Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

60-70 graus num Ryzen 5 5600x sem air cooler, é muito?


Posts recomendados

Boa tarde, eu adquiri um  Ryzen 5 5600x e estou usando o cooler que veio com o mesmo, a temperatura chega a 60-70 graus sem jogar nenhum jogo, caso eu joguei Battlefield V ou Dota 2 por exemplo o mesmo chega a 80 graus, pensei em por um aircooler da deepcool o gammaxx 400xt, e qual é o preço médio do mesmo?
E aproveitando eu comprei o kit de ventoinhas Wave da pichau e como eu faço para sincronizar com a minha placa-mãe? qual tipo de cabo eu preciso comprar? 
Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sunkallito Qual o modelo do gabinete, e como estão posicionados os fans?

16 minutos atrás, Sunkallito disse:

E aproveitando eu comprei o kit de ventoinhas Wave da pichau e como eu faço para sincronizar com a minha placa-mãe?

Você tem que ligar os fans na placa-mãe, mas a maioria delas não possui conectores suficiente, então você poderia utilizar um Controlador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Ele ja vem com pasta térmica pré aplicada

@EdsonSM Esse mesmo, assim como o CPUID HWMonitor e o da placa-mãe.

@Matheus Dutra https://www.pichau.com.br/kit-ventoinhas-pichau-gaming-wave-RGB-3x120mm-controladora-pgw120-RGB-kit
é esse kit, queria conectar ele na placa-mãe, mas não veio com o cabo, sabe dizer qual poderia comprar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Sunkallito disse:

@GuilhermeGB Ele ja vem com pasta térmica pré aplicada

@EdsonSM Esse mesmo, assim como o CPUID HWMonitor e o da placa-mãe.

@Matheus Dutra https://www.pichau.com.br/kit-ventoinhas-pichau-gaming-wave-RGB-3x120mm-controladora-pgw120-RGB-kit
é esse kit, queria conectar ele na placa-mãe, mas não veio com o cabo, sabe dizer qual poderia comprar?

Sugiro usar o HWInfo64 no modo sensor, é muito mais completo se você estiver com os drivers de chipset da AMD instalados. Tire um print de como o processador está nesse momento. Se puder fazer um teste de estresse e postar um print também seria bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Sunkallito disse:

image.thumb.png.5d1a2b0c8df8e5b589dde069263da865.pngSo de abrir o BFV por exemplo, eu acho bastante, por isso pedi a opção desse air cooler

Não parece muito correto isso aí, no Ryzen Master está mostrando 64ºC e no HWMonitor 77ºC. Agora use o HWInfo64 como eu falei antes pra termos uma terceira opção de comparação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse print é com o BFV aberto?
Poste o print do HwMonitor e Ryzen Master sem nenhum outro programa ou jogo aberto.

 

Ambos os utilitários mostram corretamente a temperatura, se diferenciando na metodologia de aferição.

O Ryzen Master mostra a média das temperaturas dentro de um intervalo de tempo, mas ignorando os picos de temperatura.
Já o HwMonitor é mais sensível aos picos de temperaturas.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, EdsonSM disse:

Ambos os utilitários mostram corretamente a temperatura, se diferenciando na metodologia de aferição.

O Ryzen Master mostra a média das temperaturas dentro de um intervalo de tempo, mas ignorando os picos de temperatura.
Já o HwMonitor é mais sensível aos picos de temperaturas.
 

Não no meu PC, aqui as temperaturas de ambos estão exatamente iguais, inclusive fiz um teste de estresse pra confirmar. Talvez seja diferença de placa-mãe pra placa-mãe. No meu caso já notei que a minha mostra a temperatura da CPU como a temperatura interna do silício (a mesma reportada pelo processador) e não temperatura do diodo no case do processador, igual alguns outros modelos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM so aberto, sem jogar nem nada, talvez por o dia estar mais quente isso influencie, mas meu gabinete tem bom airflow e otimas ventoinhas e acharia que poderia ser menor.
Fiquei analisando em ambos os programas, e a temperatura sem nada ficou entre 45-55 graus tendo picos a 65-70, realemnte é estranho, talvez esse resfriamento que vem junto com o processador esteja ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Sunkallito disse:

@EdsonSM so aberto, sem jogar nem nada, talvez por o dia estar mais quente isso influencie, mas meu gabinete tem bom airflow e otimas ventoinhas e acharia que poderia ser menor.
Fiquei analisando em ambos os programas, e a temperatura sem nada ficou entre 45-55 graus tendo picos a 65-70, realemnte é estranho, talvez esse resfriamento que vem junto com o processador esteja ruim.

