Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal.

Vou postar minha dúvida e torcer para alguém me ajudar, porque parece que o fórum aqui está meio parado (muitos tópicos sem resposta). Eu era membro do HT Fórum que infelizmente morreu.

Bem, vou comprar um monitor gamer de cerca de 3.500,00 e estou na dúvida sobre o seguinte:

Tenho um Dell G5 com as especificações: core i7 de 9ª gen, 16 Gb RAM, GTX 1660 Ti de 6 Gb, SSD de 256 Gb e HDD de 1 Tb. O note tem porta HDMI 2.0, algumas USB 3.1 e uma mini displayport.

O monitor que estou olhando é o ASUS Tuf 31,5'' Curvo WQHD 1ms 165Hz HDR FreeSync Premium HDMI/DP, VG32VQ1B: https://www.pichau.com.br/monitor-gamer-ASUS-tuf-31-5-curvo-wqhd-1ms-165hz-hdr-freesync-premium-HDMI-dp-vg32vq1b

O referido monitor tem porta HDMI e displayport, porém, pelo que pesquisei (não sou da área de informática/computação) precisarei da displayport para rodar o FreeSync ou o G-Sync (no meu caso será este último, já que minha placa é da NVIDIA), além de outros recursos da placa de vídeo e do monitor, incluindo a taxa de atualização da tela (que no meu note é de míseros 60 Hz).

Minhas dúvidas são:

Esses monitores vêm com cabo que dá pra conectar na entrada mini displayport? Caso negativo, necessitarei de algum adaptador? Qual ou quais as especificações dele? Alguma indicação?

Na pior das hipóteses, caso eu não consiga conectar a displayport do monitor na minha mini displayport, se eu usar a porta HDMI conseguirei usar os 165 Hz do monitor conectado na porta HDMI do meu notebook? Lembrando que as minhas portas HDMI e displayport do note são na parte traseira e sinceramente não sei qual delas dá direto na placa de vídeo.

Se alguém puder ajudar será de extrema valia. E se tiverem outras sugestões de monitores nesse mesmo nível e faixa de preço fico grato também.

Obrigado.

Postado
Em 06/09/2021 às 15:16, SharkCode disse:

Esses monitores vêm com cabo que dá pra conectar na entrada mini displayport? Caso negativo, necessitarei de algum adaptador? Qual ou quais as especificações dele? Alguma indicação?

Nenhum monitor que conheço acompanha o cabo mini DP para DP. Esse é o que você terá que comprar. Lembre-se de utilizar a versão necessária para a resolução que utilizará. Lembre-se também de comprar um cabo de qualidade, pois se for inadequado você terá problemas depois.

Realmente eu vou te recomendar que revise esta compra. Rodar QHD em uma 1660 de notebook será como rodar uma Ferrari com o motor de um fusca. Você terá dificuldade de atingir essa resolução e terá que desativar o scalling do windows (que é um processo chato e repetitivo) para rodar em resoluções menores sem perda de qualidade. Além disso monitores curvos e ultrawide costumam distorcer a imagem e dificultar o uso para certos jogos e atividades. Enfim, eu recomendo que pesquise antes de fechar sua compra, ainda mais com um modelo tão caro. Como um monitor pode custar tanto sem sequer der OLED/micro LED/algo do tipo me deixou intrigado. 

Postado
5 horas atrás, WOZ Dods disse:

Nenhum monitor que conheço acompanha o cabo mini DP para DP. Esse é o que você terá que comprar. Lembre-se de utilizar a versão necessária para a resolução que utilizará. Lembre-se também de comprar um cabo de qualidade, pois se for inadequado você terá problemas depois.

Realmente eu vou te recomendar que revise esta compra. Rodar QHD em uma 1660 de notebook será como rodar uma Ferrari com o motor de um fusca. Você terá dificuldade de atingir essa resolução e terá que desativar o scalling do windows (que é um processo chato e repetitivo) para rodar em resoluções menores sem perda de qualidade. Além disso monitores curvos e ultrawide costumam distorcer a imagem e dificultar o uso para certos jogos e atividades. Enfim, eu recomendo que pesquise antes de fechar sua compra, ainda mais com um modelo tão caro. Como um monitor pode custar tanto sem sequer der OLED/micro LED/algo do tipo me deixou intrigado. 

Boa tarde, amigo. Obrigado por responder.

Agora eu já fiz a "**********" 😅, comprei o monitor porque estava em "promoção". Claro que o preço é salgado, mas talvez eu não conseguiria algo melhor num horizonte de meses, então preferi comprar agora mesmo (é o tal do consumidor afoito). Vi umas avaliações no Rtings norte-americano e, como pensei que ninguém responderia, acabei fechando a compra, agora não tem como desistir (tecnicamente tem, mas o processo de devolução do valor é muito burocrático e eu não achei nenhum outro monitor desse tamanho na mesma faixa de preço e com os mesmos recursos).

