Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, 

Um tempo atras pedi sugestões pra um PC gamer de até 4k porém a situação das placas de vídeo ficou inviável, e hoje, alguns meses depois nada mudou ( ou até piorou ).

O PC que eu tenho hj ta difícil pra usar mesmo pra tarefas normais ou jogos leves, travando e tendo lentidão em varias situações, então eu tava pensando se seria uma boa ideia eu simplesmente comprar um PC sem a placa de vídeo mas com um chip integrado que seria melhor que o meu ( Radeon HD 6550d ) para jogos leves até q a situação permita uma placa de vídeo.

Algumas ideias pra comprar seria:

PROCESSADOR Intel Core I5 11400 2.6GHZ (4.4GHZ TURBO), 11ª GERAÇÃO, 6-CORES 12-THREADS, LGA 1200, OEM,  Esta sem cooler !!!!

2 MEMÓRIA DDR4 XPG GAMMIX D10, 8GB 3200MHZ, CL16, BLACK

placa-mãe ASRock H510M-HVS, CHIPSET INTEL H510, LGA 1200, MATX, DDR4, 90-MXBG30-A0BAYZ

SSD ZADAK TWSS3, 512GB, SATA III, LEITURA 560MB/S E GRAVAÇÃO 540MB/S, ZS512GTWSS3-1

Gabinete Gamer Redragon Bluestreak, Mid Tower, Vidro Temperado, Black, Sem Fonte, Sem Fan, GC-MA211

Tudo isso ai na terabyte ta dando 3005,00 reais que é o maximo que eu queria gastar e no caso eu estaria reutilizando uma fonte da corsair cx 430, ela da conta dessa configuração? 

E essa configuração com essas peças seria a melhor custo beneficio pra quem quer um bom PC  para a longevidade ? quais peças mudariam ?

Postado

O vídeo integrado da Intel é inferior ao vídeo integrado da AMD. Para esses casos o pessoal tem recomendado bastante o 5600G com uma A520...

Obs1: eu ainda não vi como esta a APU da Intel na 12° geração, imagino que no DDR5 com memórias acima de 6000Mhz deve ter havido um ganho significativo de performance.

Obs2: em relação as APUs da Intel em notebook a conversa muda completamente. Outro dia assisti um vídeo do Adrenaline onde um notebook ultrafino com i7 1165g7 estava dando pau num Desktop com Ryzen7 5700g. 

Os processadores de desktop da Intel possuem a APU capada, no caso do i7 11700k a APU possui apenas 32EU, enquanto o i7 1165g de notebook possui 96EU, ou seja literalmente o triplo.

Postado

Se a ideia é um PC sem GPU e quer jogar, Intel não é o mais indicado. O IGP da Intel é muito fraco para jogos. 

Neste caso, a indicação vai para o R5 5600G. Está 250,00 mais caro que o 11400, mas vai segurar a jogatina leve sem problemas. Até jogos mais pesados, se reduzir a qualidade, também rodarão. 

Postado
18 minutos atrás, gutopereira disse:

O vídeo integrado da Intel é inferior ao vídeo integrado da AMD. Para esses casos o pessoal tem recomendado bastante o 5600G com uma A520...

Obs1: eu ainda não vi como esta a APU da Intel na 12° geração, imagino que no DDR5 com memórias acima de 6000Mhz deve ter havido um ganho significativo de performance.

Obs2: em relação as APUs da Intel em notebook a conversa muda completamente. Outro dia assisti um vídeo do Adrenaline onde um notebook ultrafino com i7 1165g7 estava dando pau num Desktop com Ryzen7 5700g. 

Os processadores de desktop da Intel possuem a APU capada, no caso do i7 11700k a APU possui apenas 32EU, enquanto o i7 1165g de notebook possui 96EU, ou seja literalmente o triplo.

Eu sei q os apus da amd são melhores, mas esse processador desconsiderando os games é melhor em processamento do q o 11400? porque o mais barato q vi ta uns 450 reais a mais...

No caso seria pra desktop mesmo, nos videos q vi o preço ta completamente fora de questão pra esses da 12 geração, ainda mais que é lançamento.

21 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Se a ideia é um PC sem GPU e quer jogar, Intel não é o mais indicado. O IGP da Intel é muito fraco para jogos. 

