Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de FPS e do uso de CPU/GPU em jogos (GTA V)


Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Boa tarde gente.

 

Eu estou tendo um problema que não consigo resolver. Quando eu estou jogando GTA V (modo história e online) o FPS fica correto até um determinado tempo, depois de alguns minutos jogando, o FPS diminui em 50% mais ou menos e se estabiliza ai. Exemplo: Eu to jogando a 60 FPS, ai depois de alguns minutos, o FPS cai pra 20/30/40 e fica ai por mais alguns minutos, voltando depois a 60/70/80 FPS, fica caindo e voltando eternamente.

 

Eu já fiz upgrade de memória RAM, processador, coloquei o jogo no SSD e mesmo assim, não resolveu.

 

Sei que tem muitos tópicos parecidos e com problemas semelhantes, mas ainda não achei uma solução.

 

Minha config:

 

CPU: i7 3770

RAM: 16GB - 1600MHz - DDR3

GPU: GTX 660 Ti - 2GB

Fonte: Gamemax GP650 - 650W

SSD: Patriot - 256GB (fica só o jogo nele)

SO: Windows 10 pro

Placa-mãe: Brazil PC - B75 - LGA1155

 

Drivers de GPU atualizados, as temperaturas estão normais também. Agora vou mostrar fotos de quando acontece o problema.

 

processos.thumb.png.3cd54dc89518c955bab4c6b1032da7c1.png

 

Como mostra na imagem, no momento em que o FPS cai, o uso de CPU e GPU caem também. Exatamente no momento que reduz, é que o FPS reduz (a GPU foi a 0 de uso porque eu minimizei o jogo).

 

E aqui estão as fotos do HW monitor.

 

hw2.thumb.png.cb825854484b0848d951f9fec48e2572.pnghw1.thumb.png.03bafb8c7407fd80704acdf69afd8e82.png

 

Não sei o que fazer, se poderem me ajudar, eu agradeço. valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente Thermal Throttling feito pelo VRM da placa-mãe por não suportar a demanda energética do seu processador ou mesmo por atingir temperaturas acima do que é considerado seguro para os componentes.

 

Qual a marca e modelo do seu gabinete e quantas fans ele possui para refrigeração?

 

52 minutos atrás, Wellington FS disse:

Como mostra na imagem, no momento em que o FPS cai, o uso de CPU e GPU caem também. Exatamente no momento que reduz, é que o FPS reduz (a GPU foi a 0 de uso porque eu minimizei o jogo).

 

O mesmo aconteceu com processador justamente por ter minimizado o game, é uma forma bem imprecisa de testar o uso dos recursos, se quer fazer o monitoramento em tempo real use o MSI Aftherburner, assim você acompanha o que acontece com seu hardware sem precisar sair do jogo.

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Meu gabinete é um da positivo velho que reaproveitei, ele está aberto.

 

Fiz um teste aqui, e descobri o que ta acontecendo, e acho que tais certo.

 

Fiz um teste de estabilidade no AIDA64 e os clocks tão caindo toda hora, assim como as temperaturas do processador. (Fotos ai)

 

Tem algo que eu possa fazer ou só trocando a placa-mãe? E essas quedas seria o VRM mesmo?

aida1.png

aida2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
11 minutos atrás, Wellington FS disse:

Fiz um teste aqui, e descobri o que ta acontecendo, e acho que tais certo.

Fiz um teste de estabilidade no AIDA64 e os clocks tão caindo toda hora, assim como as temperaturas do processador. (Fotos ai)

 

Foi isso que eu acabei de dizer...

 

24 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Provavelmente Thermal Throttling feito pelo VRM da placa-mãe por não suportar a demanda energética do seu processador ou mesmo por atingir temperaturas acima do que é considerado seguro para os componentes.

 

12 minutos atrás, Wellington FS disse:

Tem algo que eu possa fazer ou só trocando a placa-mãe?

 

De nada adianta trocar a placa-mãe e continuar sem se preocupar com o sistema de refrigeração. Imagine um carro sem radiador, quanto tempo será que ele dura? A única diferença que o computador tem sistemas de segurança pra evitar que queime, o carro não.

 

Primeiro passo é comprar um gabinete decente, com o mínimo de ventilação e que permita a instalação de no MÍNIMO duas fans de 120mm, uma na parte frontal e outra na parte traseira.

 

O segundo passo seria instalar dissipadores de calor no VRM da placa-mãe. Você encontra modelos para raspberry (imagem abaixo) no mercado livre, shopee ou aliexpress 

 

image.png.ea62df6aa170d377bd621c2505ee875d.png

 

Esses seriam os locais a serem instalados.

 

image.png.87c53efb3a1ee6edb79e24f1c3f7027a.png

Isso deve resolver os problemas de Thermal Trottling.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL valeu cara, coloquei um ventilador em cima do PC e deu certo, parou as quedas de clock.

 

Vou comprar um gabinete novo como você disse.

 

Só tenho mais duas ultimas perguntas, enquanto o gabinete não é comprado, teria como eu desabilitar o turbo boost do processador pra não ocorrer tanto aquecimento? adiantaria como medida temporária?

 

E outra coisa, eu uso alguma cola pra por esses dissipadores no VRM?

 

valeu cara.

 

Meu PC ai: (nem consigo ver o VRM)

pc.thumb.jpg.1f7e02786f928380a5d40179a81fb01d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Wellington FS disse:

Só tenho mais duas ultimas perguntas, enquanto o gabinete não é comprado, teria como eu desabilitar o turbo boost do processador pra não ocorrer tanto aquecimento? adiantaria como medida temporária?

 

Sim, é uma medida paliativa, você pode também tentar fazer "undervolt" que é basicamente reduzir a tensão que o processador recebe, porém claro isso exige um pouquinho mais de habilidade.

 

18 minutos atrás, Wellington FS disse:

E outra coisa, eu uso alguma cola pra por esses dissipadores no VRM?

 

Fita térmica dupla face, mas esses dissipadores já costumam vir com a fita aplicada.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1288057715-fita-dupla-face-p-dissipar-calor-de-barra-de-leds-1m-20mm-_JM

 

18 minutos atrás, Wellington FS disse:

20211106_153745.thumb.jpg.f87829cccc71de049a45732da4796d0c.jpgfile:///C:/Users/Wellington/Downloads/20211106_153745.jpg

 

Ta feio ai o negócio em, seu setup merecia um gabinete melhorzinho, além de resolver os problemas com temperatura vai melhorar muito a organização e por consequência a estética do setup.

E você nem precisa torrar milhões pra isso.

 

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-aquarius-mesh-lateral-acrilico-preto

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-kevlar-lateral-de-vidro-preto-mcr-kvr-bl01

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-mancer-nether-vidro-temp-preto-mcr-ntr-bl01

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-leo-preto-lateral-vidro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!