Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Essas partes são boas para um PC gamer? - Orçamento R$ 9.500


Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite clube!!

Sou novo aqui e estou pedindo uma ajuda em recomendações, dicas, avisos ou qualquer outra coisa pra quem puder me ajudar em julgar essas partes aqui para um PC novo que estou montando!
Meu orçamento máximo é R$9.500,00 e montei esse PC com as seguintes partes:

Processador: AMD Ryzen 7 5700G, 3.8GHz (4.6GHz Max Turbo), AM4, Vídeo Integrado, 8 Núcleos (Preço: R$2.219,90)

GPU: ASUS GeForce RTX 2060 OC EVO Dual, 6GB, GDDR6, 192bit (Preço: R$3.599,99)

Placa-mãe: MSI B550M PRO-VDH, DDR4, SOCKET AM4, M-ATX, CHIPSET AMD B550 (Preço: R$797,90)

Memória: TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU 8GB (1X8) DDR4 3600MHZ VERMELHA (Preço x2: R$500,00)

SSD: WD Blue, 500GB, M.2, Leitura 560MB/s, Gravação 530MB/s (Preço: R$439,90)

Monitor: Gamer ASUS 24' LED, Wide, 165 Hz, Full HD, 0.5ms, Adaptive Sync, HDMI/DisplayPort, Ajuste de Altura, Vesa, Som Integrado (Preço: R$1.529,90)

Cooler: WaterCooler Corsair Hydro Series High Performance H45 (Preço: R$295,90)

 

Aceito qualquer ajuda em indicações de outras partes, melhores preços, tudo que puder ajudar já agradeço! 😃

 

Obrigado e ótima semana!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia , Sr.@Nitragame

Tudo bem?
Senti falta da fonte. Se puder dar preferência para um 80 Plus Gold, ela tem uma excelente eficiencia energética, seu setup vai gastar até 7% menos energia em relação à uma 80 Plus Bronze (que também já é excelente).
Sobre o processador, eu trocaria por um Ryxzen 5 5600X . Pode parecer que eles são "equivalentes com a vantagem que o tem gráfico integrado" , mas como processador (excluindo a função GPU do 5600G) o 5600X é bem mais potente. As diferenças começam pela memória cache que o 5600G tem metade em relação ao 5600x (16MB e 32MB respectivamente).
Aconselho a ver uns comparativos para te elucidar melhor à respeito.
Bem, você tem uma GPU RTX 2060 inclusa no Setup, então o G, do processador seria inútil. O que a propósito eu trocaria por uma 3060, que vez por outra aparece por 4200,00 na Terabyte.
Seria uma diferença de 600,00, no entanto você já está economizando 400,00 na troca do Processador G pelo X.

Eu trocaria o SSD por este. Seria menos cabos passando no setup e uma velocidade maior não seria ruim, apesar que por enquanto as diferenças não seriam tão expressivas.

Sobre o Cooler eu colocaria um Air cooler de qualidade. Mas isso é muito mais pessoal. Eu tenho medo de vazar o fluido depois de uns anos, e vi em reviews que os Air coolers bons conseguem um desempenho equiparado aos Water Coolers de 240 mm .

No mais o setup está muito bom, inclusive são as peças que eu pretendo comprar para meu Ultimo PC Gamer a montar (se der tudo certo com o GeForce Now para os proximos anos)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nitragame Bom dia! Bem vindo ao Clube do Hardware!

 

Qual seria o foco com o PC? jogos, trabalho ou outro?

O Ryzen 7 5700G possui vídeo integrado, mas como vai usar uma placa de vídeo dedicada o gráfico integrado se torna inútil e um gasto desnecessário, você pode optar pelo 5800x que o preço é praticamente o mesmo e ele é melhor em processamento ou até o Ryzen 5 5600x que também é um monstro e sai bem mais barato.

 

Essa placa de vídeo está bem cara, se procurar consegue achar até uma RTX 3060 por esse valor.

 

Memória está legal, são dois módulos certo? Se for um só recomendo fortemente que compre dois.