45-55ºC está boa, se mantiver esse média (sem preocupar com picos momentâneos) usando o PC não vejo motivo para se preocupar. De fato o modelo de cooler que está vindo com esses Ryzen 5 não é dos melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sunkallito disse:

@EdsonSM so aberto, sem jogar nem nada, talvez por o dia estar mais quente isso influencie, mas meu gabinete tem bom airflow e otimas ventoinhas e acharia que poderia ser menor.
Fiquei analisando em ambos os programas, e a temperatura sem nada ficou entre 45-55 graus tendo picos a 65-70, realemnte é estranho, talvez esse resfriamento que vem junto com o processador esteja ruim.

 

Creio que as temperaturas estejam dentro do esperado para o cooler box.

Acho que não valeria a pena se preocupar demais.

 

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Não no meu PC, aqui as temperaturas de ambos estão exatamente iguais, inclusive fiz um teste de estresse pra confirmar. Talvez seja diferença de placa-mãe pra placa-mãe. No meu caso já notei que a minha mostra a temperatura da CPU como a temperatura interna do silício (a mesma reportada pelo processador) e não temperatura do diodo no case do processador, igual alguns outros modelos.

 

Nesse tópico tem uma explicação sobre a diferença de aferição de temperaturas, extraída de um PDF da AMD, veja aqui.

 

Já montei um PC com R5 3600, placa-mãe MSI e wc Corsair H100X.

Guardei prints com cpu em idle e em teste de stress pelo Prime 95 aqui.
Em idle já vi diferenças de 5 C entre o RM e o HwMonitor (package).

Já em teste de stress as temperaturas ficaram iguais ou com diferença bem discreta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Opa eae pessoas, peguei um 5600G recentemente e achei estranho o comportamento dele(não uso cooler box, alias, nem removo ele da caixa XD). Em ocioso, fica em média 35~38º, em stress com o AIDA atinge 71~72ºC. Em uso comum, navegando, planilhas, vídeo no YT, fica em média 50~55ºC ok, abri o AIDA pra stress 70~71Cº, convertendo vídeo (sem gpu auxiliando), fica no máximo 72ºC! A temperatura ambiente aqui hoje está em 29ºC. OBS: a variação da temp com case aberto ou fechado ta praticamente a mesma, pois teste 2 coolers que tenho, sendo um o gigabyte G-Power II e um Corsair A50(meu xodó), como o case é de um antigo HP Compaq Dx2310, não cabe meu A50 por ser demasiadamente ALTO, então, utilizo por enquanto o G-power(cooler tipo torre, porém inclinado para trás) que fica na medida exata, tanto em altura, como conveniência, pois ele fica com o fan voltado exatamente na entrada de ar da tampa do gabinete, ou seja: quase como se estivesse o case aberto, pois o ar "cai" diretamente na ventoinha, sendo removido calor por um fan de 90mm na parte de trás (cooler com um bom fluxo de ar por sinal). Pasta térmica usada GD900(sei que não é das melhores MAS... fazer o que se tô sem $$). Voltando ao ponto, com tampa aberta ou fechada, a temperatura varia apenas 2~3º, ai queria saber dos colegas do fórum, se DE FATO as temps dos Ryzen são um pouco altas mesmo, principalmente por serem de 65W... onde meu antigo FX8350 e Phenom II X$ 965 eram de 125W e se quer atingiam 67ºC! Obs²: quando toco no dissipador do cooler '-' não está quente como a temperatura indica, ele fica no máximo "morno" e olhe lá! Obs³: tenho também um Athlon 3000G que *****, é de 35w e ocioso ficava em 37º e em full load ficava em 55º! Como é possível isso ?!?!!??!?!?! Sendo um mero dual-core de 35w !? Deixei as imagens aqui. Se puderem me auxiliar, agradeço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/01/2022 às 09:36, Savio Machado disse:

