Ir ao conteúdo

Outro Mosfets específicos esquentando na PONTE H

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Prezados, estou controlando o sentido e velocidade de um motor 12V 46W com o seguinte esquema (imagem anexa).

Quando o motor gira pra um lado, esquenta mais o Q4 e para o outro esquenta o Q2.

Minha dúvida é se este esquema de ligar o GATE na mesma trilha pode estar influenciando este mau funcionamento.
Estou tentando tratar o ruído com capacitores e ver se o funcionamento fica mais limpo e sem ruído.

cada um destes GATES estão sendo chaveados por PWM a 2k5Hz com os drivers IR44273 (imagem) e vou reduzir a freq para teste também.

image.png

image.png

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Num insight rápido googlei pelo seu ir44273 e vi que ele é low side driver ou seja é pros mosfets de baixo. Os de cima esquentam pois a tensão no gate é baixa com relação ao source o que impede de conduzir direito (fechar). Pra eles existe o tal high side driver mosfet (termo que inventei agora ... e num é que o google achou? clique) 😁

Single-High-Side-Driver_Diagram.jpg_1153

https://www.infineon.com/cms/en/product/power/gate-driver-ics/high-side-drivers/

Sua função é elevar a V no gate de mosfet canal n... o + comum

Postado

entendido sobre o driver "dedicado" para chavear 12v e outro para GND.

Pensando num circuito com 2 Low-Sides (para estes 2 mosfets) e mais 2 High-Sides para outros 2 mosfets... Será que não vale mais a pena então usar 2-N e outros 2-P para reduzir em BOM? Este circuito abaixo peguei de outro tópico e me parece simples e funcional... 2-Ps ja tem +12V, bastaria chavear +12V (com driver) noutros 2-Ns

image.png.539283251130ef7683cfa66407ae64a6.png

• Membro VIP
Postado

Claro. No entanto um mosfet p tende a ser mais raro e caro. Mas nada impede de tentar a sorte.

Pra economizar ainda mais na bom e no circuito, considere 2 simples reĺes e 1 mosfet n pra controle do pwm

controle-de-motor-via-rele.png

01 mosfet pwm pro gnd

😁

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!