 

Water Cooler acho desnecessário e você está ciente de toda a manutenção que um WC demanda? Um bom Air Cooler ja é mais que suficiente mas vai de gosto também ja que interfere na estética do PC.

 

Pode optar por um SSD do mesmo modelo mas de 120gb ou 256gb e pegar mais um HD de 1tb, o preço é parecido e vai ter bem mais espaço para baixar jogos e salvar arquivos..

 

Faltou uma fonte também para segurar esse monstrão que vai montar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador: Ryzen 5 5600X (usar o cooler box) 

Placa-mãe: Gigabyte A520M DS3H - R$557,90

SSD Lexar NM100 512GB M.2 2280 - R$329,02

Fonte Corsair CX ou CV 550w 80 Plus Bronze

Fonte XPG, Pylon, 550W, 80 Plus Bronze

Fonte Seasonic S12III-550, 550W , 80 Plus Bronze

Fonte PCYes Electro V2 550W, 80 Plus Bronze

 

Acredito que com a economia de peças da pra encaixar uma RX 6600 OU RTX3060

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs Bom dia Marcelo! Valeu as boas vindas e a resposta! 😃

54 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

Qual seria o foco com o PC? jogos, trabalho ou outro?

O foco seria jogos mesmo, mas nada muito pesado, até porque eu jogo muito mais jogos de estratégia que não requer overclocking ou coisa assim. Também não planejo fazer streaming nem nada. Também gostaria de um PC com uma boa vida útil, um bom tempo até eu precisar trocar as partes ou ficarem obsoletas.

 

56 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

O Ryzen 7 5700G possui vídeo integrado, mas como vai usar uma placa de vídeo dedicada o gráfico integrado se torna inútil e um gasto desnecessário, você pode optar pelo 5800x que o preço é praticamente o mesmo e ele é melhor em processamento ou até o Ryzen 5 5600x que também é um monstro e sai bem mais barato.

 Eu escolhi esse Ryzen pois ele possui 8 cores e 16 threads, o que dentro da faixa de preço de processadores que eu estava pesquisando, possui uma qualidade muito maior e provavelmente uma "vida útil" maior também (em questão de quanto tempo terei o PC até ele se tornar obsoleto, meu último PC gamer fiquei com ele cerca de sete anos). O 5600x nas minhas pesquisas estava por volta de 200/300 mais barato, porém tem 6 cores/12 threads, enquanto o 5800X nas minhas pesquisas estava em falta ou estava pelo menos 600/700 mais caro, o que me fez escolher o 5700G como um bom meio termo e bom custo-benefício, apesar de eu não usar de fato a placa integrada, será como um estepe para o PC caso a placa dedicada se danifique ou coisa assim. 

 

1 hora atrás, Marcelo_gs disse:

Pode optar por um SSD do mesmo modelo mas de 120gb ou 256gb e pegar mais um HD de 1tb, o preço é parecido e vai ter bem mais espaço para baixar jogos e salvar arquivos..

 

Faltou uma fonte também para segurar esse monstrão que vai montar.

 Faltou eu falar isso, mas eu já possuo um HD de 1TB e uma fonte de 700 que vou utilizar no PC, não vou precisar comprar novos.

 

1 hora atrás, Marcelo_gs disse:

Water Cooler acho desnecessário e você está ciente de toda a manutenção que um WC demanda? Um bom Air Cooler ja é mais que suficiente mas vai de gosto também ja que interfere na estética do PC.

Essa é minha maior questão nesse orçamento, já ouvi de amigos que um WC nesse PC seria desnecessário, talvez eu acabe não comprando e poupe a grana, valeu a resposta!

 

De resto, a memória sim são dois módulos por esse valor, e a placa de vídeo eu não consegui achar outras melhores pela mesma faixa de preço ou até 500 reais pra mais ou menos, nas lojas estão dando falta. Se puder indicar alguma loja que entregue em SP que tenha alguma nessa faixa ficaria grato 😃

 

De qualquer maneira já agradeço por toda a ajuda, abraço!

