Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Eu trabalho com vídeo e imagem e também jogo bastante no computador.

Atualmente, uso 2 monitores LG IPS 21" FullHD, mas estou pensando em fazer um upgrade para um monitor maior e melhor e deixar um dos antigos como segunda tela.

Como eu trabalho com imagem, preciso que as cores e contraste do monitor sejam bons (até onde eu sei, é importante priorizar modelos IPS para isso) e preciso de bastante resolução (vou sair do fullHD no monitor principal, pra ir, se possível, pra 4K).

Mas como eu também jogo bastante, seria interessante um modelo com tempo de resposta baixo e taxa de atualização alta.

O problema é: Um monitor 4K que seja IPS, tenha ~1ms e 100+Hz não só é super difícil de encontrar como também é MUITO CARO.

Então tô tentando avaliar o que priorizo.

Como é o trabalho que paga as contas, eu devo ficar no 4K IPS e desencanar dos Hz e ms. Mas queria a sugestão de vocês:

1. Sobre tamanho e resolução: 27" 4K faz sentido? Ou 4K funcionaria melhor com uma tela maior, tipo 32"? Se não for 4K, QHD também é bom, certo? Alguma indicação?
  2. Sobre tecnologia de imagem: IPS é realmente o ideal para cores e contraste, certo? Tem alguma outra tecnologia que faça sentido aqui? Alguma indicação?
  3. Sobre taxa de atualização e tempo de resposta: Vocês conhecem algum modelo que seja bom nesses pontos e também seja IPS?
  4. Por fim, recomendações: O que vocês me recomendariam? Quais são os monitores 4K IPS mais confiáveis no momento? Que tamanho? Marca, etc? (considerando que eu tô pensando em gastar até uns 2000, se possível) 
    Faz sentido comprar agora ou pelo histórico de preços não é um bom momento? Seria melhor esperar black friday ou não deve fazer tanta diferença?

Bom, é isso. Fico à disposição pra qualquer coisa.

Obrigado desde já, pessoal! :)

Postado

@jonezzz Se você trabalha com precisão de cores, geralmente não vai encontrar monitores realmente bons que sejam mais do que 60Hz. Se essa for sua prioridade você deve procurar um monitor que cubra uma boa parte do espectro Abobe RGB. Se você trabalha com edição de uma forma mais "casual", não há problema em pegar um monitor "gamer", desde que ele tenha um alcance de cor decente.

Com 2000 fica difícil um monitor 4k, 100+Hz e com boas cores.

O ASUS PRO ART 27' IPS é um monitor focado na produção de conteúdo, tem 100% do espectro sRGB (o utilizado na internet) e é 4K, porém é 60Hz e custa R$ 3800,00. - É importante notar que há outras tecnologias presentes em monitores voltados à produção de conteúdo que os tornam mais caros.

Monitor 4K 100+Hz o único que eu achei no Brasil custa R$ 9700,00.]

Há monitores 4K 60Hz com cores decentes nesta faixa de preço, como o Samsung 28' IPS, 4K UHD, HDR 10, 98% DCI-P3, HDMI/DisplayPort, VESA - LU28R550UQLMZD  por R$ 2070,00

Se quiser se manter na faixa de R$ 2000,00, ou vai precisar sacrificar a frequência, ou comprar outro monitor full HD.

Postado

@acvale opa, muito obrigado pela resposta atenciosa, de verdade! :)

então, eu literalmente trabalho com vídeo, animação, motion design e etc, clientes grandes e tudo mais.

eu não acho que as cores precisam estar absurdamente precisas como se eu tratasse imagens ou fosse fotógrafo, por exemplo.

mas é importante que elas estejam decentes e que o contraste seja bom.

pela sua resposta, e mais pesquisas minhas, já vi que: 1. vou ter que sacrificar a taxa de atualização em benefício da qualidade de imagem e 2. vou ter que gastar mais que 2k hahaha.

e talvez eu abra mão do 4K pra ir pra um QHD, ou WQHD. O que você acha?

Olha só a lista que saiu dessa pesquisa inicial até o momento:

Dell P2721Q (R$3748): 27"/4K/IPS/60Hz

ASUS ProArt (R$3799): 27"/4K/IPS/60Hz/certificados 100%sRGB etc

Samsung LU28R550UQLMZD (R$2069): 28"/4K/IPS/60Hz/certificado 98% DCI-P3 (não entendi direito)

ASUS VG27AQL1A (R$2989):  27"/WQHD/IPS/170Hz/certificados 130% sRGB e 95% DCI-P3 (esse me pareceu particularmente interessante pelo pacote, né?)

Aorus FI27Q-SA (R$3999): 27"/QHD/IPS/165Hz/certificado 95% DCI-P3 (esse acho trocaria um pouco do 4k e cores por mais Hz ainda num preço similar aos primeiros)

Tem alguma opinião sobre eles?

Ah, e indica algum site confiável pra ler mais sobre cada modelo? Tipo um notebookcheck, algo assim?

Valeu!

Postado
1 hora atrás, jonezzz disse:

e talvez eu abra mão do 4K pra ir pra um QHD, ou WQHD. O que você acha?

Isso acho que existem dois pontos que você deve levar em conta:

1. Razão entre o tamanho da tela e a resolução (ppi - pixel por polegada). Se a tela for muito grande e a resolução não for tão alta, pode ser que a imagem não fique tão afiada. Mas imagino que 1440p seja suficiente para os tamanhos que você está considerando.

2. Exigências específicas dos trabalhos que você realiza. Se você precisar entregar uma animação 4k e quiser ver ela exatamente como o cliente final verá, imagino que seja lógico visualizar seu trabalho em resolução nativa ao invés de simplesmente exportá-la em uma resolução maior do que a do monitor. Mas isso é você que sabe melhor.

/certificado 95% DCI-P3 (esse acho trocaria um pouco do 4k e cores por mais Hz ainda num preço similar aos primeiros)

Na verdade 95% deste espaço DCI-P3 equivale a mais do que 100% do sRGB, mas isso não significa que o monitor é mais preciso do que outros. Existem vários fatores a ser levados em conta, como o quão calibrado ele vem de fábrica, a luminosidade e suporte a HDR.

Tem alguma opinião sobre eles?

Ah, e indica algum site confiável pra ler mais sobre cada modelo? Tipo um notebookcheck, algo assim?

Eu não pesquisei tanto então não tenho uma opinião formada. Este ASUS ProArt eu tinha visto ser muito bem falado no LinusTechTips, mas era um outro modelo de 120Hz e 1600 Nits de luminosidade (enquanto este tem 350 Nits)

ASUS VG27AQL1A (R$2989):  27"/WQHD/IPS/170Hz/certificados 130% sRGB e 95% DCI-P3 (esse me pareceu particularmente interessante pelo pacote, né?)

Esse parece ser uma boa opção pelo preço, como você disse que não precisa de nada a nível industrial, creio que deva levar ele em consideração.

Tem esse site https://www.rtings.com/monitor/reviews/best/monitors

que faz reviews de diversos eletrônicos e é relativamente confiável.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...