Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu computador só gosta de funcionar fora de casa. Parece piada mas não é, mais abaixo irei relatar todo o histórico até a data presente.

Comprei recentemente este computador de um terceiro e fiz os testes em sua residência, 100% funcional (até aquele momento). Levei para casa e lá já começou a apresentar um problema que me atormenta até hoje, de não ligar e só funcionar fora de casa. Não tenho muito conhecimento técnico sobre computador, mas sei o básico do básico sobre o funcionamento e sua montagem (onde alguns cabos podem - ou não - serem conectados), e decidi analisar as possíveis causas iniciais que vieram em mente: fonte e memória RAM.

Primeira tentativa: "Memória problemática?"

Comecei a mexer na memória RAM, sendo dual channel, fui testando o primeiro pente do primeiro ao quarto slot, e nada, logo após o segundo pente do primeiro ao quarto slot e nada também, não tinha borracha, então passei bem de leve papel higiênico para limpar o contato delas, mas nada resolvia. Tempos depois peguei um limpa contato emprestado e passei nos 4 slots, fiz o mesmo jogo de "tira memória, põe memória" e nada dele funcionar. Decidi então trazer a uma assistência próxima do meu trabalho e adivinhem, senhoras e senhores? O computador simplesmente veio a funcionar, mas por desencargo de consciência, decidi levar até a assistência para que não fosse uma viagem perdida e dessem o veredito do que poderia ser, mas infelizmente, em duas assistências que passei, os técnicos "recusaram" analisar a situação pois o computador havia ligado e "preferiam" que ele não tivesse ligado e poderiam isolar alguns fatores para análise minuciosa. Voltei ao trabalho e ele ligou normalmente, levei para casa e ele veio a funcionar (Finalmente!). No dia seguinte veio a "belíssima" surpresa: o computador não ligou. Tirei o cabo da fonte e também da rede elétrica, e quando cheguei pela noite, tentei novamente conectar o cabo na rede e à fonte para fazer novo teste e o computador não ligou novamente.

Segunda tentativa: "Fonte operando em potência baixa?"

Busquei alguns tutoriais e também assisti alguns vídeos referente a problemas na fonte, para ver se não seria algum problema de alimentação entre a fonte e a placa-mãe. Encontrei um vídeo na internet que era possível de testar se a fonte ligava (ou não), onde poderia usar um clips de papel conectando uma ponta no terra (fio preto) e outro no que executava a função de ligar o computador (fio verde), liguei tudo certo, conectei o cabo corretamente e virei a chave da fonte para ON, só que, quando liguei, a ventoinha da fonte tinha uma rotação baixa, e nem se comparava com a velocidade que ele atingia quando ligava normalmente, mas pensei também que poderia ser pelo fato de não exigir tanto (talvez?). Após testar na conexão 110v, fui para o 220v e, ainda assim, girava numa mesma velocidade. Por fim, conectei todos os cabos na fonte, tentei ligar novamente no 110v e 220v com o computador já montado novamente e ele não dava sinal de vida.

Terceira tentativa: "Tudo ou nada!"

Após os passeios que dei com meu precioso (o computador, claro) e ver que meu computador só funcionava fora de casa, levei ontem para uma assistência técnica onde logo de cara ele já não ligava, fez um teste isolado com a fonte e viu que funcionava normalmente, fez um teste com o cabo de 24 pinos a um aparelho e viu que corria normal a tensão necessária para ligar o computador, mexeu nos cabos pra ver se não era nenhum problema no botão para inicializar. Falei com ele sobre eu ter mexido nos fios que eram responsáveis por ligar e havia invertido em 180° e depois voltei, nisso só ligava os leds, mas o computador não ligava. Ele continuou a fazer mais testes e deixou apenas o fio responsável por emitir o comando de ligar o computador e daí ele veio a ligar. Decidi por deixar o computador lá para ele fazer novos testes de: desligar novamente, aguardar uma hora, ligar novamente, testar com outros componentes que possui (nem sei ao certo o que ele fez, mas enfim) e ao fim do dia eu buscaria para voltar a usá-lo. Quando chego, ele liga normal e me fala que é pra funcionar de boa (óbvio isso, né?) e, se desse algum problema, deveria retornar para fazer uma análise mais a fundo, decidi então levar pra casa e ele funcionou normalmente.

Extra: "Pobre tem que se lascar mesmo"

Hoje cedo, por desencargo de consciência, decidi tentar ligar, porque eu já estava na expectativa, né? De chegar do trabalho e já ligar para poder jogar, e eu descubro que o destino me pregou outra peça, ele novamente não ligou. Agora estou perdido, sem saber o que pode ser, se é a fonte, placa-mãe, algum componente que esteja dando mau contato.

