo chute seria que o processador estaria com problema, porém ele esquenta bem rápido, ou seja, o sistema tá iniciando (?), logo não seria problema de memoria RAM (?)

Meu terceiro chute seria que as memórias RAM estariam com problema, mas acho improvável ambas memórias estarem com defeito porque chegaram pra mim em embalagens diferentes e nunca foram usadas (já tentei trocar a posição do slot delas e testei cada uma separadamente nessa placa-mãe e ainda nada de vídeo).

Meu maior problema é que não consigo testar placa-mãe, ram e processador porque não tenho componentes compatíveis. 

Seguem algumas fotos da embalagem, embora eu não tenha encontrado a versão da BIOS por ela. Agradeço toda e qualquer ajuda ou opinião!

photo_2021-09-05_17-29-09.thumb.jpg.4f25fd9bfaea164d8aaebd1cc1f8baea.jpgphoto_2021-09-05_17-29-25.thumb.jpg.4e55e876fe933501ee4395812ae727a9.jpgphoto_2021-09-05_17-28-42.thumb.jpg.6157b5c77f49900b1be619f795dd5150.jpg

Postado

tente remover as memórias pra ver se bipa, e se tiver uma GPU, coloque ela no PC pra ver se o sistema realmente inicia, e se o problema não é vídeo, diga também o modelo de fonte.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Pepse disse:

tente remover as memórias pra ver se bipa, e se tiver uma GPU, coloque ela no PC pra ver se o sistema realmente inicia, e se o problema não é vídeo, diga também o modelo de fonte.

Não bipou… e colocando a minha GTX 960 continuou sem vídeo… A fonte é uma Gamemax GM500 de 500w reais, mas eu consegui testar ela num outro PC que puxa mais energia e ela ta ok

Postado
9 horas atrás, deftones94 disse:

Não bipou… e colocando a minha GTX 960 continuou sem vídeo… A fonte é uma Gamemax GM500 de 500w reais, mas eu consegui testar ela num outro PC que puxa mais energia e ela ta ok

se tiver outra placa-mãe, teste-a, daí saberemos o problema.

• Curtir 1
Postado
37 minutos atrás, Pepse disse:

se tiver outra placa-mãe, teste-a, daí saberemos o problema.

Valeu @Pepse, vou ver se consigo uma placa-mãe de algum conhecido pra testar e caso encontrar volto aqui pra informar

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!