Neste caso, a indicação vai para o R5 5600G. Está 250,00 mais caro que o 11400, mas vai segurar a jogatina leve sem problemas. Até jogos mais pesados, se reduzir a qualidade, também rodarão. 

A ideia seria tentar pegar o melhor processador possível quebrando um galho em jogos até ser possível pegar uma placa de vídeo, se você disser que em processamento ( não só em jogos ) ele é melhor q o 11400 eu posso considerar, mas tem a questão do preço, o q eu vi é de 400 a 700 reais mais caro q o 11400, o que já sai da proposta de 3k, lembre-se q é o PC quase inteiro q eu to comprando.

Postado

@gutopereira Na terabyte tem um  por 1249 com gráfico, já cheguei a ver por 1100 mas não peguei, esse ta sem cooler mas considerando um cooler bom da uns 100 reais a mais = 1349 pra 1799 da 450 reais de diferença.

Deu pra ver q é melhor sim como processador mas o preço ta difícil, mas se acharem q só com 3500 reais q da pra fazer um PC que compense, eu acho q vou ter q esperar mais😖

• Curtir 1
Postado

O 5600G é melhor que o 11400, tanto na IGP quanto no processamento. Dependendo do que você for jogar e da resolução do seu monitor eu diria até que nem precisará de GPU. Com isto, ele fica MUITO mais barato que o 11400, considerando que este fatalmente precisará de uma GPU e com uma mísera RX550 custando 1.000,00 com praticamente o mesmo desempenho da Vega do 5600G.

Se as GPUs estivessem num valor normal (tipo uns 500,00 por uma RX550) a coisa mudaria de figura. Mas infelizmente é o que temos pra hoje. 

Um combo A520 DS3-H com o 5600G sai por 2350,00.

Um combo H510M-E com 11400 sai por 1920,00. Se somar uma RX550, para equiparar o desempenho, já vai para 2920,00.

Então, o barato e o caro dependem.

Na baso do que tem pra hoje, vá de 11400. Mas tenha em mente que você ficará decepcionado até conseguir colocar uma GPU. 

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Kleber Peters disse:

O 5600G é melhor que o 11400, tanto na IGP quanto no processamento. Dependendo do que você for jogar e da resolução do seu monitor eu diria até que nem precisará de GPU. Com isto, ele fica MUITO mais barato que o 11400, considerando que este fatalmente precisará de uma GPU e com uma mísera RX550 custando 1.000,00 com praticamente o mesmo desempenho da Vega do 5600G.

Minha experiencia com APU é tão decepcionante ( principalmente temperatura ) q eu nunca tinha pensado em montar nada se não fosse com GPU incluída, com os preços das placas agora eu nem considero a situação atual apenas planejo pensando no futuro, porque se não mudar no futuro ainda tem os jogos por stream q podem mudar a situação.

Se as GPUs estivessem num valor normal (tipo uns 500,00 por uma RX550) a coisa mudaria de figura. Mas infelizmente é o que temos pra hoje. 

você quer dizer que o i5 11400 seria melhor nessa situação de placas mais estáveis do q o Ryzen? tem alguma outra da Ryzen com poder semelhante ?

Um combo A520 DS3-H com o 5600G sai por 2350,00.

Um combo H510M-E com 11400 sai por 1920,00. Se somar uma RX550, para equiparar o desempenho, já vai para 2920,00.

Então, o barato e o caro dependem.

Na baso do que tem pra hoje, vá de 11400. Mas tenha em mente que você ficará decepcionado até conseguir colocar uma GPU. 

Certo,no caso a fonte da corsair de 430v, ela da conta de cada um dos processadores ou eu vou ter q comprar outro? isso pode mudar a situação também

E as marcas dos modelos q eu coloquei de SSD, memoria e gabinete, ali é sem problemas ?

Não entendo muito não mas dos três itens, eu só peguei os mais em conta na terabyte

A proposito os preços de cada um ficaram assim se eu fosse com intel:

I5 11400 - R$1249,00

placa-mãe AS ROCK H510M-HVS - R$559,00

2 Memoria xpg gammix 3200 - R$518,00

SSD zadak twss3 - R$339,00

Gabinete Gamer Redragon Bluestreak, Mid Tower - R$339,00

Total = R$ 3004,00

Postado
13 minutos atrás, Kingdev disse:

você quer dizer que o i5 11400 seria melhor nessa situação de placas mais estáveis do q o Ryzen? tem alguma outra da Ryzen com poder semelhante ?