Tenho os 7 (sete) dias do Código de Defesa do Consumidor para avaliar o produto e, se for o caso, devolvê-lo. Vou ver o que fazer quando chegar.

Se eu optar por não devolver, penso em usar a porta HDMI mesmo até comprar um Desktop e poder usar o monitor em toda a sua capacidade. Pelo que li o HDMI roda até 144 Hz, né? Então pra mim que uso 60 já é um belo upgrade. É como você falou: eu estaria de Ferrari com um motor de fusca, mas já seria melhor do que a minha tela original do note, daí posso comprar um desktop bom depois e usar esse monitor.

Assim que chegar eu posto aqui, inclusive algumas fotos.

Se você puder me ajudar a configurar ele ficarei grato.

Esse scalling do Windows é o quê? Algo relacionado à resolução? É simples de fazer?

Vou usar o monitor primordialmente para jogos e trabalhos simples (diversão/lazer/trabalho). Sou servidor público e dou aulas em um cursinho on-line, daí uso o Filmora para editar vídeos, mas nada super profissional. Também faço uns vídeos domésticos de família no mesmo programa. Acho que a coisa mais complexa que vou rodar nele são os jogos (CS GO, League, Battlefield, Supreme Commander e outros tantos que tenho aqui, inclusive da Steam).

Abraço.

Postado
15 minutos atrás, SharkCode disse:

Se eu optar por não devolver, penso em usar a porta HDMI mesmo até comprar um Desktop e poder usar o monitor em toda a sua capacidade. Pelo que li o HDMI roda até 144 Hz, né? Então pra mim que uso 60 já é um belo upgrade. É como você falou: eu estaria de Ferrari com um motor de fusca, mas já seria melhor do que a minha tela original do note, daí posso comprar um desktop bom depois e usar esse monitor.

Isso tudo é um pouco mais complexo do que você calculou. Veja, para usufruir do FreeSync você terá que manter um frame rate de NO MÍNIMO 50% do refresh rate. Para o casamento de NVIDIA com AMD como é seu caso, geralmente tem que ser mais de 50%. Presumo que tenha que manter lá uns 60% a 70% constantes para usufruir do recurso.

Dito isso, eu ainda acho que não foi a melhor opção de compra. Entenda que telas muito grandes são feitas para ficarem distantes. Não adianta comprar uma tela de 50", por exemplo, para ficar a 40 cm de distância dela, pois você não vai enxergar o que está acontecendo. Em uma mesa comum é muito difícil ficar mais longe do que 50 cm de distância do monitor, e para essa distância eu sempre recomendo ou 24" ou 27" no máximo, isso em FHD. Acima dessas dimensões você verá como é difícil entender o que está acontecendo no jogo, especialmente nos que requerem que você tenha um controle de vários elementos simultaneamente, como em RPGs e RTSs. Se você pesquisar sobre o assunto verá que é bem amplo, mas bem simples. 

Pessoalmente, mesmo que estivesse barato eu acharia uma má aquisição, pois além de tudo a resolução WQHD vai reduzir drasticamente o desempenho de sua GPU, que já não é potente para começo de conversa. Se fosse um desktop com uma RTX 3060 ou superior eu até entenderia, mas GPU de entrada de note que tem um thermal envelope tão pequeno... imagine ferrari com motor de fusca e rodas de patins...

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Isso tudo é um pouco mais complexo do que você calculou. Veja, para usufruir do FreeSync você terá que manter um frame rate de NO MÍNIMO 50% do refresh rate. Para o casamento de NVIDIA com AMD como é seu caso, geralmente tem que ser mais de 50%. Presumo que tenha que manter lá uns 60% a 70% constantes para usufruir do recurso.

Dito isso, eu ainda acho que não foi a melhor opção de compra. Entenda que telas muito grandes são feitas para ficarem distantes. Não adianta comprar uma tela de 50", por exemplo, para ficar a 40 cm de distância dela, pois você não vai enxergar o que está acontecendo. Em uma mesa comum é muito difícil ficar mais longe do que 50 cm de distância do monitor, e para essa distância eu sempre recomendo ou 24" ou 27" no máximo, isso em FHD. Acima dessas dimensões você verá como é difícil entender o que está acontecendo no jogo, especialmente nos que requerem que você tenha um controle de vários elementos simultaneamente, como em RPGs e RTSs. Se você pesquisar sobre o assunto verá que é bem amplo, mas bem simples. 

