Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho uma placa-mãe antiga Gigabyte GA-G41MT-S2P, Queria saber uma configuração boa para ela sem precisar gastar muito. No momento é um PC simples contém, processador DualCore Intel Pentium E5700, 3000 MHz e 4 GB de Ram DDR3 SD RAM

Postado

@Gustavin Lujan Boa noite

Para dar uma melhorada estrondosa e barata, por incrível que possa parecer, instale um SSD e coloque nele o sistema operacional, creio que use o Windows. Prefira um modelo de 240 GB ou 256 GB, e não fique achando que modelos de marca chinesa é ruim ou genérico. A marca King Dian é excelente e muito confiável, e tem um custo-benefício muito bom. Com a pandemia, você não conseguirá preços muito atrativos, se aguardar mais uns meses, pode ser que os valores caiam um pouco. Um SSD dessa marca no site da Aliexpress deve estar custando em torno de 150 a 300 reais.
Agora com relação a memorias do seu PC. Dobrar de 4GB para 8GB seria bom. Se por acaso você estiver usando 4GB, porém dividido em dois módulos de memória de 2GB, tente encontrar módulos de 4GB em um único módulo, aí você vai poder usar 4GB em cada slot de memória, e se a diferença de valor for boa de custo-benefício, tenha em mente comprar dois módulos de memórias de 8GB para ter 16GB de RAM em dual channel, que seria um grande avanço de potência, deixando seu PC mais veloz com as tarefas do dia a dia, inclusive para jogos.

Outros quesitos não irei citar, pois não acho que vale a pena nesse momento de transição que estamos passando por causa da pandemia. Poderia indicar placas de vídeo e a troca do processador, de dual core para quad core. Mas se você usa o PC para tarefas mais simples, acho que a troca do HD por um SSD e a troca de memórias de 4GB para 8GB ou mesmo 16GB, já daria conta com muita folga.

Mas se quiser mais informações, me fale sobre orçamento disponível para usar, ou seja, quanto de dinheiro você pode dispor para incrementar o seu computador, e informe também, para qual finalidade você deseja usar o PC.

Espero ter ajudado. Estou a disposição.

Postado

@Gustavogon Muito obrigado pelo tempo que você tirou para me ajuda, Eu só queria um PC que tenha como jogar alguns jogos sem ficar dando muita quedas de fps e travamentos entende? Eu vou monta um PC bom de uns 10 mil já da pra rodar tudo porém como você disse os preços dos equipamentos subiram ai estou esperando da uma abaixada enquanto isso só quero um PC simples com essas configurações que te falei para que eu possa jogar alguns jogos para me distrair nesse momento de pandemia que devemos ficar em casa.

Postado

@Gustavin Lujan Bom dia. Vou te dar uma dica que acho muito boa, só não consigo colocá-la em prática, pois estou desempregado e sem grana.

Tem no site aliexpress, uns kits de placa-mãe, processador e memória, que valem muito a pena, pois não são destinados a usuários domésticos, pois são kits que o processador é de servidor. São processadores muito fortes e  as memórias são bem mais baratas. Por incrível que possa parecer, dá para montar kits com 32GB de ram gastando menos de 2 mil reais, fácil fácil. Só precisa ter em mente que o processador de servidor é a mesma coisa que um comum, processam bits, ou seja, 0 e 1. No frigir dos ovos, tudo igual mas com preços bem mais acessíveis. Aí você poderá economizar para comprar uma placa de vídeo bruta para o seu PC. Simples assim. Inclusive, vou deixar um link de um que encontrei para você ter uma ideia de valore e equipamento. O mais interessante, são placas pequenas que cabem em gabinetes domésticos, inclusive tem até placas para dois processadores. Vale muito a pena pelo custo-benefício, e ainda economiza uma grana violenta. Visando não ter prejuízo ao longo prazo, pois caso você queira vender, não terá um equipamento com um valor tão depreciado, pois já comprou com um preço bom. Tenho certeza que você pesquisando sobre esses kits você entenderá o ponto que quero chegar. Não adianta ter um PC de 10 mil, sendo que dá para ter o mesmo desempenho, me arrisco a dizer que a qualidade dos processadores de servidor é bem maior que os comuns, sendo assim, você terá maior confiabilidade e estabilidade, mesmo sem ter tido de gastar tanto.

Se o seu foco é jogos, precisa de um processador parrudo, muita memória para não gargalar o desempenho no processador, e uma bruta placa de vídeo. Uma RX580 de 8GB, seria muito boa para começo de conversa. Uma Powercolor RedDevil AMD RX580 de 8GB, dá conta do recado, porém ela está muito acima do valor antes da pandemia.

Acho que você consegue gastar uns 3 mil, no máximo, e montar um PC digno de 2021/2022, sem comprar uma placa de vídeo. Isso aproveitando HD ou SSD do seu PC antigo e a fonte de energia. Um bom Water Cooler, gira em torno de 500 reais, isso dentro do valor de 3 mil de orçamento. Fazendo umas economias você consegue uma graninha e pega uma fonte de 800 watts, full range, (marcas boas e baratas - KCAS, Corsair ou Seventeen), pois assim que você comprar a placa de vídeo, precisará garantir o bom funcionamento com uma boa fonte. Não recomendaria comprar a placa de vídeo e depois a fonte, pois se você ficar afim de instalar, poderá danificá-la por falta de energia. Agora se já tiver uma boa fonte, de 750 watts, acho que fará ainda mais economia.

Acho que ajudei um pouco.

Quando precisar, pode chamar. Goste de hardware, então, é um prazer poder ajudar nessa área de montagem.

Tenha um bom dia.

Link do kit PC abaixo:

https://pt.aliexpress.com/item/1005003141767710.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.40142f01KIxLeE&algo_pvid=daaec058-2ec1-4b37-9fd1-faaae87e109c&algo_exp_id=daaec058-2ec1-4b37-9fd1-faaae87e109c-9&pdp_ext_f={"sku_id"%3A"12000024317248095"}

Postado

Colocar SSD num computador antigo dá outra vida pra ele, o Windows 10 fica muito mais ágil.

Sobre a memória RAM, voce pode colocar 2 pentes de 4Gb totalizando 8Gb em dualchannel. Essa placa-mãe não aceita pentes de 8Gb, e além disso os pentes de 4Gb precisam ser aqueles modelos dualrank que possuem chips de memória nos dois lados. 

Se quiser dar uma melhorada no processador gastando bem pouco, na aliexpress voce encontra um xeon E5450 quadcore 3,0Ghz por 70 reais. Se escolher essa opção voce vai precisar atualizar a BIOS com os microcodes para a placa-mãe reconhecer o xeon corretamente.

Aqui tem o arquivo da BIOS da sua placa-mãe já modificado com os microcodes, é só plugar o pendrive e entrar na BIOS para atualizá-la. Nesse video ele explica o passo a passo para atualizar a BIOS.

Em relação a placa de video ai é mais complicado, esta tudo ainda muito inflacionado! O melhor que daria pra voce colocar é uma GTX 750ti ou uma R7 360, procure por modelos de 2Gb de vram. 

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...