Opa eae pessoas, peguei um 5600G recentemente e achei estranho o comportamento dele(não uso cooler box, alias, nem removo ele da caixa XD). Em ocioso, fica em média 35~38º, em stress com o AIDA atinge 71~72ºC. Em uso comum, navegando, planilhas, vídeo no YT, fica em média 50~55ºC ok, abri o AIDA pra stress 70~71Cº, convertendo vídeo (sem gpu auxiliando), fica no máximo 72ºC! A temperatura ambiente aqui hoje está em 29ºC. OBS: a variação da temp com case aberto ou fechado ta praticamente a mesma, pois teste 2 coolers que tenho, sendo um o gigabyte G-Power II e um Corsair A50(meu xodó), como o case é de um antigo HP Compaq Dx2310, não cabe meu A50 por ser demasiadamente ALTO, então, utilizo por enquanto o G-power(cooler tipo torre, porém inclinado para trás) que fica na medida exata, tanto em altura, como conveniência, pois ele fica com o fan voltado exatamente na entrada de ar da tampa do gabinete, ou seja: quase como se estivesse o case aberto, pois o ar "cai" diretamente na ventoinha, sendo removido calor por um fan de 90mm na parte de trás (cooler com um bom fluxo de ar por sinal). Pasta térmica usada GD900(sei que não é das melhores MAS... fazer o que se tô sem $$). Voltando ao ponto, com tampa aberta ou fechada, a temperatura varia apenas 2~3º, ai queria saber dos colegas do fórum, se DE FATO as temps dos Ryzen são um pouco altas mesmo, principalmente por serem de 65W... onde meu antigo FX8350 e Phenom II X$ 965 eram de 125W e se quer atingiam 67ºC! Obs²: quando toco no dissipador do cooler '-' não está quente como a temperatura indica, ele fica no máximo "morno" e olhe lá! Obs³: tenho também um Athlon 3000G que *****, é de 35w e ocioso ficava em 37º e em full load ficava em 55º! Como é possível isso ?!?!!??!?!?! Sendo um mero dual-core de 35w !? Deixei as imagens aqui. Se puderem me auxiliar, agradeço!!!

Temperatura normal para um Ryzen 5, até um pouquinho mais baixa que o normal, pra falar a verdade. A classificação de 65W dos Ryzen 5 é um pouco confusa, pois se você verificar com aplicativos mais detalhados, como o HWiNFO64, de fato, o consumo que ele dá apenas para a CPU fica dentro dos 65W, mas existem controladores e várias outras coisas dentro do encapsolamento que com os consumos somados vai passar de 80W em stock (o limite padrão da AMD via chipset é 88W para CPUs de 65W). Também não dá pra comparar muito a temperatura de um Ryzen 5 com um FX-8350 ou um Phenom II X4, por mais que o TDP deles seja maior, pois esses processadores antigos não tinham controladores integrados e também não tinham a mesma quantidade de núcleos, e isso faz toda a diferença. A questão é que a temperatura que você está observando é a temperatura interna do processador, lá dentro do chip, a temperatura da parte externa que é praticamente a mesma do dissipador do cooler, é muito mais baixa do que a interna, pelo menos uns 20~30ºC a menos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Temperatura normal para um Ryzen 5, até um pouquinho mais baixa que o normal, pra falar a verdade. A classificação de 65W dos Ryzen 5 é um pouco confusa, pois se você verificar com aplicativos mais detalhados, como o HWiNFO64, de fato, o consumo que ele dá apenas para a CPU fica dentro dos 65W, mas existem controladores e várias outras coisas dentro do encapsolamento que com os consumos somados vai passar de 80W em stock (o limite padrão da AMD via chipset é 88W para CPUs de 65W). Também não dá pra comparar muito a temperatura de um Ryzen 5 com um FX-8350 ou um Phenom II X4, por mais que o TDP deles seja maior, pois esses processadores antigos não tinham controladores integrados e também não tinham a mesma quantidade de núcleos, e isso faz toda a diferença. A questão é que a temperatura que você está observando é a temperatura interna do processador, lá dentro do chip, a temperatura da parte externa que é praticamente a mesma do dissipador do cooler, é muito mais baixa do que a interna, pelo menos uns 20~30ºC a menos.

Muito grato pela ideia!  Creio que seja exatamente isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

opa amigos bom dia, aproveitando o tópico ... adquiri a pouco tempo um Ryzen 7 3700x, estou usando um air cooler que tinha no pc anterior, porém notei que os leds desse air cooler não estão todos acesos (será q está ficando ruim ?)

em uso normal, só navegando pela net, ele chega a no máximo 50-55 graus, ao jogar ele sobe pra 60-65 e em jogos que força muito o processador, só de abrir o jogo ele já chega a 70 graus, isso é normal ? uso o pc em local sem ar condicionado, com a tampa de vidro fechada e só tenho 2 fans no pc, a pasta térmica usada não é de grande qualidade, é a padrão que costuma vir em kits xeon da china

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!