Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um HD e um SSD M.2 e quero instalar o Windows 10 em GPT mas não consigo entrar no setup do windows de jeito nenhum, Mesmo com a opção de boot estando no UEFI Only, e tambem desativando o csm, não consigo dar boot no pendrive em uefi de jeito nenhum, o logo da placa-mãe pisca e reinicia.
Fiz de tudo, ja troquei de iso pensando que poderia ser algo relacionado, nada da certo.
Ja tentei colocar o pendrive bootavel em NTFS/fat32 e tambem não deu certo.
E tambem ja tentei com o Secure boot desativado e nada.

placa-mãe: GIGABYTE GA-A320MA-M.2

Postado
6 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Antes de tudo, garanta que o pendrive está ok:

https://rufus.ie/

rufus_win10_uefi.thumb.png.7c81642b6a7fd5dee9ae1198ed05617d.png

Se não quiser baixar o ISO, clique em "SELECIONAR".

Eu tinha feito o primeiro pendrive bootavel pelo programa da microsoft la, porém não deu boot em uefi e muito menos em legacy, daí fui fazer pelo rufus com outra iso e deu a mesma coisa, Por isso que desconfio que possa ser algo na placa-mãe.

• Membro VIP
Postado

Configure "Windows 10 Features", na guia "BIOS", para "Windows 10" (às vezes a opção chama-se "Windows 8/10 Features") no setup da placa.

Use o menu de boot acessível através da tecla F12 para inicializar pelo pendrive.

Postado
1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Configure "Windows 10 Features", na guia "BIOS", para "Windows 10" (às vezes a opção chama-se "Windows 8/10 Features") no setup da placa.

Use o menu de boot acessível através da tecla F12 para inicializar pelo pendrive.

Procurei por essa opção e em nenhum lugar da BIOS tinha. Toda as vezes que vou dar boot é pelo F12.

• Membro VIP
Postado

Esquisito, no manual diz que era para estar nessa tela. Talvez o BIOS esteja desatualizado?

Contudo, com "Storage Boot Option Control" em "Legacy Only" nunca vai inicializar pelo SSD NVMe. Esses BIOS da Gigabyte como sempre são uma lástima...

Coloque "CSM Support" em "Disabled" que deverá desligar todo o legado carcomido e colocar as outras opções em "UEFI Only", que é a configuração correta, que deveria ser padrão há muito tempo.

Postado
agora, Marcos FRM disse:

Esquisito, no manual diz que era para estar nessa tela. Talvez o BIOS esteja desatualizado?

Contudo, com "Storage Boot Option Control" em "Legacy Only" nunca vai inicializar pelo SSD NVMe. Esses BIOS da Gigabyte como sempre são uma lástima...

Coloque "CSM Support" em "Disabled" que deverá desligar todo o legado carcomido e colocar as outras opções em "UEFI Only", que é a configuração correta, que deveria ser padrão há muito tempo.

Quando deixo o CSM ''Disabled'' aquelas opções de Storage Boot Option Somem, E fica na mesma coisa de só piscar o logo da gigabyte e reiniciar, fica nesse loop pra sempre se deixar. Tentei um pendrive bootavel com o windows 10 em MBR com a opção Legacy Only, pra ver se ia e não foi tambem, porém foi diferente, fica piscando um ''_'' no superior esquerdo da tela e depois de um tempinho aparece o logo do windows como se fosse abrir o setup, mas quando aparece esse logo do windows o PC reinicia.

Estou pensando em instalar o windows no SSD na casa de um amigo e ver se consigo dar boot no SSD com o windows ja instalado, meu medo é instalar em GPT e não querer dar boot, porque o HD com windows que funciona normalmente aqui está em MBR. Acho que vou ter q tentar.

• Membro VIP
Postado

O pendrive tem que ser GPT (use o Rufus), pois você precisa que seja instalação UEFI por causa do SSD NVMe. É o único jeito de funcionar.

Agora por que não carrega é alguma bruxaria desse BIOS. Na guia "Peripherals", veja se a opção "USB Mass Storage Driver Support" está em "Enabled".

Qual versão é esse BIOS (guia "System")?

Postado
4 minutos atrás, Marcos FRM disse:

O pendrive tem que ser GPT (use o Rufus), pois você precisa que seja instalação UEFI por causa do SSD NVMe. É o único jeito de funcionar.

Agora por que não carrega é alguma bruxaria desse BIOS. Na guia "Peripherals", veja se a opção "USB Mass Storage Driver Support" está em "Enabled".

Qual versão é esse BIOS (guia "System")?

Versão da BIOS é a F22 
A opção USB Mass Storage Driver Support está ativada.
Estranho que da ultima vez que formatei, o pendrive funcionou perfeitamente.
20211103_174334.thumb.jpg.39e25b752f4b104ae916f31da460ce45.jpg

• Membro VIP
Postado

Talvez tenha funcionado em Legacy...

Tente desconectar temporariamente qualquer dispositivo SATA existente. Esses BIOS da Gigabyte são cheios de frescuras.

Eu atualizaria o BIOS, pois tem uma penca de correções desde a versão F22. Apenas cuide, caso vá fazer, que, segundo o site (considerando a GA-A320MA-M.2 rev. 1.0), precisa ser em duas etapas: primeiro atualiza para a versão F31, depois para a última F50d.

Postado
4 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Talvez tenha funcionado em Legacy...

Tente desconectar temporariamente qualquer dispositivo SATA existente. Esses BIOS da Gigabyte são cheios de frescuras.

Eu atualizaria o BIOS, pois tem uma penca de correções desde a versão F22. Apenas cuide, caso vá fazer, que, segundo o site (considerando a GA-A320MA-M.2 rev. 1.0), precisa ser em duas etapas: primeiro atualiza para a versão F31, depois para a última F50d.

Quando funcionou estava em UEFI, mas acabei refazendo o bootavel para MBR porque eu não sabia que dava pra converter o disco.

Quando funcionou eu estava somente com 1 HD, Dessa vez as vezes que tentei eu estava sempre com o HD de 1TB conectado junto ao SSD. Talvez possa ser essa minha solução, vou tentar hoje novamente só com o SSD e o resto desconectado do cabo sata.

Atualizar a BIOS eu vou deixar pra ultimo caso porque aqui costuma cair bastante a luz, e se cair a luz enquanto eu atualizo é F. 

• Curtir 1
  • 5 meses depois...
Postado
Em 03/11/2021 às 20:40, Guilherme Marins disse:

Quando funcionou estava em UEFI, mas acabei refazendo o bootavel para MBR porque eu não sabia que dava pra converter o disco.
...

Pendrive para UEFI é muito simples: GPT e FAT32 !!!

Recomendo deixar a ordem de boot "normal" (primeiro o Windows Boot Manager) e, durante a inicialização, usar o menu de boot (F7? F10?). É mais fácil enxergar o pendrive e já fica na ordem correta quando a instalação reiniciar.

Quanto ao HD/SSD onde instalar, lembre-se... GPT

Não crie partição nenhuma, deixe limpo pois o Windows as criará como quiser.

SE quiser particionar para dados, crie essa partição do tamanho desejado no final do disco, antes da instalação, deixando todo o espaço inicial não alocado. Se fizer depois, alterará a configuração de recovery do Windows.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...