Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Antes de ontem, sexta, eu resolvi inicializar meu WhatsApp no meu PC, mas ele apontou esse erro do print, que nunca aconteceu nesses meses que eu estive utilizando o App no PC. Lembro que no momento em que eu tentei abrir o wpp, a Steam estava baixando um jogo, que foi interrompido por "não ter os arquivos necessários" (acho que era assim que estava escrito. Infelizmente, esqueci de tirar print.), mas foi só reiniciar o download que continuou normalmente, então não tenho certeza se esses dois acontecimentos possuem uma ligação. No mesmo dia, meu PC deu uma apresentando problemas. Entrei em um link que levava para uma postagem do twitter, mas na hora que entrei, deu uma leve travada e eu não conseguia clicar em nada, apenas conseguia mudar de janela e mexer no discord, mas não conseguia mexer na aba de tarefas e nem em outros programas já abertos pois o clique do mouse não funcionava neles... Não creio que o link era malicioso, pois era de um colega meu e outros conseguiram entrar no link sem problemas.

Outro detalhe que tem me incomodado é que, algumas vezes, quando convido alguém para jogar pelo Remote Play da Steam e essa pessoa entra, o jogo dá uma travada e me impede de trocar de janela e de mexer em qualquer outra coisa, mas, caso algum programa esteja reproduzindo áudio ou vídeo, eu consigo ouvir normalmente, mas não consigo mexer. Isso ocorreu ontem e antes de ontem.

No dia seguinte, ontem, eu baixei novamente o WhatsApp no PC, que abriu normalmente, então acabei ignorando tudo que aconteceu nesses dias, mas, hoje, quando resolvi abrir o WhatsApp após ter ligado o PC, o problema desse arquivo ausente retornou. Eu cheguei a pesquisar sobre como resolver esse problema, mas todos os sites, que não me passaram muita confiança, em que entrei recomendavam baixar algum programa específico (Asmwsoft PC Optimizer e DLL Reparar Ferramenta foram os recomendados)ou reinstalar o programa com problema para resolvê-lo, mas eu optei por vir aqui para saber se existe um método mais seguro, sem qualquer programa externo, para resolver isso. Também tenho a suspeita de que isso possa ser algum vírus que esteja deletando esse arquivo, já que os problemas que citei anteriormente ocorreram em um espaço um pouco curto de tempo, mas nenhum dos meus antivírus apontou nada.

Quando todos esses problemas ocorreram, eu fiquei com o gerenciador de tarefas aberto (isso já é um costume meu), verificando como estava o desempenho do PC e se alguma tarefa desconhecida estava atuando, mas encontrei nada de anormal também, então não sei mais o que fazer.

image.thumb.png.c9c0f05c092e37fe5749a4f7a1239d9a.png

• Moderador
Postado
1 hora atrás, Inacio Pimbador disse:

recomendavam baixar algum programa específico (Asmwsoft PC Optimizer e DLL Reparar Ferramenta foram os recomendados)ou reinstalar o programa com problema para resolvê-lo, mas eu optei por vir aqui para saber se existe um método mais seguro, sem qualquer programa externo, para resolver isso

Fez o certo. Esses programas são totalmente dispensáveis. A ausência de DLL era um problema na época do Windows XP onde existia o DLL Hell (isso é, vários programas utilizavam a mesma DLL, e se um fosse apagado, a DLL também seria apagada, impedindo que outros funcionassem). Isso foi resolvido há décadas pois os arquivos DLL são salvos em várias versões diferentes, conforme o aplicativo que você está utilizando, sendo que ao ser desinstalado, somente aquela versão específica é removida e não a DLL inteira. Resumindo: Esses programas de "fixar DLL" eram úteis décadas atrás, hoje em dia, são apenas meios de infectar o usuário com adwares e outros.

Abra um CMD como administrador e execute os seguintes comandos:

sfc /scannow

dism /online /cleanup-image /restorehealth

Reinicie o PC e veja se o problema persiste.

• Moderador
Postado

@Inacio Pimbador Abra um CMD normal (não abra como administrador), copie e cole o comando abaixo (com os parênteses), cole no CMD.

wevtutil epl system "C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx" && wevtutil epl application "C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx"

Dois arquivos serão gerados na área de trabalho: "logssystem.evtx" e "logapplication.evtx". Compacte-os como .zip ou .rar e anexe-os aqui na sua próxima resposta.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

image.png

Analisando os logs, existem diversos erros de rede. Não sei dizer se isto tem ou não relação com o problema relatado, mas vale tentar realizarmos as devidas atualizações.

Seu equipamento é um desktop ou notebook? Nos informe a marca e modelo dele.

Se for um PC montado (isso é, por conta própria ou de alguma loja de informática), abra um CMD e digite este comando:

wmic baseboard get product,manufacturer

Copie e cole o resultado e poste aqui.

• Moderador
Postado

@Inacio Pimbador Sim. Apenas essa informação já basta.

Vá em Iniciar > Digite "ponto" (sem aspas) e tecle Enter > Clique em Criar > Digite um nome qualquer.

Feito isso, baixe e instale o driver de Chipset e de rede do site da sua placa-mãe:

https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_597_chipset_2.09.28.509.zip

https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_542_w10_10.038.1118.2019.zip

Reinicie o PC, e quando voltar, digite os comandos sfc e dism (mencionados no outro post), reinicie o PC novamente e veja se os problemas persistem.

Postado
1 hora atrás, Inacio Pimbador disse:

@GabrielLV O erro no Whatsapp continuou... As instalações dos drivers ocorreram normalmente e os comandos não apontaram nada de errado. Desculpe a demora, estive ocupado.

Acabei de pesquisar pelo YouTube. Esse problema do arquivo ausente é um erro da versão atual do programa no Desktop, então tudo que ocorreu nesses últimos dias devem ter se tratado apenas de uma coincidência muito miserável... Os outros problemas eu ainda tenho a mínima ideia sobre, então irei esperar mais alguma instrução, mas esse problema do Whatsapp já pode ser considerado "resolvido".

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!