Ir ao conteúdo

Excel Erro de automação - Excel

Ir à solução Resolvido por Basole,

Posts recomendados

Postado

Boa noite! Atualmente venho tentando identificar incansavelmente o motivo desse erro de automação, mas não consigo encontrar uma solução. Ele sempre aparece depois que eu realizo um cadastro no sistema de algum produto, saio e tento logar novamente. O código que dar erro, que possui ligação acredito que seja esse, pois quando eu desativo ele o erro desaparece.

DocPainel.txtusuario.Value = Sheets("Acesso atual").Range("A2").Value

image.png.2e1049d4f8f176d3e2cec7bbd6caf355.png

Esse código serve para trazer o nome de uma célula para minha textbox, normalmente eu coloco ela no evento initialize.

Eu verifiquei também as bibliotecas, e elas estão todas ok.

image.png.ffe58a3c7627715803505c7e4446fc87.png

Eu utilizo o banco de dados em Acess para cadastrar os meus dados da planilha, mas o nome do usuário é puxado da planilha Excel.

@Midori @Basole

image.png

• 4 meses depois...
Postado

@Basole @Midori Eu encontrei o erro, mas não sei como corrigir, basicamente acontece a seguinte situação.

Primeiro: Ao abrir meu sistema eu realizo um cadastro, por exemplo, de um TESTE no meu banco de dados em Acess usando a planilha Excel.

image.thumb.png.9b180571fe51d71d56f282f2ab674e49.png

Segundo: Depois eu fecho o painel de cadastro e clico em atualizar a tabela dinâmica para que os gráficos sejam atualizados.

Terceiro: Depois que eu atualizo a tabela dinâmica e tento inserir um novo cadastro ou excluir cadastro aparece o seguinte erro:

IMAGEM 1

image.thumb.png.5b489c63f448993d52f678e707ff1179.png

Encontrei esse site, mas não conseguir ajustar a modificação para evitar o erro.

https://docs.microsoft.com/pt-br/office/troubleshoot/access/cannot-add-delete-records-ado

Estarei enviando em ANEXO a planilha junto com o banco de dados em Acess.

Para você conseguir se conectar ao banco de dados é necessário inserir o caminho do banco na planilha na guia de configurações já que será acessado em outro pc.

Já a tabela dinâmica tem que atualizar a conexão

image.thumb.png.e16b5c3e892ddc85d31d34a19566f556.png

Projeto teste.rarBuscando informações...

Postado

@josequali não consegui testar pois aqui pra mim não apresentou o erro descrito.

De qq. forma experimente alterar o parametro =>  adOpenKeyset, ou seja para

ficando 1,3 

rs.Open "Select * From TabTeste Where Codigo=" & CodRegistro, db, adOpenKeyset, adLockOptimistic

Postado

@Basole @Basole @Basole @Basole o erro ainda continua. 😔😔😔

Você cadastrou algum registro Usando o painel, depois atualizou a tabela dinâmica e após tentou cadastrar novamente? Porque o erro só acontece se fizer isso.

Aparentemente eu perco a conexão com o Acess ou fico de alguma forma bloqueado.

Quando eu clico na opção DEPURAR para ver o ERRO, ele marca o AddNew no cadastro e marca o RS.delete quando tento excluir os dados.

Esses dois sites falam algumas coisas sobre não precisar do recordSet e sobre a conexão

https://forum.imasters.com.br/topic/163812-erro-de-suporte-para-atualização/

https://vbmania.com.br/index.php?modulo=forum&metodo=abrir&id=218237

Desde já agradeço pela ajuda.

Postado
  Em 05/02/2022 às 03:20, josequali disse:

@Basole @Basole @Basole @Basole o erro ainda continua. 😔😔😔

Você cadastrou algum registro Usando o painel, depois atualizou a tabela dinâmica e após tentou cadastrar novamente? Porque o erro só acontece se fizer isso.

Expandir  

@josequali fiz como voce citou e verifiquei que quando executa a rotina tabeladinamica() Banco de dados.mdb fica aberto no modo somente leitura, desta forma gerando erros ao acessar.

Modifiquei a rotina tabeladinamica e o erro desapareceu:

Sub Nova_TabelaDinamica()
Dim pivot As pivotTable

For Each PLAN In ActiveWorkbook.Sheets
  For Each pivotTable In PLAN.PivotTables

conectdb

rs.Open "SELECT * FROM TabTeste", db, adOpenStatic, adLockReadOnly

With pivotTable.PivotCache
    Set .Recordset = rs
    .Refresh
End With

Set rs = Nothing

db.Close

Set rs = Nothing
Set db = Nothing
Next
Next
End Sub

Faça os teste e de retorno por favor. 

Postado

@Basole Funcionou ☺️ Não da mais não erro. Entretanto, como o meu projeto tem mais de uma Tabela no Acess, quando eu aplico a macro para atualizar a tabela dinâmica que tem vínculo com a TabTeste ela simplesmente limpa todos os outros filtros de outras tabelas dinâmicas do excel que não tem vínculo com a TabTeste 🥺😅. Exemplo as TabEmpresas, TabNaoconformidades do Acess possuem tabela dinâmica no Excel tem suas tabelas dinâmicas no Excel, mas ao aplicar a macro elas ficam limpas os filtros, ficando só a TabTeste atualizada 🙈. Como eu poderia resolver? ☺️ Desde já, muito obrigado 😊

• Solução
Postado

@josequali experimente aplicar a atualização somente para uma tabela expecifica, no caso a Tabela dinâmica 1.

Sub Nova_TabelaDinamica()

conectdb

rs.Open "SELECT * FROM TabTeste", db, adOpenStatic, adLockReadOnly

With Sheets("Inicio").PivotTables("Tabela dinâmica1").PivotCache
        Set .Recordset = rs
        .Refresh
    End With

Set rs = Nothing

db.Close

Set db = Nothing

End Sub

Postado

@josequali Esse erro acontece porque não está fechando o banco de dados após atualizar. Se abrir o arquivo do Access após uma atualização, verá que está Read-Only e por isso não vai conseguir inserir mais nenhum registro enquanto estiver assim. Reveja as chamadas que fez ao método Close e se atribuiu corretamente Nothing.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!