Um detalhe que devo acrescentar é: a casa é um pouco antiga, a fiação foi trocada há uns 10 anos mais ou menos e, recentemente, tivemos um problema que deu curto, mas que já foi consertado, isso antes de eu pegar o computador, mas não sei se afetaria, já que ele ligou em algumas oportunidades.

Desculpem o texto longo, mas paguei um pouco caro, e percebi que saiu mais caro ainda, e eu estou sem saber o que fazer, precisando de ajuda para poder arrumar meu computador e ter uma vida com um pouco de paz, que só o jogo pode me trazer neste momento :(

Obrigado a quem leu até aqui e, quem puder ajudar, serei imensamente grato!

Esqueci das configurações do meu computador, segue abaixo:

Ryzen 5 1600;

GTX 1060;

16GB RAM;

SSD NVMe 256gb

Watercooler corsair (não sei o modelo);

Fonte Evga 600w 80 plus;

Windows 10 64bits.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, kayo.sccp disse:

decidi analisar as possíveis causas iniciais que vieram em mente: fonte e memória RAM.

Não entendi, por que fonte e memória impediriam o PC de funcionar na sua casa, mas não fora dela...?

Tá na cara que é problema elétrico, chame um eletricista.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Shaman93 disse:

Não entendi, por que fonte e memória impediriam o PC de funcionar na sua casa, mas não fora dela...?

Tá na cara que é problema elétrico, chame um eletricista.

O problema, @Shaman93, é que tudo o que está em casa, funciona normalmente, sem nenhum pico ou instabilidade, nada foi afetado, e como meu computador chegou depois, não teria como fazer um comparativo, sabe? Novamente, não tenho um conhecimento sobre o funcionamento de cada componente, sei o básico do básico e fui arriscando em um e outro, mas estou aqui para entender, resolver e, acima de tudo, aprender.

Postado
8 minutos atrás, kayo.sccp disse:

tudo o que está em casa, funciona normalmente

23 minutos atrás, kayo.sccp disse:

recentemente, tivemos um problema que deu curto, mas que já foi consertado

Não é bem o que eu chamaria de normalmente. A pessoa que fez o reparo foi um eletricista qualificado? Infelizmente tá cheio de picareta no ramo. Mesmo que outros equipamentos funcionem normalmente, ainda acho que é quase certo que seja um problema elétrico. Eu chamaria um eletricista qualificado (com formação profissional) pra dar uma olhada e fazer um orçamento. Pode ser que só a visita já custe algo, mas esse é o preço do tempo e conhecimento do cara. Já vi vários casos semelhantes aqui no fórum (tudo funciona, menos o PC, que quando vai pra assistência ou casa de amigo funciona normalmente) que foram resolvidos com reparos elétricos na casa.

Postado
8 minutos atrás, Shaman93 disse:

Não é bem o que eu chamaria de normalmente. A pessoa que fez o reparo foi um eletricista qualificado? Infelizmente tá cheio de picareta no ramo. Mesmo que outros equipamentos funcionem normalmente, ainda acho que é quase certo que seja um problema elétrico. Eu chamaria um eletricista qualificado (com formação profissional) pra dar uma olhada e fazer um orçamento. Pode ser que só a visita já custe algo, mas esse é o preço do tempo e conhecimento do cara. Já vi vários casos semelhantes aqui no fórum (tudo funciona, menos o PC, que quando vai pra assistência ou casa de amigo funciona normalmente) que foram resolvidos com reparos elétricos na casa.

Bom, posso então desconsiderar uma nova visita até a assistência técnica? É que já estou de mudança e então seria plausível aguardar para testar na nova residência antes de um novo passeio com ele? Realmente estou sem noção do que faço, porque parece que comprei uma pequena bomba, uma bucha.

Sobre o profissional que fez o reparo, ele trabalha com isso há uns 10 anos, mais ou menos, não sei seu grau de formação técnica, mas foi a quem podíamos recorrer naquele momento.

Postado
1 minuto atrás, Flávio Pedroza disse:

Está usando uma tomada aterrada?

Bom, não tenho certeza se saberei responder sua dúvida, mas a fonte possui três pinos e a tomada tem três furos. Seria isso? Desculpe, mas careço deste tipo de conhecimento.

• Membro VIP
Postado

@kayo.sccp Bom dia

O computador está ligado diretamente na tomada ou está passando por régua de tomada, estabilizador de tensão.

Ligue o computador em um régua de tomada, e se tiver um multímetro, faça a medição da tomada com o computador ligado e desligado.

Se a tensão cair para menos de 90 volts, a máquina pode até ligar porém não vai dar vídeo.

Verifique se a polaridade da tomada se está correta.