@stonyperson Obrigado pelas respostas!! 

 

A fonte eu esqueci de citar no post original mas eu já possuo uma de 700 que vou utilizar nesse PC novo, junto com um HD de 1 TB. Obrigado pelas dicas de SSD, darei uma olhada no link. Quanto ao processador, expliquei melhor na outra resposta para o colega Marcelo aí em cima, mas de qualquer maneira eu ainda creio depois da minha pesquisa que o G tem um custo-benefício melhor apesar de eu não usar a placa integrada, estes outros eu tive muita dificuldade de encontrar em lojas, principalmente a placa 3060, mas vou dar uma olhada maior se ela valer mais a pena.

 

Boa tarde e abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Nitragame disse:

apesar de eu não usar de fato a placa integrada, será como um estepe para o PC caso a placa dedicada se danifique ou coisa assim. 

Compartilho da mesma opinião que você com relação ao vídeo integrado, já fui salvo algumas vezes por ele, porém, antigamente era mais fácil comprar processadores com vídeo integrado pois possuíam bom desempenho por preços muito similares aos processadores sem vídeo integrado que alias, ficavam por conta da AMD fabricar dessa forma, sendo que a Intel sempre vendeu seus principais processadores desktop com vídeo integrado. Isso hoje mudou uma vez que por conta do sucesso que os Ryzen fizeram, a intel também passou a oferecer processadores sem vídeo integrado para ser mais competitiva no preço e como o custo de tudo aumentou muito em comparação a alguns anos atrás, hoje se faz bem mais necessário avaliar o quão vale a pena o gasto com o vídeo integrado sendo que você leva o mesmo processador com algumas "pioras" para poder comportar o chip gráfico.

 

Ainda assim eu iria na sugestão dos colegas com o 5600x na casa dos 1800 reais e se precisares de um vídeo secundário futuramente podes comprar qualquer GT 710 ou similares como vídeo reserva (cerca de 200 a 300 reais - a não ser que fiques sem o slot pci-e, porém é bem mais difícil ocorrer esse problema)

 

Também concordo com a sugestão da RTX 3060 que em promoções podem aparecer por volta dos R$: 4000 apesar da diferença de desempenho entre a 2060 e 3060 não ser muito grande, mas R$: 3600 na 2060 está um pouco salgado levando em consideração que há alguns meses atrás era possível encontrá-la por R$: 3000.

 

Eu ainda tenho minhas ressalvas com a indicação da nova RX 6600 pois devido a algumas mudanças na arquitetura da placa ela perdeu bastante desempenho no lado profissional e ela também não tem um desempenho interessante em resoluções acima dos 1080p, que aliás é a resolução de marketing dessa placa, se passares disso ou querer utilizar a placa profissionalmente pode ficar bem abaixo da concorrência.

 

No mais é um bom setup, se quiseres aproveitar ao máximo os R$: 9500 talvez daria inclusive para orçar uma 3060 Ti mas aí precisaria ser garimpado boas promoções porém com este orçamento eu tentaria ao menos encaixar ela e por exemplo diminuir a capacidade de processamento para um Ryzen 5 3600 ou um i5 10400F

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Nitragame disse:

Eu escolhi esse Ryzen pois ele possui 8 cores e 16 threads, o que dentro da faixa de preço de processadores que eu estava pesquisando, possui uma qualidade muito maior e provavelmente uma "vida útil" maior também (em questão de quanto tempo terei o PC até ele se tornar obsoleto, meu último PC gamer fiquei com ele cerca de sete anos). O 5600x nas minhas pesquisas estava por volta de 200/300 mais barato, porém tem 6 cores/12 threads, enquanto o 5800X nas minhas pesquisas estava em falta ou estava pelo menos 600/700 mais caro, o que me fez escolher o 5700G como um bom meio termo e bom custo-benefício, apesar de eu não usar de fato a placa integrada, será como um estepe para o PC caso a placa dedicada se danifique ou coisa assim. 

