Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu estava com um problema no meu PC, que quando jogava qualquer jogo dava uns 10 min e deligava a cpu e os usb do PC e só desligando e ligando a fonte dnv pra reiniciar o PC, e estava cm o perfil xmp ativado, porém quando desativei o mesmo, deixou de acontecer esses problemas, mas só reconhece minhas memórias a 2400mhz e elas são 3600mhz, e agora não sei o que fazer pro meu PC reconhecer elas em 3600mhz se não posso ativar xmp, J que faço? As peças q tenho suportam essa frequência,  a configuração é Ryzen 7 5700g, placa-mãe b550m aorus elite e fonte de 600w, memórias delta t-force RGB 3600mhz, 2 pentes de 8gb, alguém pode me ajudar pfvrr?

Postado

Tu viu as frequências no cpu z? É que a mamória no conector são dois lados correto? dai multiplica a frequencia por 2, dai, em programas de hardware divide a frequencia, a sua memória era pra estar aparecendo a 1800mhz, então tu deve ter feito um overclock pra ficar 2400? 

Postado

Qual o modelo da fonte? faça o Overclock das memórias manualmente, o XMP pode não estar configurando direto, se não der vídeo resete a BIOS, se começar a travar, as tensões estão erradas, primeiramente aumente as tensões para 1.35V, em seguida vá aumentando a frequência até chegar um ponto que ela comece a dar problemas.

Postado
36 minutos atrás, Matheus Schmidt Peiter disse:

Eu estava com um problema no meu PC, que quando jogava qualquer jogo dava uns 10 min e deligava a cpu e os usb do PC e só desligando e ligando a fonte dnv pra reiniciar o PC, e estava cm o perfil xmp ativado, porém quando desativei o mesmo, deixou de acontecer esses problemas, mas só reconhece minhas memórias a 2400mhz e elas são 3600mhz, e agora não sei o que fazer pro meu PC reconhecer elas em 3600mhz se não posso ativar xmp, J que faço? As peças q tenho suportam essa frequência,  a configuração é Ryzen 7 5700g, placa-mãe b550m aorus elite e fonte de 600w, memórias delta t-force RGB 3600mhz, 2 pentes de 8gb, alguém pode me ajudar pfvrr?

A BIOS da placa-mãe está em que versão? Os pentes de memória são exatamente do mesmo modelo?

Postado
9 minutos atrás, Matheus Schmidt Peiter disse:

A BIOS está na última versão dela, e ss memórias são sim exatamente da mesma marca, modelo e frequência...

É bom você verificar pelo CPU-Z na aba SPD a especificação das duas memórias, elas precisam mostrar exatamente as mesmas especificações pra serem iguais. Existem memórias que são iguais por fora, mas diferentes por dentro, e isso pode resultar em alguma incompatibilidade. Você instalou as memórias nos slots corretos, de acordo com o manual do fabricante? Geralmente a forma correta de instalar é no segundo e no quarto slot, se instalar de forma diferente, as memórias não funcionarão corretamente.

Postado
1 minuto atrás, Matheus Schmidt Peiter disse:

Sim instalei de forma correta, no slot 2 e 4 e acabei de olhar no spd, e estão exatamente iguais

Então sua situação ai vai exigir perder algum tempinho ajustando manualmente a configuração das memórias da BIOS. Talvez a maneira mais garantida e que trará resultados mais rapidamente seria ativar o XMP e configurar manualmente as memórias para 3533MHz, 3466MHz, 3400MHz, por exemplo. Na prática, a diferença será quase nula em relação a 3600MHz. Outra possibilidade de ter os 3600MHz via XMP é ajustar manualmente as tensões, pode tentar aumentar 0.05V na tensão das memórias e 0.05V na tensão do SoC. Coloque o clock do Infinity Fabric a 1800MHz para garantir que a memória vai funcionar em 1:1.

Postado

Certo vou tentar, porém sou meio leigo nesse quesito de mexer manualmente nas coisas da BIOS q portanto tenho até um pouco de medo de fazer ***** kkkk e n achei nenhum vídeo mostrando como fazer com a mesma versão da BIOS q a minha mas vou tentar...

Postado
3 minutos atrás, Matheus Schmidt Peiter disse:

Certo vou tentar, porém sou meio leigo nesse quesito de mexer manualmente nas coisas da BIOS q portanto tenho até um pouco de medo de fazer ***** kkkk e n achei nenhum vídeo mostrando como fazer com a mesma versão da BIOS q a minha mas vou tentar...

Mexer com tensão pode ser um pouco mais arriscado se você não souber o que está fazendo, então a forma segura seria apenas ir reduzindo as frequências mesmo. Lembre-se de manter o XMP para usar os mesmos timings com as frequências menores, caso contrário, os timings devem ficar muito altos. Com frequências menores você também pode tentar ajustar os timings manualmente para valores mais baixos, isso pode compensar um pouco a redução de frequência. Exemplo: rodar a 3200MHz CL16 é meio que equivalente a 3600MHz CL18 na prática.

• 3 meses depois...
  • 1 ano depois...
Postado

@Matheus Schmidt Peiter

Em 17/01/2022 às 11:57, Matheus Schmidt Peiter disse:

@nerdilluminado apenas diminui a frequência das memórias e deu certo, a tensão provavelmente esta errada, tenque fazer o overclock manual, mas abaixando a frequência deu certo p mim

Parece que essa combinação tem algum problema mesmo. Possuo também uma placa-mãe b550m Aorus Elite + Ryzen 5700g + 2x8gb Xpg Spectrix D60g especificações iguais. Mesmo problema de desligamento ao ativar o XMP.

vou fazer os testes de diminuição manual das frequencias pra ver se da certo aqui também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!