Tomadas%202B3.jpg

Para fazer o teste você pode usar essa chaves de fenda de teste.

chave_teste_3x60mm_100v_a_500v_worker_46

Ou o próprio multimetro e para fazer isso coloque o multimetro na escada de " AC " e segure em uma das ponta de provas com a mão e na outra coloque em um dos orifícios da tomada (conforme a foto).

multimetro-digital-dt830b-profissional.j

Pode ficar tranquilo que se você ligar conforme a foto não tem perigo de tomar choque, a menos que você conecte as pontas de prova no "COM" e no "10A".

O orifício "FASE" da tomada vai dar um valor bem baixo e o "NEUTRO" vai dar "ZERO" no multímetro.

No meu serviço já peguei um caso que uma impressora estava ligada em um tomada que provavelmente estava ligado na "FASE" e no "TERRA" do painel, e se você usar o "TERRA" do quadro de alimentação como "NEUTRO" depende o que ligar funciona normalmente, na escala do multímetro vai marcar 127 volts, só que não tem força o suficiênte para ligar por exemplo uma lâmpada incandescente.

A impressora ligava normal só que não tinha força para imprimir.

lampada.jpeg

O mesmo caso se você ligar uma  lâmpada na fase e no terra, ela vai até ligar só que ela vai perder um pouco do brilho.

Uma lâmpada de 100 watts ligada em 127 volts consome em média 0,80 amperes, imagina um computador que consome em média 5 ampéres, a tensão da tomada que é  de 127 volts para uns 80 volts, nessa condições a máquina não vai ligar mesmo.

Até um mal isolamente pode fazer a tensão da tomada cair.

Faça o teste em outra tomada da sua casa como por exemplo na sala, na cozinho, porque as vezes o problema está na tomada que está ligada o PC, ou puxe um extensão.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Quando você liga o computador, a placa-mãe manda um sinal para a fonte e ela responde com um power OK. Se a fonte não estiver apta a iniciar o computador, ela não passa o sinal de OK para a placa-mãe. Isso pode ser devido a problema na fonte ou a tensão elétrica da sua casa não estar dentro dos padrões.

Postado

Se o PC liga normalmente em uma rede elétrica estável, [uma rede bem construída] 1+1=2 o problema evidentemente está aí.

Com todos esses testes e não indicou problema na fonte ou outro componente, está mais que evidente que este problema está ligado somente a alimentação de energia.

Todavia reforço também sobre chamar uma pessoa qualificada para averiguar essa instalação elétrica,  além de que pode vir a causar danos até em outros eletrodomésticos por não terem a corrente elétrica adequada vindo das tomadas.

Se já houve um curto nessa rede uma vez, pode ter sido por causada por uma falha da rede elétrica, ou até mesmo este curto pode ter deixado pra trás algum isolamento danificado e estar causando os problemas atuais.

Postado

Olá pessoal, infelizmente a resposta que tive não está relacionada a casa, mas sim a placa-mãe.

Decidi deixar o computador uns dois dias na assistência técnica, onde ele inicializava normalmente no primeiro dia, ficou horas ligado, desligava e ligava e assim foi seguindo, já no segundo dia, ele demorou um pouco para ligar e, somente após umas 5 tentativas em momentos diferentes do dia que ele veio a ligar, mas após desligar e aguardar 20 a 30 minutos, já não respondia ao comando, e então a suspeita veio para uma peça chamada SUPER I/O, que é responsável pela entrada e saída, input e output. Feito esse diagnóstico, novos testes isolados foram realizados e foi identificado por um teste direto no aterramento da placa-mãe e no fio verde lá do cabo 24 pinos que eu esqueci o nome, e viu-se que a energia de 5 volts permanecia estável, sendo que deveria zerar para o comando ser executado, esse teste foi feito anteontem, ontem e hoje (30/10), mas esta assistência não cuida de reparos de placa-mãe.

agora vendo todo este cenário, podem me orientar sobre como proceder? Há reparo para esta peça? Seria melhor reparar mesmo? Porque o barato pode sair mais caro ainda. Seria melhor comprar uma nova? Se sim, qual modelo em específico que atenda ao meu setup (descrito na postagem inicial).

Postado

@kayo.sccp O reparo é a troca do super IO se for ele o problema.  Ainda que a troca do Super IO resolvesse o problema é difícil alguém com experiência que vá fazer por menos de 150-200R$.[no meio disso tudo ainda pode surgir problema em outro componente da placa e o reparo ficar até mais caro,  só um exemplo.]    O ideal seria você procurar se há alguma assistência aí na redondeza que faz esse tipo de reparo em placa antes para tentar um orçamento para poder analisar o Custo/Benefício de mandar para reparo.

Você não mencionou o modelo da placa-mãe atual,  mas para o r5 1600 qualquer A320 serve, se não for fazer OC.  Caso queira aí precisara de uma B450.   Fica a seu critério. 