Entendi, o 5700G realmente é um ótimo processador e vai durar por longos anos ai com você, a respeito do 5800x se está mais caro realmente não compensa, achei que poderia encontrar mais barato por não possuir o vídeo integrado. Agora a questão do 5600x que é 6/12, hoje em dia é muito difícil precisar de mais do que isso para rodar algum jogo, esse aumento de núcleos/threads tem mais efeito em render, edições 3d e coisas do tipo. Se for só pra jogos essa diferença é praticamente nula, e ambos são ótimos processadores e igualmente duráveis. Mas se ainda assim quiser o Ryzen 7, talvez se esperar a black friday para adquirir o CPU e a GPU consiga um preço mais camarada.

 

33 minutos atrás, Nitragame disse:

Faltou eu falar isso, mas eu já possuo um HD de 1TB e uma fonte de 700 que vou utilizar no PC, não vou precisar comprar novos.

Então tá tranquilo, só por garantia poderia informar o modelo da fonte?

 

O WC se não faz questão de estética recomendo mil vezes mais um bom Air Cooler mesmo e a placa de vídeo é aquela questão da black Friday, esses dias mesmo vi uma 3060 por 3500 reais na Terabyte, então se esperar mais um pouquinho pode ser que ache uma GPU melhor e com um preço mais interessante.

 

Mas é isso ai cara, é um ótimo PC, se divirta :) 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Nitragame disse:

O foco seria jogos mesmo, mas nada muito pesado, até porque eu jogo muito mais jogos de estratégia que não requer overclocking ou coisa assim. Também não planejo fazer streaming nem nada. Também gostaria de um PC com uma boa vida útil, um bom tempo até eu precisar trocar as partes ou ficarem obsoletas.

 

Muito legal esse pensamento, mas como já foi dito qualquer GT pode te salvar por menos de 400 reais. Detalhe: lá na frente SE (é um grande SE) a sua GPU dedicada der problema, uma GT 710 vai ser mais barato do que está hoje em dia. Ou seja, esses 400 reais a mais que você pagaria pelo vídeo integrado vai ser desperdiçado, na minha humilde opinião.
 

Você deve considerar também que o processador não é um fator tão determinante no desempenho em jogos quando falamos de um Ryzen 5 3600 para cima. Veja bem, você pode achar milhares de vídeos comparativos de GPUs no youtube usando processador de ponta (até 5950x) mas se você prestar atenção no uso de GPU, sempre vai estar em 98% , 99% enquanto o processador vai estar na casa dos 30%. Acredite, eu já vi reviews com o processador batendo um pico mínimo de 6%.
 

Aqui mesmo no forum umas semanas atrás eu fui elucidado por um colega que um Ryzen 5 3600 empurra duas 3090 sem gargalo. (SLI no caso)
 

Se você quiser lá na frente jogar um 1440p ou 4k a cena ainda é mais evidente, uma vez que em resuloções maiores que Full HD o processador tem uma carga menor de processamento sobrando essa carga extra para cima da pobre GPU (Minha futura RTX 3070 que lute).

Outro fator muito determinante para mim, pessoalmente, é que creio eu que estarei montando meu ultimo PC gamer da vida. Por que, você me pergunta? Eu vou morrer? (Não tenho planos para isso)
Eu estou com assinatura do GamePass Ultimate ativa (5 pila, primeiro mês). Xcloud incluso, então basicamente eu "Aluguei um Xbox" por 5 reais e estou jogando de Boaça em qualquer dispositivo que dê vídeo. BF5 no tablet , no xperia Z5 de 2015, roda tranquilo, afinal é o servidor da microsoft que ta renderizando o game e mandando uma mera imagem para meu dispositivo. Morreu a possibilidade de eu comprar um Xbox, posso jogar no note com a TV via HDMI.

Beleza, odeio console porque não me acostumo nem a P** usar um joystick para FPS. (Citei o BF5 mas jogo outras coisas também, tem uma centena de jogos disponíveis no catálogo incluso na assinatura). E é por isso que eu vou montar o PC gamer. Porque GeForce Now chegou. Está com problemas, sim, muitos, mas creio eu que nos 5 anos que eu pretendo usar meu Setup o serviço de streaming de jogos da Nvidia vai ter vingado.

