Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi a todos, por favor o meu receiver Gradiente 1300 esta com problema no potenciômetro do volume, ele não zera mais o volume  do canal esquerdo, só do Direito, eu gostaria de se possível consertar ele ja que é original gradiente, contudo não achei ninguém para fazer o serviço, um usado em bom estado também interessa, já que estas peças da Gradiente não existem mais novas, que puder me ajudar eu agradeço Obrigado

• mês depois...
Postado

Judiação, adoro esses receivers vintage. Os técnicos mais novos de hoje em dia não querem saber de aparelhos antigos, é a mesma dificuldade de achar um mecânico que saiba mexer com um carro com carburador, tem que ser alguém "das antigas" com um estoque de sucatas.  voce parece entender um pouco de eletronica, espero não estar ensinando o padre nosso ao vigário. Em si é só trocar o potenciômetro, precisa achar um que seja pelo menos parecido com um eixo que se adapte ao knob. Todos os aparelhos dessa época usam potenciômetros semelhantes. São potenciômetros duplos (dois potenciômetros montados um atrás do outro com um único eixo) geralmente de 10 K ohms logaritmos. Mas o valor não costuma ser crítico, provavelmente qualquer um entre 10 k log e 50 k log deve funcionar. A ligação desses potenciômetros de volume analógico é padrão, nos mais simples são 3 terminais por lado totalizando 6 terminais e muitos tem uma quarta ligação por lado que tem a ver com o controle de Loudness, servem para desabilitar esse efeito depois da metade do volume. Olhando de frente para o eixo com os terminais para baixo o sinal entra pelo terminal da direita, sai pelo terminal do meio e o terminal da esquerda é o terra. Quando para de zerar o volume é porque a ligação da trilha interna de carbono com o terminal esquerdo está interrompida. Pode ser que você dê sorte e o problema nem seja no potenciômetro mas sim na solda ou na trilha da placa impressa que vai no terminal esquerdo. As vezes com muito jeito dá pra refazer a conexão da trilha de carbono com o terminal, talvez até com com tinta condutiva, depende de como o potenciômetro é montado. Às vezes tem pessoas vendendo componentes específicos no mercado livre ou aparelhos iguais com defeito para tirar peças. E, se puder tirar o potenciômetro, com ele em mãos você pode dar sorte de achar algum parecido numa sucata. Boa sorte, espero ter ajudado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!