Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC Detector IR de proximidade.


Posts recomendados

Olá pessoal do CDH.

 

Seguinte, iniciei o desemvolvimento de um sistema de detecção de proximidade (as mãos por exemplo) .

 

Comecei usando um receptor IR TSOP4838 e um led IR, onde o pic liga o led (PWM de 38khz) por 1ms, e lê o estado da saida do receptor, se 1 ++ uma varivel, em seguinda desliga o led e lê se está em 0, se sim ++ a mesma variavel, chegando a contagem em 50 aciona um pino, há um timeout de 65 ms que limpa a variavel pra evitar alguma interferencia de controles de TV.

obs: sistema alimentado por fonte sem trafo.

 

Funciona muito bem, como esperado, tanto na PCB como na proto, entretanto, se ligo um ar condicionado (INVERTER) que está na mesma rede, a sensibilidade cai praticamente 70%, então onde eu conseguia detectar com distancia maxima de 10cm, passa a ser de somente 3cm.

 

Presumo que a referido aparelho inversor deve induzir uma interferencia na rede, na placa há 1 cap de 200uF e um ceramico de 100nf proximos do pic, depois tambem adicionei o mesmo conjunto proximo do TSOP4838, mas isso não fez a menor diferença.

 

 

Fui então para o fotodiodo + LM358 como receptor, onde me livro da obrigação de oscilar o led em 38khz e leio somente 0 e 1, no mesmo formato o codigo.

 

Funciona tambem, e nesse formato passa a ser imune a qualquer ruido de aparelhos inversores, liguei 2 durante os testes.. e o sistema não é afetado. porém passa a sofrer com luz solar 🤪, ajustando o trimpot, consigo deixar em uma sensibilidade boa, mas de acordo com a posição e incidencia de raois solares (ainda que poucos) o sistema acaba acionando sozinho, em alguns testes que fiz, parece que é como se a luz solar fosse uma mão que vem se aproximando lentamente do sensor, e para no limite antes de acionar, então a luz residual do led IR que acaba indo para o receptor finaliza o acionamento. durante esses testes com o sol, se eu desligar o led IR ai não aciona em falso, isso prova que o sol sozinho não consegue acionar, mas é  como eu expliquei anteriormente, ele faz 99% do trabalho deixando 1% para a luz IR residual.

 

alguém tem alguma ideia de como eu poderia resolver isso, em um ou outro caso??

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

primeiro pare com esta palhaçada de fonte sem trafo. Um carregadorzinho de celular é barato d+, placa pequena: cabe numa caixa de tomada e você deve ter alguns com cabo quebrado aí.

segundo publique esquemas e desenhos e fontes.

17 horas atrás, rodrigocirilo disse:

Fui então para o fotodiodo + LM358 como receptor, onde me livro da obrigação de oscilar o led em 38khz e leio somente 0 e 1, no mesmo formato o codigo.

o lance dos 38khz entre outras coisas é justamente pra ficar imune a ruídos externos inclusive a luz solar.

Uma luz adicional: lm567 proximty sensor (clique)

 

Lembrando que detector de proximidade é diferente de sensor de proximidade. Este último conceitualmente você mede a distância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, .if disse:

primeiro pare com esta palhaçada de fonte sem trafo. Um carregadorzinho de celular é barato d+, placa pequena: cabe numa caixa de tomada e você deve ter alguns com cabo quebrado aí.

segundo publique esquemas e desenhos e fontes.

o lance dos 38khz entre outras coisas é justamente pra ficar imune a ruídos externos inclusive a luz solar.

Uma luz adicional: lm567 proximty sensor (clique)

 

Lembrando que detector de proximidade é diferente de sensor de proximidade. Este último conceitualmente você mede a distância.

 

Palhaçada, ja vi inumeros circuitos comerciais que as usam, pra que facilitar se posso complicar???

 

então, como falei os 38khz resolvem o problema com o sol, mas são afetados por interferencias da rede.

 

talvez falte filtros na minha querida fonte sem trafo , como falei, tenho só um eletrolitico de 200uF e um ceramico de 100nF proximos do pic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...