Ir ao conteúdo

HD Seagate 2TB com barulho estranho. ST2000DM008

Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal tudo beleza?
Bom, comprei um HD da Seagate de 2Tb ST2000DM008 e ao fazer transferência de arquivos eu escuto uns barulhos estranhos.
É diferente porque eu tenho outro HD com o mesmo modelo e não escutei esses barulhinhos quando ele chegou.
Depois vou tentar transferir algo pra ele e reparar no barulho.
Mas e aí? É normal esse barulho, preciso acionar a garantia?

Eu já fiz testes com o crystal disk mark e vi no crystal disk info
Fiz teste com o SeaTools for Windows da própria seagate
Fiz teste com o Western Digital Data Liguard 

Aparentemente tudo normal em todos os teste.

Anexei o .zip com o áudio do barulho.

HD seagate.7z

• Solução
Postado

@Wryyy Esses HDs novos, tem 2 tecnologias de gravação, a tradicional CMR e a SMR, no caso dos barracudas e dos WD todos modelos acima de 1TB são SMR, e modelos mais avançados como a linha iron wolf e red são CMR.

O SMR é uma tecnologia de gravação, que permite gravar os dados de forma mais compacta no disco, mas também e mais lenta pra gravar, e pra alterar um único arquivo ela acaba tendo que regravar as trilhas vizinhas, pra minimizar essa lentidão HDs SMR tem mais cache de RAM e também trabalham uma espécie de cache CMR, os dados são gravados primeiro em uma area do disco no modo convencional CMR, e que quando o HD esta ocioso esses dados são novamente movidos pra area SMR, com isso é normal que esses HDs sejam mais barulhentos que HDs CMR tradicionais.

HD SMR é basicamente pra armazenar arquivos que você não vai alterar com frequência, tipo arquivos de backup, e também é importante não lotar esse HD ou a area de cache CMR vai ficar cheia e o HD ficara muito lerdo.

• Curtir 2
Postado

Entendi, eu realmente comprei esse HD como backup, só achei estranho o barulho mesmo. 
Mas como ele é do tipo SMR, eu entendi o porque disso agora. Tentei transferir um arquivo  grande para o meu outro HD da seagate e ele também faz esse barulho ( o mesmo do HD novo) mas é bem menos barulhento e já tem 1 ano de uso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...