Se os preços das GPUs estivessem num nível aceitável, a recomendação seria o 11400 ou o 3600X com uma RX5600XT ou GTX1660S. Mas o preço que elas deveriam estar é o que se paga hoje por uma GTX1050Ti. Quanto ao 5600G, não tem nenhum com desempenho semelhante que tenha vídeo integrado, nem de processamento nem de vídeo integrado. 

43 minutos atrás, Kingdev disse:

Certo,no caso a fonte da corsair de 430v, ela da conta de cada um dos processadores ou eu vou ter q comprar outro? isso pode mudar a situação também

Sem GPU dedicada ou com algo até uma 1650/5500 sua 430 dará conta. Acima disto já é bom começar a pensar em outra fonte também, principalmente se onde você mora faz muito calor. 

46 minutos atrás, Kingdev disse:

placa-mãe AS ROCK H510M-HVS - R$559,00

placa-mãe muito básica. Sequer tem slot M.2 para SSD. Você só poderá usar SSDs SATA nela. Se pensa em adquirir um componente destes no futuro, sugiro trocar por uma H510M-H

53 minutos atrás, Kingdev disse:

SSD zadak twss3 - R$339,00

Não conheço a marca, então não posso emitir parecer sobre este componente. 

A RAM tenho XPG 2666. Não vejo problemas nelas, funcionam bem. 

O gabinete não é um assunto que tenho muito domínio. O meu é tão velho que nem sei a marca. Deixo a tampa lateral aberta e tem coolers jogando ar onde é mais necessário (HDs, por exemplo). Mas este que você falou tem todas as características de um bom gabinete. 

• Curtir 1
Postado

Outra opção seria voce pegar um processador sem vídeo integrado e por isso mais barato, como por exemplo o 10400F que esta por 1.089 na terabyte. E comprar uma GT 1030 GDDR5 que esta por 639 reais na terabyte e tem desempenho bem superior ao vídeo integrado da Intel, na verdade desempenho proximo ao VEGA8 do Ryzen. A vantagem disso é que voce terá a possibilidade de vender a GT1030 quando for comprar uma placa de vídeo nova. Já o vídeo integrado não dá pra vender, ele ficará lá inutilizado...

Para quem esta com um orçamento mais apertado, eu tenho recomendado um Kit Upgrade da terabyte que vem com um Ryzen 2400GE, ele custa 1.700 reais já com a placa-mãe A320. Esse processador é 4C/8T e vem com uma VEGA11, ou seja no quesito processador ele é o suficiente para o que precisamos hoje, e no quesito vídeo integrado ele esta proximo do nível das Vegas8 atuais. A desvantagem desse kit é que se no futuro voce colocar uma placa de vídeo bem mais forte como uma RTX 2060, esse processador 4C/8T vai gargalar. Além disso a placa-mãe é limitada e só permitiria upgrade até um Ryzen 3600(que já é um baita processador).

E a opção que é a mais racional de todas seria comprar um Xbox SérieS. Ele esta custando 2.300 reais e consegue rodar todos os jogos atuais em 1080p 60FPS com raytracing. Atualmente para montar um PC Gamer com essa performance voce gastaria em torno de 8 mil reais.

• Curtir 1
Postado

@gutopereira Nessa questão de processador, se tiver q sacrificar um pouco do gráfico integrado por agora eu vou acabar fazendo ( considerando os custos ) , a lentidão do PC pra tarefas cotidianas estão enchendo o saco aqui e nos videos q eu vi de processamento grafico a uhd 730 ta rodando esses jogos leves muito melhor do q a minha, só não consegui ver um comparativo das duas em sites, mas nos videos parece ser uma diferença significativa pra quebrar um galho.

O xbox é uma alternativa, mas como a proposta na atualidade não é apenas jogos, mas sim algo superior a essa APU sofrida aqui com um processamento melhor, eu vou acabar uma hora ou outra tendo q comprar outro PC pra substituir.

1 hora atrás, Kleber Peters disse:

placa-mãe muito básica. Sequer tem slot M.2 para SSD. Você só poderá usar SSDs SATA nela. Se pensa em adquirir um componente destes no futuro, sugiro trocar por uma H510M-H

Essa é a unica desvantagem ? o SSD é sata 3 mesmo, mas se tiver outros problemas eu vou verificando.