Eu estou visando um orçamento de 12k para meu PC, o que significa que em 5 anos é como se eu investisse 200 reais por mês. 200,00 quase paga uma assinatura semestral do GeForce Now;
Só vale a pena investir tanto no PC porque eu já tenho em mente investir em uma estrutura para um joguinho diferente que tá rolando por aí, envolvendo minas e uma GPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@stonyperson Ainda vejo vantagens em montar um setup gamer mesmo com esses serviços hoje a disposição e que na minha opinião são bons para quem está começando a entrar nesse mundo agora e ainda não possui uma biblioteca de jogos adquiridos ou para quem tem muito pouco tempo de sobra e quer apenas uma diversão leve e casual sem investir muito dinheiro de momento (apesar do aluguel ser menos útil nesse caso). Para todos os outros casos, um setup gamer ainda proporcionará uma melhor experiência de jogo principalmente por você não ficar preso a um programa de assinatura (aluguel) e a uma biblioteca limitada de jogos na maioria das vezes incompletos (versões base do jogo), além de poder jogar "offline" sempre que quiser e o jogo permitir.

É interessante ainda ressaltar que são serviços que demandam um bom tráfego de rede (internet) e uma grande parte da população ainda não possui acesso a um serviço de qualidade nesse aspecto.

A exceção talvez fique por conta do GeForce Now que utiliza sua biblioteca de jogos adquiridos ao invés de uma biblioteca alugada, porém, ainda pode sofrer com as limitações do tráfego de rede.

 

Mas isso também não é uma critica e sim um destaque de diferenças.

 

@Nitragame Verei mais tarde o que daria para montar hoje com esse valor em mãos^^

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo Plenamente,
Nunca vai se equiparar à experiencia de ter o jogo rodando localmente,
Mas creio que a tecnologia tende a melhorar assim como a infra estrutura de nossas redes.
Uma pessoa que não dispõe de 10.000,00 para um setup digno de 1440p ou 4k às vezes tem uma boa rede e pode muitas vezes pagar um serviço que vá lhe entregar uma experiencia próxima ao que gostaria de jogar, usando sua própria biblioteca.
O GeForce Now, por exemplo é capaz de entregar uma experiencia melhor para um usuário que dispõe de "apenas" 5.000,00 para um setup gamer, uma vez que esse capital todos sabemos até onde conseguimos chegar quando o assunto é adquirir hardware.
Eu sempre vou preferir ter meu próprio setup aqui aquecendo meu quarto, mas está chegando cada vez mais próximo o dia que terei que priorizar outras coisas à frente do PC ou upgrade. E quando a solução custo-benefício está cada vez mais alcançável, vejo no meu caso poucas opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, RaposaFeroz disse:

Verei mais tarde o que daria para montar hoje com esse valor em mãos^^

Tá triste os preços de placas de vídeo do nível de uma 3060 hoje, das opções existente em estoque atualmente realmente a 2060 está mais pagável que as outras, abaixo dela seria a GTX 1660 que não mudou tanto o seu preço de venda olhando alguns meses atrás, porém entre as duas (2060 vs 1660) a 2060 é em média uns 25~30% melhor em FHD dependendo do jogo e da qualidade gráfica (em alguns jogos essa diferença pode ser de mais de 50%) sendo realmente uma escolha melhor com base nos preços praticados hoje.

Por outro lado, em FHD a RX 6600 leva uma certa vantagem na maior parte dos jogos sem RT se comparado a 2060, porém ela esta 200 reais mais cara e ainda tem os problemas relatados em meu outro comentário.

