Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boas.

Então, tava aqui ontem jogando Vermintide 2 e do nada começou a dar um lag spike porcão. Parecia que eu tava jogando em um daqueles PC de 2005. Depois de terminar a partida fui ver o que foi que houve mas o PC todo estava tão travado que decidi reiniciar. Após reiniciar, sabe quando mostra aquelas coisas da placa-mãe antes de bootar o Windows? Logo depois de aparecer essas paradinhas aparece a mensagem "disk error" se repetindo um milhão de vezes na tela, naquela tela preta de quando ainda não se iniciou o Windows. Eu abri o boot menu e escolhi pra bootar pelo meu segundo HD, que já tava instalado dentro do PC. Iniciou normal, o que pra mim não faz sentido porque o Windows não está instalado nele mas fazer o que, não entendo muito do assunto. Eu achei que meu HD C ia estar corrompido ou inválido de alguma forma, mas depois de iniciar o PC (em extrema lentidão) consegui acessar normalmente os arquivos presentes em C:. Mexi bastante no PC, pensei em formatar mas não fiz isso, ok, aí no final eu só reiniciei pra ver se tava bala. Voltou o erro e dessa vez eu não conseguia bootar nem pelo segundo HD. Já que eu não conseguia iniciar o Windows nesse PC eu fiz um pendrive bootavel pra formatar logo esse negócio todo e pronto. Vai q resolve. Fiz o pendrive pelo notebook de alguém aqui, levou uma eternidade então fui dormir. Acordei hoje e já fui socar o pendrive no PC pra resolver logo tudo e o PC iniciou o Windows normalmente pelo HD C:.... Qual o sentido disso cara? Esse HD n tava *****? N tava dando diskerror? É pra eu formatar ou não? É vírus isso aí hein? Sei não. Tô buscando ideia aqui. De qualquer jeito eu tô passando o pente fino de antivirus aqui e ver se pega algo, vai levar um tempão e enquanto isso acho que dá tempo de alguém responder aq. Valeu. Vou deixar um vídeo que mostra o tal do "diskerror", não dá pra ler direito mas creio q seja isto.

PS: todos os HDs no meu PC são velhos, principalmente o C:. Não tenho SSD. Eu sei que o nome C e D é só pra denominar onde tá instalado o Windows mas eu chamo eles assim porque não sei o "nome" de cada um, então vai isso mesmo. O C tem mais de 8 anos de uso. O D deve ter uns 5, 6. 

Edit: me falaram de temperatura aqui mas só pra esclarecer, ela não estava alta nem nada. Tá normalzinha lá pelos 44 graus cada HD.

Não deu pra mandar vídeo, só foto. 

IMG-20211013-WA0010.jpeg

Postado

Bom dia amigo, tente realizar o teste do HD  algum outro PC e se possível até com o notebook mesmo.

Recomendo usar comando CHKDSK no cmd para o sistema verificar o disco e as partições, se possível tente também usar o HirensBoot em um pendrive bootavel até para verificar com mais precisão, mas tente ir eliminando as possíveis causas testando o HD em outro PC acho que é o primeiro passo, volte com atualizações. valeu.

Postado

@mandypeppermint Um dos seus discos, provavelmente o de sistema, está dando tchau. É normal, especialmente por idade. HDDs e SSDs tem vida útil média de 5 anos, máxima entre 8 e 10 anos, mas dependendo das condições de operação podem durar menos ou mais que isso. Recomendo que instale os HDDs em outro PC e teste usando o CrystalDiskInfo ou HDtune. O chkdisk recomendado pelo colega @Marlon Vinicius Cardoso não vai lhe dar uma visão clara do que está acontecendo com o HD e não recomendo que utilize. 

HDDs/SSDs que falham devem ser substituídos, pois não há reparo para um componente que falha por desgaste mecânico como é o caso de HDs, ou dano às células como em SSDs.

Postado

@WOZ Dods o Crystal Disk Info diz que tá tudo bem e não tem vírus também. Deve ser o HD morrendo, não tenho muito o que fazer. Vou usar ele até conseguir ter um novo e não vou formatar porque se o HD tá mamando não vai adiantar nada. Mas tipo assim, eu quero passar o sistema pra outro HD então. Tem como? Vi que dá pra fazer espelhamento mas não é exatamente o que eu quero

Postado

@WOZ Dods meu plano então é passar tudo que me interessa pro disco externo q tenho aqui. Daí depois disso eu desconecto o externo e apago tudo que tá no atual D. Depois disso eu vou usar o reflect pra instalar tudo do atual C no D, e aí o D vai virar C, porque C é o que o sistema tá instalado, né? Aí depois de usar o Reflect vou apagar tudo do antigo C (o que tá com zica) e usar ele só pra armazenar coisas bobas até ele morrer de vez.

Postado

@mandypeppermint Não entendi o que você disse, mas vou explicar como deve ser. Você tem que criar o disco de resgate com o macrium reflect, iniciar o sistema por ele, vai precisar fazer um backup de "discos ou partições" e selecionar todas as partições do sistema operacional. Terá que ter um local para copiar essas partições com espaço disponível suficiente para comportá-las. Esse local não pode ser nessas partições nem no disco novo. Depois de feito o backup você restaura ele para o novo disco que deve estar com espaço não alocado suficiente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...