Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte toshiba com "corrente" menor que a padrão


TOCADISCO

Posts recomendados

Bom galera preciso tirar uma duvida besta mas que me deixou encucado, a fonte do note da minha mina foi pro ceu e eu tive q pegar outra, ai peguei uma no ML com as mesmas specs e tal que são 19v e 4.74a

chegou uma com 19v e 3.42a, eu geralmente nem ia tirar da caixa e guardei mas como tem corrente um pouco menor chutei(sem pesquisar é claro kkkk) que talvez não ia fazer mal a placa, no maximo ia ficar mais fraco ou algo do tipo, e botei aqui, carregou a bateria, e o note ta ligado de boas, para minha surpresa, estou fazendo *****? já chamei o vendedor para trocar ela e tal, mas a duvida é essa, se a tensão é menor eu imagino que realmente afete mais que a corrente, mas é só achismo mesmo porque dessa parte eu não entendo kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão deve ser a mesma. A corrente pode ser maior, nunca menor. O que está acontecendo é que o sistema requer uma corrente (4.7 a) maior do que a do carregador pode fornecer (3.42 a)

Mas sempre existem "folgas", por isso acredito que está funcionando (por enquanto). Mas força o carregador a trabalhar fora das especificações tem consequências: demorar mais a carregar, o carregador aquecer demais e acabar estragando mais rapidamente, o sistema ficar instável (desigar/resetar do nada), etc.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, TOCADISCO disse:

mas a duvida é essa, se a tensão é menor eu imagino que realmente afete mais que a corrente

A fonte tem outros dados na especificação, que se chama potencia. Por exemplo temos fontes da Dell que tem 65 W , como tambem tem de 90 W. O que diferencia ? Capacidade de carregar a bateria em menor tempo, ou ainda, de carregar plenamente a bateria, somente quando o note estiver desligado.

No seu caso, foi substituido a fonte por outro modelo, que tem 19 V, porém de menor potencia, conforme a comparação de dados da corrente fornecida por cada modelo. A fórmula para saber a potencia, é representada por P = E x I , ou seja a multiplicação da tensão pela corrente, resulta em potencia da fonte.

Temos a original, sendo 19 V por 4,74 A , que significa potencia de 90 W , e temos a fonte fornecida em substituição, sendo 19 V x 3,42 A, que tem potencia de 65 W.

Caso o seu note não apresente defeito, tipo estar ligado e carregando a bateria, sem prejuizo da velocidade de processamento da máquina, de certa forma, está tudo bem.

Porém, existem casos, como citado acima, de notes da Dell, que entram em baixa de velocidade de processamento, sendo por falha de fonte, por utilizar fonte de menor potencia, se comparado ao original, ou ainda por deficiencia da vida util da bateria.

No seu caso, como citado, comprou uma fonte e levou outra, parece ter pago por uma fonte de potencia de 90 W, e recebeu uma de 65 W. 

Está em seu pleno direito de pedir a troca de fonte, conforme a especificação de sua compra.

Mas, em relação ao uso de seu notebook, não existe o risco de danos, porém observe a capacidade de carregamento da bateria, como tambem se existe alteração na velocidade de processamento.

Quando disse  que a fonte do note da sua mina foi pro céu, entenda que compensa ainda, recuperar a sua fonte original, podendo procurar um técnico desta área de manutenção eletronica. Caso a fonte não tenha sofrido um grande dano, muitas das vezes, o reparo resulta em troca do cabo de saída que pode se romper internamente, ou ainda a troca dos capacitores de filtragem, que tem sua vida util esgotada.

Um abraço.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu consegui arrumar a fonte antiga e devolvi essa que comprei, mas to ligado que tem certos notebooks que tem efeitos colaterais ao usar fontes de potencias diferentes, os da dell principalmente ja peguei mt, criei esse topico justamente por isso, porém ao usar essa fonte de 65w nesse toshiba não notei efeito colateral algum kkkk acho q só a dell que faz esses mecanismos chatos que fazem você sempre ter q trocar bateria ou fonte kkkkk  obrigado à todos pelas respostas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...