 

10 horas atrás, RaposaFeroz disse:

devido a algumas mudanças na arquitetura da placa ela perdeu bastante desempenho no lado profissional e ela também não tem um desempenho interessante em resoluções acima dos 1080p

 

Se você não está com muita urgência nessa compra, aconselharia a dar uma segurada e acompanhar os preços nas principais lojas de hardware pelo menos umas 2x por semana até a Black Friday (dificilmente haverá uma melhora repentina nos preços depois disso) para ver se retorna estoque da 3060 Ti e se surgem com preços melhores que os atuais, pois mês passado por exemplo podiam ser encontradas por R$: 5600+. (o que já tornaria possível encaixá-la nesse orçamento)

 

Dos itens que você escolheu eu faria as seguintes mudanças e acrescentaria um gabinete grande e espaçoso também, além de fans para gabinete e controladora de fans para caber uma quantidade boa no gabinete e otimizar o arrefecimento:

Ryzen 5 5600X

Gigabyte A520M DS3H

SSD WD Blue SN550 500GB M.2 (mais rápido e barato)

Gabinete Gamer Mancer Anubis

Cooler DeepCool Gammaxx 400EX (bom custo/benefício) ou Cooler Cooler Master Masterair MA621P TR4 Edition (maior qualidade) - é exclusivo para Threadripper

Cooler para Processador Scythe Fuma 2 (Segunda opção e melhor)

4x a 6x Cooler FAN Rise Mode Wind W1, 120mm, LED Verde (escolha da cor por questão de preço mas fica a seu critério)

Controladora de Ventoinha Pichau Gaming 10 Fans c/ Controle

 

Seriam as dicas que eu poderia te dar de momento.

Forte abraço o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, stonyperson disse:

Se você está com o orçamento em mãos, sugiro olhar o site da Terabyte todos os dias. 

Eu vi a 3060 Ti aparecer por 5200,00 na opção "monte seu PC" 3 dias atrás. 5600,00 comprando avulsa. 

Não durou nem 2 horas para acabar. 

Se comparado aos preços de hoje realmente é uma promoção legal, mas pagar mais de 5 mil reais em uma placa de vídeo é complicado, mesmo que caiba no orçamento.

Estava dando uma olhada nos preços também, tirando o fato de que a maioria não tem em estoque quando tem é um preço absurdo e a tendência é só subir.

@Nitragame Você estava querendo o 5700G né? Depois de ver os preços minha recomendação final é pegar esse processador mesmo e tentar quebrar um galho com o vídeo integrado dele (que não é fraco), até os preços darem uma estabilizada (coisa de um ano e meio - dois anos creio eu), mas vai de você, se quiser um alto desempenho de cara vai precisar da placa mesmo, mas na minha opinião mesmo se tivesse a grana não pagaria tudo isso em uma GPU. 

Quem sabe na Black Friday de uma melhorada né.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marcelo_gs disse:

mas pagar mais de 5 mil reais em uma placa de vídeo é complicado, mesmo que caiba no orçamento.

Concordo com sua opinião, eu também não teria coragem de despender esse montante apenas para a placa de vídeo principalmente porque não pretendo fazer "dinheiro" com ela, porém, o que é ruim para mim pode não ser para outra pessoa, se ela pode gastar esse montante e não lhe "dói a consciência" quem sou eu para dizer o contrário^^

Com base nos preços praticados hoje a 3060 Ti tem um bom custo/benefício e é quase uma 3070 custando bem menos. Essa placa não terá dificuldade de rodar os jogos lançamentos pelo menos pelos próximos 5 anos, a questão maior mesmo fica por conta do poder aquisitivo de cada um e da necessidade também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, RaposaFeroz disse:

Ótimo achado, mesmo sendo modelo Mini é um dos preços mais baixos que vi dessa placa de vídeo nos últimos meses, não vai ficar por muito tempo disponível em estoque...

Essa já foi,
Tem um modelo por 5399,00 em oferta agora.
Eu tenho 5500,00 em Cash agora mas acho que realmente vou fundo na RTX 3070 quando entrar mais grana (Espero que antes da sexta feira negra).
Fora que vez por outra aparece uma 3080 por R$7800,00 montando o PC inteiro de uma vez pela Terabyte (Na opção "Monte seu PC"; sairia por R$12k comprar tudo) . Vi esse preço 2 vezes mês passado e uma vez esse mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!