Postado
5 minutos atrás, Alex Weiss disse:

@kayo.sccp O reparo é a troca do super IO se for ele o problema.  Ainda que a troca do Super IO resolvesse o problema é difícil alguém com experiência que vá fazer por menos de 150-200R$.[no meio disso tudo ainda pode surgir problema em outro componente da placa e o reparo ficar até mais caro,  só um exemplo.]    O ideal seria você procurar se há alguma assistência aí na redondeza que faz esse tipo de reparo em placa antes para tentar um orçamento para poder analisar o Custo/Benefício de mandar para reparo.

Você não mencionou o modelo da placa-mãe atual,  mas para o r5 1600 qualquer A320 serve, se não for fazer OC.  Caso queira aí precisara de uma B450.   Fica a seu critério. 

@Alex Weiss a placa-mãe e do modelo: B450 Pro4. Se for custar 150 - 200 reais, seria mais vantajoso então pegar uma nova, certo?

Postado
32 minutos atrás, kayo.sccp disse:

B450 Pro4

@kayo.sccp A quanto tempo tem ela? se estiver na garantia ainda, seria viável usá-la.

Se não, o reparo deverá considerar o valor do concerto + frete ida/volta para assistência caso more muito longe para levar.  Aí tu pondera o que é mais viável.     Sem os valores não dá pra indicar o que deve ser feito.

As B450 estão na casa dos R$500 +-  então veja se é mais pratico pra você comprar uma nova. O concerto pode sair mais barato, se vai solucionar o problema isso é incerto.   

Postado
18 minutos atrás, Alex Weiss disse:

@kayo.sccp A quanto tempo tem ela? se estiver na garantia ainda, seria viável usá-la.

Se não, o reparo deverá considerar o valor do concerto + frete ida/volta para assistência caso more muito longe para levar.  Aí tu pondera o que é mais viável.     Sem os valores não dá pra indicar o que deve ser feito.

As B450 estão na casa dos R$500 +-  então veja se é mais pratico pra você comprar uma nova. O concerto pode sair mais barato, se vai solucionar o problema isso é incerto.   

@Alex Weiss o problema, meu amigo, é que peguei esse computador já usado, e não sei a “idade” dos componentes, sabe aquele ditado: “o barato sai caro”? Então, estou vendo isso na prática. Se o problema reside na placa-mãe e eu quero resolver de vez isso, vou optar por trocar. Teria alguma recomendação de modelo semelhante e que atenda ao meu setup? Vi algumas variações da B450M, mas não entendi muito da diferença entre elas, eu não sei como comparar umas com as outras.

Postado

@kayo.sccp Se quiser alguma coisa um pouco mais robusta a B450 DS3H V2 é uma boa possui 4 slots de memoria e tem dissipadores melhores para faixa de preço.  Apesar do preço estar um pouco alto. 

Caso não pense me fazer OC pode optar por uma b450 mais simples ASUS, MSI Gigabyte, ou até mesmo uma A320, se tratando do 1600 ela levaria de boa. 

Postado
2 horas atrás, Alex Weiss disse:

@kayo.sccp Se quiser alguma coisa um pouco mais robusta a B450 DS3H V2 é uma boa possui 4 slots de memoria e tem dissipadores melhores para faixa de preço.  Apesar do preço estar um pouco alto. 

Caso não pense me fazer OC pode optar por uma b450 mais simples ASUS, MSI Gigabyte, ou até mesmo uma A320, se tratando do 1600 ela levaria de boa. 

@Alex Weissno caso eu penso em fazer, até o final do primeiro semestre de 2022, a substituição desse processador para um Ryzen 7 de terceira geração, claro, se os preços não estiverem salgados, então essa cpu está aí de passagem. Esse modelo que apresentou, seria uma boa?

Postado

@kayo.sccp Nesse cenário você tem 2 opções:  1- Comprar uma boa B450 agora e depois trocar por Ryzen 7 3ª.   

Ou 2-comprar uma placa-mãe que quebre o galho agora, e depois já que vai trocar de processador, poderia migrar logo para os Ryzen 5000 por exemplo um 5600x + A520M DS3H.  o ganho de desempenho seria extremamente perceptível.  

E também considerando que, placas mãe e processador Ryzen 3ª estão quase o mesmo preço de montar um kit para o Ryzen 5000.  [essa seria a jogada]

Mas se ainda quiser, dentre as B450 próximo aos R$500 a B450DS3H dentro do que ela oferece comparado com as concorrentes do preço seria a melhor escolha,  Modelos B450 mais robustos do que ela estão na casa dos +600-700.  O que já não valem a pena se for ver que modelos como A520 e B550 estão nessa mesma faixa de preço para a nova geração. 

Na verdade hoje sai até mais barato montar um kit Ryzen 5000 do que 3000.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!