Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, na preparação para a migração Windows 10 para Windows 11 esbarrei no problema da inicialização segura, conforme a página da Microsoft:

https://www.windowscentral.com/how-enable-secure-boot-PC-install-windows-11

O problema é que nas opções do menu simplesmente não aparece  o item "UEFI firmware settings", deve ter alguma opção no setup da BIOS, mas não encontro qual:

placa-mãe ASRock X470 Master SLI, BIOS 4.4. CPU Ryzen 5 5600X

Alguém com MB ASRock 450 ou 470 já fez o procedimento?

• Moderador
Postado

@PedraX É, exatamente o que pensei. O Windows está instalado em Legacy. Você precisa reinstalar o sistema operacional em UEFI para poder atualizar para o Windows 11. Aquela opção, "Configurações do firmware UEFI", é apenas um atalho para a BIOS. Ela não aparece quando o Windows está instalado em Legacy.

Prepare um pendrive bootável com Windows montado usando a Ferramenta de Criação de Mídia da Microsoft e configure estas opções na BIOS antes de reinstalar o sistema:

• Boot Mode: UEFI
  • CSM: desativado
  • Secure Boot: ativado
  • TPM: fTPM (Firmware TPM)

Antes da instalação, você também precisa converter o HD ou SSD para GPT. Antes de clicar em "Instalar agora" no Instalador do Windows", aperte a combinação de teclas Shift + F10. Digite os seguintes comandos:

• diskpart
  • list disk
  • select disk N (onde N é o número do disco listado no comando anterior)
  • clean
  • convert gpt

Lembrando: estes comandos apagarão todo o conteúdo do HD ou SSD.

Postado

Boa tarde, obrigado por ajudar. Tem mesmo que fazer uma reinstalação "limpa"? É que meu Windows é todo original e não gostaria de apagar as configurações, muito menos as chaves de ativação. Fazer um pendrive de recuperação faz o mesmo efeito?

• Moderador
Postado

@PedraX Não. Você precisa reinstalar o sistema operacional em UEFI. A única opção além dessa é fazer uma instalação limpa do Windows 11, configurando todas estas opções que citei, quando o sistema for lançado.

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Rio McCloud disse:

Você precisa reinstalar o sistema com o UEFI ligado e o CSM desligado.

Ok.Deve ter dado algum problema mesmo, pois no setup de boot não aparece meu SSD NVMe onde está o Windows. Vou providenciar meus backups antes de cometer essa loucura...

Postado

Oi, boa tarde, tentei fazer os procedimentos conforme seu post:

"

Boot Mode: UEFI

CSM: desativado

Secure Boot: ativado

TPM: fTPM (Firmware TPM)

Antes da instalação, você também precisa converter o HD ou SSD para GPT. Antes de clicar em "Instalar agora" no Instalador do Windows", aperte a combinação de teclas Shift + F10. Digite os seguintes comandos:

diskpart

list disk

select disk N (onde N é o número do disco listado no comando anterior)

clean

convert gpt"

Mas acho que me embananei todo e deu um resultado bem preocupante,

Fiz o seguinte, tirei o HD e o  SSD NVMe do PC, instalei um SSD SATA convencional para testar o procedimento, só que o comando "clean" e o convert gpt não deram certo, aí fui na BIOS e tem um comando lá para apagar um SSD.

Recoloquei o SSD NVMe, o HD SATA convencional eo HD convencional onde tenho as aplicações instaladas e entrei com o W10 mesmo, minha intenção é criar um boot do LINUX Mint (no SSD NVMe )e usar o gparted para as configurações do SSD SATA.

Só que aconteceu uma coisa preocupante: O w10 não reconhece o HD convencional e nem o SSD convencional  onde eu tenho as aplicações instaladas(não deixo quase nada no SSD NVMe).

Estou quase fazendo um CLEAR CMOS para tirar as alterações feitas na BIOS.

É estranho porque lá dentro da BIOS aparece tudo: SSD NVMe, SSD SATA e o HD convencional, mas no Windows não aparece nada, nem no gerenciador de discos.

Postado

Mas dá boot sim, inclusive estou escrevendo nesse PC mesmo, o problema é que não aparecem os discos que eu quero trabalhar, como falei, um HD convencional, o SSD SATA novo onde vou testar o procedimento da instalação( o W10 está no NVMe, que quero preservar devido á licença estar lá)

Só reconheceu o NVMe e um pendrive onde ia baixar a imagem ISO do Linux

Postado

Bom dia, bom, depois de fazer o CLEAR CMOS, tudo voltou ao zero e aí fiz várias tentativas:

criei uma unidade de restauração do Windows 10 (pendrive de 16GB)

Situação atual:

1 SSD NVMe 240GB com a partição Windows original

1 SSD SATA3 240GB 

1 HD SATA3 convencional 2TB

Bom, tentei a restauração, fazendo o procedimento inicial de converter o SSD SATA3 em GPT, fiz o procedimento entrando no "prompt de comando" (quero fazer a experiencia antes de fazer no SATA NVMe, que tem o Windows original), porém o procedimento empacou por algum motivo, não entra o menu de instalação.

Fiz então um pendrive de instalação do site da Microsoft usando o Media Creator tool, mas aí notei que não deixa escolher a versão correta do W10(minha licença é a Professional), como esperado não aceitou a chave de ativação. Mesmo assim tentei prosseguir, mas empacou também.

Bom, pesquisando na Internet encontrei uma aplicação no site da Microsoft, o MBR2GPT.exe, ví alguns vídeos, mas queria a confirmação para a aplicação:

1: posso usar  essa aplicação bootando dentro da própria partição Windows? Ou uso a partir de um pendrive de instalação, usando o "prompt" de comando

2: é de se esperar que nada mude mesmo dentro da partição movida de MBR para GPT, ou seja, a partição continuará bootável e com a licença do Windows  ativa?

Se alguém tiver visto um vídeo com um procedimento bem mastigado, de preferência com uma configuração parecida com a minha, agradeceria muito.

• Moderador
Postado
59 minutos atrás, PedraX disse:

posso usar  essa aplicação bootando dentro da própria partição Windows? Ou uso a partir de um pendrive de instalação, usando o "prompt" de comando

@PedraX Acredito que precise estar no Ambiente de Recuperação, pois você estará alterando a tabela de partição onde o sistema fica armazenado.

1 hora atrás, PedraX disse:

é de se esperar que nada mude mesmo dentro da partição movida de MBR para GPT, ou seja, a partição continuará bootável e com a licença do Windows  ativa?

Se alguém tiver visto um vídeo com um procedimento bem mastigado, de preferência com uma configuração parecida com a minha, agradeceria muito.

@PedraX Se tudo ocorrer bem, sim. Entretanto, lembre-se de fazer backup dos seus dados. A Microsoft possui esse vídeo sobre a ferramenta:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...