Postado
14 horas atrás, Kingdev disse:

a lentidão do PC pra tarefas cotidianas estão enchendo o saco aqui e nos videos q eu vi de processamento grafico a uhd 730 ta rodando esses jogos leves muito melhor do q a minha,

Qual processador você tem hoje?

16 horas atrás, gutopereira disse:

Outra opção seria voce pegar um processador sem vídeo integrado e por isso mais barato, como por exemplo o 10400F que esta por 1.089 na terabyte.

O 11400 por 1.300,00 vale muito mais a pena. 

Postado
17 minutos atrás, Kleber Peters disse:

O 11400 por 1.300,00 vale muito mais a pena. 

O desempenho do i5 11400 em jogos é pífio, já o desempenho do 10400F + GT1030 é pelo menos 60% maior...

Postado
2 horas atrás, Kleber Peters disse:

Qual processador você tem hoje?

Cuidado pra não chorar amigo kk

é uma APU a8-3870 da amd😬

Eu tava tentando ver o PC com 5600g e a diferença tava dando uns 350 reais a mais, a unica placa-mãe que da nele é aquela A520 DS3-H que você sugeriu? as outras placas am4 é sem chance? porque eu tinha visto umas baratas la, outra coisa o pessoal tava dizendo q precisava atualizar a BIOS, esse serviço é cobrado la na terabyte.

Vamos ver como q vai ficar as promoções nesses próximos dias, por enquanto é esperar mesmo.

Postado

Me refiro processador x processador. Coloca a mesma GT1030 no 11400 e deixa o 10400 comendo poeira. Então, não compensa economizar esses 200,00. 

Se não vai utilizar o vídeo integrado, para que gastar mais dinheiro com isso? 

Diferença de performance entre o 10400F e o 11400 somente seria percebido se ele utilizasse uma RTX 3070 ou superior...

Enfim, foi  apenas uma ideia já que o OP esta com um orçamento bem apertado e qualquer economia que vier é bem vinda.

Postado
9 minutos atrás, gutopereira disse:

Diferença de performance entre o 10400F e o 11400 somente seria percebido se ele utilizasse uma RTX 3070 ou superior

Em jogos, sim, a limitação será a GPU. Mas e nas outras tarefas? E, se for para economizar, pega então um R5 1600AF com uma GT1030. Tava 899,00 outro dia e acho que bate o 10400. Tenho um em casa e o bicho é um canhão. 

12 minutos atrás, Kingdev disse:

Cuidado pra não chorar amigo kk

é uma APU a8-3870 da amd😬

Bah, estou usando aqui uma A8-7600 que é pouca coisa menos pior. Mas é só pra trabalho, não jogo nele. 

Postado
32 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Em jogos, sim, a limitação será a GPU. Mas e nas outras tarefas? E, se for para economizar, pega então um R5 1600AF com uma GT1030. Tava 899,00 outro dia e acho que bate o 10400. Tenho um em casa e o bicho é um canhão. 

O Ryzen 1600AF apesar de ser 6C/12T ele perde para o i3 10100F em jogos, o 10400F é muito superior...

Screenshot_20211109-145639.jpg

Postado
2 horas atrás, gutopereira disse:

O Ryzen 1600AF apesar de ser 6C/12T ele perde para o i3 10100F em jogos, o 10400F é muito superior...

Com uma RTX3080. O limitador de desempenho no caso dele será a GPU, então o ganho em tarefas de produtividade, já que o computador não é só pra jogos, e o menor preço, compensa e muito o Ryzen ante o 10400.

Então, se tiver grana, 11400. Se quer C/B, R5 1600AF. Ambos os processadores são compra melhor que o 10400 no cenário proposto. 

Postado

Então, se tiver grana, 11400. Se quer C/B, R5 1600AF. Ambos os processadores são compra melhor que o 10400 no cenário proposto. 

O Ryzen 1600AF era um bom custo-benefício quando custava 599 reais e concorria em preço com o 10100F, mas por 900 reais ele é péssimo! 

Em relação ao 11400F vs 10400F a diferença de performance entre eles é de 5%. E ambos são quase 40% superior ao 1600AF...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...