Ir ao conteúdo

Queda de FPS e do uso de CPU/GPU em jogos (GTA V)

Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde gente.

Eu estou tendo um problema que não consigo resolver. Quando eu estou jogando GTA V (modo história e online) o FPS fica correto até um determinado tempo, depois de alguns minutos jogando, o FPS diminui em 50% mais ou menos e se estabiliza ai. Exemplo: Eu to jogando a 60 FPS, ai depois de alguns minutos, o FPS cai pra 20/30/40 e fica ai por mais alguns minutos, voltando depois a 60/70/80 FPS, fica caindo e voltando eternamente.

Eu já fiz upgrade de memória RAM, processador, coloquei o jogo no SSD e mesmo assim, não resolveu.

Sei que tem muitos tópicos parecidos e com problemas semelhantes, mas ainda não achei uma solução.

Minha config:

CPU: i7 3770

RAM: 16GB - 1600MHz - DDR3

GPU: GTX 660 Ti - 2GB

Fonte: Gamemax GP650 - 650W

SSD: Patriot - 256GB (fica só o jogo nele)

SO: Windows 10 pro

Placa-mãe: Brazil PC - B75 - LGA1155

Drivers de GPU atualizados, as temperaturas estão normais também. Agora vou mostrar fotos de quando acontece o problema.

processos.thumb.png.3cd54dc89518c955bab4c6b1032da7c1.png

Como mostra na imagem, no momento em que o FPS cai, o uso de CPU e GPU caem também. Exatamente no momento que reduz, é que o FPS reduz (a GPU foi a 0 de uso porque eu minimizei o jogo).

E aqui estão as fotos do HW monitor.

hw2.thumb.png.cb825854484b0848d951f9fec48e2572.pnghw1.thumb.png.03bafb8c7407fd80704acdf69afd8e82.png

Não sei o que fazer, se poderem me ajudar, eu agradeço. valeu.

Postado

Provavelmente Thermal Throttling feito pelo VRM da placa-mãe por não suportar a demanda energética do seu processador ou mesmo por atingir temperaturas acima do que é considerado seguro para os componentes.

Qual a marca e modelo do seu gabinete e quantas fans ele possui para refrigeração?

52 minutos atrás, Wellington FS disse:

Como mostra na imagem, no momento em que o FPS cai, o uso de CPU e GPU caem também. Exatamente no momento que reduz, é que o FPS reduz (a GPU foi a 0 de uso porque eu minimizei o jogo).

O mesmo aconteceu com processador justamente por ter minimizado o game, é uma forma bem imprecisa de testar o uso dos recursos, se quer fazer o monitoramento em tempo real use o MSI Aftherburner, assim você acompanha o que acontece com seu hardware sem precisar sair do jogo.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@NIGHT FALL Meu gabinete é um da positivo velho que reaproveitei, ele está aberto.

Fiz um teste aqui, e descobri o que ta acontecendo, e acho que tais certo.

Fiz um teste de estabilidade no AIDA64 e os clocks tão caindo toda hora, assim como as temperaturas do processador. (Fotos ai)

Tem algo que eu possa fazer ou só trocando a placa-mãe? E essas quedas seria o VRM mesmo?

aida1.png

aida2.png

• Solução
Postado
11 minutos atrás, Wellington FS disse:

Fiz um teste aqui, e descobri o que ta acontecendo, e acho que tais certo.

Fiz um teste de estabilidade no AIDA64 e os clocks tão caindo toda hora, assim como as temperaturas do processador. (Fotos ai)

Foi isso que eu acabei de dizer...

24 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Provavelmente Thermal Throttling feito pelo VRM da placa-mãe por não suportar a demanda energética do seu processador ou mesmo por atingir temperaturas acima do que é considerado seguro para os componentes.

12 minutos atrás, Wellington FS disse:

Tem algo que eu possa fazer ou só trocando a placa-mãe?

De nada adianta trocar a placa-mãe e continuar sem se preocupar com o sistema de refrigeração. Imagine um carro sem radiador, quanto tempo será que ele dura? A única diferença que o computador tem sistemas de segurança pra evitar que queime, o carro não.

Primeiro passo é comprar um gabinete decente, com o mínimo de ventilação e que permita a instalação de no MÍNIMO duas fans de 120mm, uma na parte frontal e outra na parte traseira.

O segundo passo seria instalar dissipadores de calor no VRM da placa-mãe. Você encontra modelos para raspberry (imagem abaixo) no mercado livre, shopee ou aliexpress 

image.png.ea62df6aa170d377bd621c2505ee875d.png

Esses seriam os locais a serem instalados.

image.png.87c53efb3a1ee6edb79e24f1c3f7027a.png

Isso deve resolver os problemas de Thermal Trottling.

Postado

@NIGHT FALL valeu cara, coloquei um ventilador em cima do PC e deu certo, parou as quedas de clock.

Vou comprar um gabinete novo como você disse.

Só tenho mais duas ultimas perguntas, enquanto o gabinete não é comprado, teria como eu desabilitar o turbo boost do processador pra não ocorrer tanto aquecimento? adiantaria como medida temporária?

E outra coisa, eu uso alguma cola pra por esses dissipadores no VRM?

valeu cara.

Meu PC ai: (nem consigo ver o VRM)

pc.thumb.jpg.1f7e02786f928380a5d40179a81fb01d.jpg

Postado
18 minutos atrás, Wellington FS disse:

Só tenho mais duas ultimas perguntas, enquanto o gabinete não é comprado, teria como eu desabilitar o turbo boost do processador pra não ocorrer tanto aquecimento? adiantaria como medida temporária?

Sim, é uma medida paliativa, você pode também tentar fazer "undervolt" que é basicamente reduzir a tensão que o processador recebe, porém claro isso exige um pouquinho mais de habilidade.

E outra coisa, eu uso alguma cola pra por esses dissipadores no VRM?

Fita térmica dupla face, mas esses dissipadores já costumam vir com a fita aplicada.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1288057715-fita-dupla-face-p-dissipar-calor-de-barra-de-leds-1m-20mm-_JM

20211106_153745.thumb.jpg.f87829cccc71de049a45732da4796d0c.jpgfile:///C:/Users/Wellington/Downloads/20211106_153745.jpg

Ta feio ai o negócio em, seu setup merecia um gabinete melhorzinho, além de resolver os problemas com temperatura vai melhorar muito a organização e por consequência a estética do setup.

E você nem precisa torrar milhões pra isso.

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-aquarius-mesh-lateral-acrilico-preto

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-kevlar-lateral-de-vidro-preto-mcr-kvr-bl01

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-nether-vidro-temp-preto-mcr-ntr-bl01

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-leo-preto-lateral-vidro

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!