Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Gostaria de um feedback sobre essa situação envolvendo meu notebook e um projetor LED recém-comprado, resolução nativa de 1080p.

Ocorre que esse projetor funciona normalmente em todos os dispositivos que testei (videogame, tv box e 2 notebooks), porém, justamente no MEU notebook, ele não reconhece, e simplesmente não dá imagem pelo HDMI... apenas fica numa tela preta com a mensagem "Invalid Format". Que por sinal, já indica algo mais sutil, pois diferente do tradicional "NO SIGNAL", sugere que ele está recebendo imagem, mas não consegue projetar.

Pode-se imaginar que já tentei de tudo pra verificar o problema, e de fato o fiz. Segue a lista:

- Usar outro cabo HDMI: sem sucesso;

- Conectar os aparelhos em ordem diferente (primeiro o projetor, depois o notebook, e vice-versa): sem sucesso;

- Mudar a resolução da tela do notebook manualmente: sem sucesso (tentei todas as possíveis);

- Testar outros modos de projeção pelas opções de projeção do Windows: sem sucesso;

- Atualizar os drivers de vídeo: sem sucesso.

Um detalhe curioso é que, na primeira vez que conectei ao meu notebook, surgiu uma mensagem na tela (do notebook) como se o Windows tivesse reconhecido novo dispositivo, e abriu aquela janela como se estivesse pra instalar um novo dispositivo USB, como às vezes acontece com celular, câmeras, etc. Mas como não saiu do lugar, tive que fechar. Depois disso, não apareceu mais. 

O sistema do note é Windows 8.1, possui vídeo integrado Intel HD Graphics 4000, e o mais esquisito é que consigo usar outros 2 projetores do mesmo tipo normalmente nele, plugou no HDMI, pegou na hora, sem problemas. Já quebrei demais a cabeça, e pesquisei em tudo que é canto, mas nada de solução até agora.

Postado
10 minutos atrás, Math.Pi disse:

Obrigado. Mas pergunto se isso não forçaria a tela a trabalhar em 640x480. Se for assim, não ajuda muito, pois preciso usar o máximo que o notebook pode entregar, até pra usufruir do próprio projetor que é 1080p. Além disso, a intenção é para jogos. 

• Membro VIP
Postado
34 minutos atrás, Asaftas Ardem disse:

Obrigado. Mas pergunto se isso não forçaria a tela a trabalhar em 640x480. Se for assim, não ajuda muito, pois preciso usar o máximo que o notebook pode entregar, até pra usufruir do próprio projetor que é 1080p. Além disso, a intenção é para jogos. 

A ideia é fazer os 2 funcionarem. Depois você ajusta. Não adianta colocar a carroça na frente dos bois.

• Curtir 1
Postado
Em 26/10/2021 às 13:23, Math.Pi disse:

A ideia é fazer os 2 funcionarem. Depois você ajusta. Não adianta colocar a carroça na frente dos bois.

Ok. Fiz o procedimento, mas um detalhe que me chamou atenção foi mesmo tendo habilitado vídeo de baixa resolução, nas opções de inicialização, notei que a aparência mudou apenas na tela de logon do windows (ficou tipo 4:3 e com texto grande). Depois que carregou a área de trabalho, a aparência do vídeo voltou à habitual, inclusive na opção padrão de 1366x768 (recomendada).

EDIT: tentei novamente, e carregou ok, com vídeo em 800x600. Mas ao conectar o projetor, nada feito; inclusive, parece que dessa vez eles simplesmente se ignoraram, pois apresentou tela de "NO SIGNAL", em vez de "Invalid Format". Nem usando as teclas de atalho do teclado (no meu caso é Fn + F3, pra ativar os modos de projeção") a imagem da tela só piscava, sem "entrar" pro projetor. 

Postado
5 horas atrás, Math.Pi disse:

@Asaftas Ardem Um detalhe que esse procedimento deve ser feito com o projetor já conectado, senão as configurações não são aplicadas a ele. 

Ah, não sabia. Vou tentar de novo com o projetor ligado então.

5 horas atrás, fredblaster disse:

Veja no manual do projetor a versão do cabo HDMI qu ele suporta. boa Sorte.

Bom, como falei, questão de cabos já foi bastante testado, e não deu certo. Os mesmos cabos que uso são os que o projetor funciona normalmente em outros aparelhos. O problema é bem específico entre ele e meu notebook.

Postado
Em 28/10/2021 às 09:48, Math.Pi disse:

@Asaftas Ardem Um detalhe que esse procedimento deve ser feito com o projetor já conectado, senão as configurações não são aplicadas a ele. 

Ok, fiz mas não deu certo. 

Primeiro, se eu tento ativar o modo HDMI no projetor em qualquer momento, com ele ligado ao PC, ficam o monitor sem imagem e a imagem projetada preta com a mensagem "Invalid Format" flutuando. Daí, impossível usar o note. 

E seu deixo pra ativar o HDMI na hora de reiniciar com a inicialização avançada, também dá na mesma. Daí, deixei pra ativar apenas na tela de logon, quando já carrega com resolução baixa. Mas aí, dá novamente Invalid Format, e quando desativo o HDMI vejo que o monitor já voltou automaticamente pra resolução padrão. 

Postado
2 horas atrás, Math.Pi disse:

Situação muito doida. Desinstale o driver de vídeo e tente novamente.

Sugiro usar o programa DDU no modo de segurança.

Doida é apelido! 😤 Acho quem não daria nem pro Sherlock Holmes! 😆

Cheguei a reverter os drivers uma vez, e depois passei pra versão mais atual. Teria efeito diferente usando esse DDU?

• Membro VIP
Postado
Em 29/10/2021 às 18:36, Asaftas Ardem disse:

Doida é apelido! 😤 Acho quem não daria nem pro Sherlock Holmes! 😆

Cheguei a reverter os drivers uma vez, e depois passei pra versão mais atual. Teria efeito diferente usando esse DDU?

O DDU limpa os rastros de versões que ficam instaladas mesmo quando você troca de driver.

• 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...