Ir ao conteúdo

Porque não existem adaptador de 3 molex para 8 pinos de gpu?

Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Postado

Se o molex/sata fornece 54w cada, o conector de 6 pinos da gpu usa por volta de 75w 2 molex são suficiente, mas para o de 8 pinos usa até 150w de energia então para ser mais seguro deveriam usar 3 molex ao invés de 2. Sei que o limite de energia deles é maior mas ai já é fora da especificação do conector.image.thumb.png.a1a33a8535c81b246dc42e3ef0a616bf.png

Postado
Citação

Porque não existem adaptador de 3 molex para 8 pinos de gpu?

Hmm.    :zoio:..

Não sei porque não existe tal adaptador.

Mas acredito que não seja tão simples, um cabo molex/sata, por mais que possa fornecer essa quantidade de watts, não significa que ele foi feito para isso. 

O fio pode simplesmente não suportar a alta demanda, ou pode ter outros fatores como a elevação de temperatura tolerada para esse fio.

Também não recomendo em hipótese alguma o uso de adaptadores de energia em cabos SATA/Molex, por questões de segurança.

• Solução
Postado

@Joãoleineker8 Esses adaptadores são gambiarras, se a fonte não tem conectores suficientes pra ligar uma ou varias placas de video; então é sinal que ela provavelmente não aguenta ou não foi feita pra receber varias placas de video.

De nada adiantaria usar 4 molex ja que na maioria das fontes os molex vem do mesmo cabo! a corrente entre eles é compartilhada entre todos no mesmo cabo!

Essa questão de ter mais fios no conector tem mais haver com evitar uma queda de tensão muito grande a ponto de derreter os conectores... por exemplo se a placa de video precisa de 150W e tem um conector de 8 pinos, puxaria 12.5A em 12V mas se o molex porcaria derrubasse essa tensão pra uns 8V, a placa teria de puxar 19A desse cabo pra manter a GPU funcionando e com 19A em um fiozinho de 0.5mm algo começaria a feder...

Postado

Sim também acho que não são seguros em vários sentidos, mas acho que em alguns casos não são tão perigosos, tipo no caso da HD 7770 que tem 1x6 pinos, mas consome 80w então os conectores mesmo que a placa excedesse o consumo, os conectores não seriam tão exigidos ao ponto de derreter. Como aquelas fontes dell, hp, seasonic que são muito boas mas não tem conectores adicionais. Mas acho que usar esses adaptadores para placas high/mid end já não faz sentido porque elas usam as vezes 2 ou mais conectores adicionais e requerem muito mais energia, assim a chance desses conectores derreterem aumenta muito pela corrente.

@Matheus Dutra O molex em geral de uma fonte boa aguenta por volta de 84-106w, mas isso se a espessura da fonte do fio e qualidade do conector forem boas, o que ele normalmente teria que lidar seriam HDs que consomem no maximo uns 20w, o sata é mais fraco em potencia máxima que é por volta de uns 70w, só que em si o conector sata consegue ´´passar menos energia´´. Não entendo o porque de terem tantos watts destinados as trilhas de cabos molex e sata principalmente se quase ninguém usa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!