Pessoalmente, mesmo que estivesse barato eu acharia uma má aquisição, pois além de tudo a resolução WQHD vai reduzir drasticamente o desempenho de sua GPU, que já não é potente para começo de conversa. Se fosse um desktop com uma RTX 3060 ou superior eu até entenderia, mas GPU de entrada de note que tem um thermal envelope tão pequeno... imagine ferrari com motor de fusca e rodas de patins...

Eita. Tem algum outro top que você recomenda então? De até 27" e nessa faixa de preço? Porque dependendo eu devolvo quando chegar hehe.

Até que distância aqui não é problema, minha mesa é ampla e espaçosa, mas o que mais me dá receio são essas especificações que você falou.

Postado

Juro que não entendi o raciocínio. Prefere comprar uma tela maior para ter que colocar longe, isso pagando mais caro? Não é melhor comprar uma tela que cabe confortavelmente na sua mesa onde você pode acessar seus controles e funcionalidades sem problemas, bem como enxergar o que está acontecendo sem esforço?

Bem, minhas indicações são esses abaixo. Pode usar esse filtro da Kabum para facilitar sua busca também. Aproveite para ver os preços dos de 31". 

Monitor Gamer ASUS TUF Gaming VG279QR 27´, 165Hz, 1ms, Full HD, IPS, GSync, Ajuste de Altura - 90LM04G0-B023X0 - R$ 2.199,90

Monitor Gamer LG UltraGear 27 IPS, 240Hz, Full HD, HDR10, HDMI/Displayport, 1ms, NVIDIA GSync e AMD Freesync Premium - 27GN750-B.AWZ - R$ 2.499,90

Outro filtro, esse é da Pichau.

Postado
3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Juro que não entendi o raciocínio. Prefere comprar uma tela maior para ter que colocar longe, isso pagando mais caro? Não é melhor comprar uma tela que cabe confortavelmente na sua mesa onde você pode acessar seus controles e funcionalidades sem problemas, bem como enxergar o que está acontecendo sem esforço?

Bem, minhas indicações são esses abaixo. Pode usar esse filtro da Kabum para facilitar sua busca também. Aproveite para ver os preços dos de 31". 

Monitor Gamer ASUS TUF Gaming VG279QR 27´, 165Hz, 1ms, Full HD, IPS, GSync, Ajuste de Altura - 90LM04G0-B023X0 - R$ 2.199,90

Monitor Gamer LG UltraGear 27 IPS, 240Hz, Full HD, HDR10, HDMI/Displayport, 1ms, NVIDIA GSync e AMD Freesync Premium - 27GN750-B.AWZ - R$ 2.499,90

Não, amigo. O raciocínio é: minha mesa é grande o suficiente para que eu possa deixar o monitor mais perto do meu rosto ou mais distante, caso eu necessite, ou seja, tamanho e distância não são problema. Pelo que vi, a distância mínima ideal para um monitor desses é entre 60 a 90 cm. Claro que isso depende de diversos fatores: capacidade de visão da pessoa, altura, condições pessoais da genética, tamanho da mesa, iluminação etc., mas no meu caso eu consigo fazer esses ajustes simplesmente aproximando ou não o monitor de mim, além da minha cadeira ter ajuste de altura.

Mas por exemplo, se eu pegar o TUF de 27" não é pior do que eu pegar o de 31 pra poder usá-lo no futuro em um desktop, sendo que eu poderia já deixá-lo aqui e ir usando-o em menor capacidade (de acordo com o que o meu note aguentar) até poder explorar todas funcionalidades dele?

É complicado, porque esses problemas de scalling e refrash rate que você citou é que me deixam na dúvida. O resto não, porque não me importo tanto com qualidade de imagem (vivacidade, porque ter uma imagem pixelada com certeza me incomodaria sim), mas mais com o desempenho. Se não travar nada, não der tearing e meu sistema não bugar e eu conseguir usar o aparelho em mais de 60 Hz, pra mim já é o suficiente até conseguir comprar um desktop adequado pra colocar ele pra rodar. Aqui é que pega pra mim.

• Curtir 1
Postado
25 minutos atrás, SharkCode disse:

Mas por exemplo, se eu pegar o TUF de 27" não é pior do que eu pegar o de 31 pra poder usá-lo no futuro em um desktop, sendo que eu poderia já deixá-lo aqui e ir usando-o em menor capacidade (de acordo com o que o meu note aguentar) até poder explorar todas funcionalidades dele?

Você quem sabe. Eu hoje não penso em QHD ou 4K, acho prejuízo para gamer.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...