Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente, estou com uma duvida urgente e necessito de uma opinião de vocês.
Bom, estou adquirindo o meu computador e veio uma dúvida, como está rolando black friday na China, há várias ofertas no aliexpress, e então surge uma dúvida:

- No aliexpress encontrei um Ryzen 7 5800x por R$1724,85 e uma b550m aorus elite por R$604,56; Ambos são USADOS e custam juntamente R$2329,41. Então eu teria que gastar esse preço e mais uns 339 de water cooler 240mm ja que esse Ryzen 7 é bem quente, resultando em uns R$ 2600 reais.
- Encontrei aqui no Brasil um Ryzen 5 5600x por R$1650 novo na pichau e eu teria que comprar uma placa-mãe nova separada.
Utilizarei o computador para jogar, editar vídeo e etc.
Então no ponto de vista de vocês, o que é melhor eu fazer, não rico, mas gostaria de uma cpu forte e tem a questão de não ter garantia no aliexpress também.

Postado
1 hora atrás, Lorde tavin disse:

Então no ponto de vista de vocês, o que é melhor eu fazer, não rico, mas gostaria de uma cpu forte e tem a questão de não ter garantia no aliexpress também.

Ryzen 5 5600X já é um processador bem forte, se for fazer edição de vídeo de forma esporádica (Uso não profissional) ele já é suficiente pra atender. R$ 1700 é um valor bem alto a se pagar em um processador usado.

Postado

@NIGHT FALL Então acha melhor eu não pegar o Ryzen 7? Ja vi os testes do Ryzen 5 com o 7, em questão de jogos são bem semelhantes, mas ia usar o computador para multitarefas. Perguntei para um pessoal e eles disseram que cpu, mesmo usada, dura anos e anos, por isso não tem certeza. Esses núcleos e threads a mais ajudaria

Postado

@Lorde tavin Eu irira de 5800x usado. O 5800x tem mais núcleos, e mais threads, o que ajuda em edição de vídeos, e multitarefas. Para jogos, ambos vão ter desempenho quase igual.

Os Ryzen 5000 não estão há muito tempo no mercado, então esse processador não tem anos de uso nem nada do tipo, e ainda vai ter uma ótima durabilidade.

Postado
29 minutos atrás, Lorde tavin disse:

@NIGHT FALL Então acha melhor eu não pegar o Ryzen 7? Ja vi os testes do Ryzen 5 com o 7, em questão de jogos são bem semelhantes, mas ia usar o computador para multitarefas. Perguntei para um pessoal e eles disseram que cpu, mesmo usada, dura anos e anos, por isso não tem certeza. Esses núcleos e threads a mais ajudaria

51 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Ryzen 5 5600X já é um processador bem forte, se for fazer edição de vídeo de forma esporádica (Uso não profissional) ele já é suficiente pra atender. R$ 1700 é um valor bem alto a se pagar em um processador usado.

Postado
7 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Um 5600x no Brasil tá 1650, cerca de 100 reais a menos que o 5800x, um processador mais forte. Também teria que pegar uma placa-mãe, supondo que ele opte pela mesma placa-mãe, uma B550 Aorus Elite, ela hoje está 900,00. Mais um air cooler bom, para resfriar o 5600x, de mais ou menos 250,00.

1650 + 900 + 250 = 2800,00.

Sairia 200 reais a mais por um processador menos potente, com a mesma placa-mãe, e um air cooler, não é nem um water cooler. 

O processador é usado, mas é um modelo recente, que não pode ter sido usado por tanto tempo, tendo assim uma ótima durabilidade.

Postado
2 horas atrás, Lenhal disse:

Um 5600x no Brasil tá 1650, cerca de 100 reais a menos que o 5800x, um processador mais forte. Também teria que pegar uma placa-mãe, supondo que ele opte pela mesma placa-mãe, uma B550 Aorus Elite, ela hoje está 900,00.

5600 pode facilmente ser colocado em placas mais simples que custam metade desse valor.

Mais um air cooler bom, para resfriar o 5600x, de mais ou menos 250,00.

E o Ryzen 7 não precisa de um bom Air cooler não?

não é nem um water cooler. 

Water cooler não é sinônimo de melhor desempenho.

Postado
29 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

5600 pode facilmente ser colocado em placas mais simples que custam metade desse valor.

Eu sei, uma A520 DS3H já leva ele, uma placa que custa 550,00, mas ela não tem a mesma robustez que uma B550 Aorus Elite, então estamos considerando a mesma placa-mãe. 

O cara já está considerando um water cooler no valor final.

Water cooler não é sinônimo de melhor desempenho.

Water Cooler é mais caro no geral, se formos considerarmos o mesmo wc que o 5800x ia receber para o 5600x a diferença de valor é ainda maior, foi isso que quis dizer

Postado
12 minutos atrás, Lenhal disse:

Eu sei, uma A520 DS3H já leva ele, uma placa que custa 550,00, mas ela não tem a mesma robustez que uma B550 Aorus Elite, então estamos considerando a mesma placa-mãe.

Zero sentido em pegar uma placa que custa o dobro pra um processador que não vai exigir dela.

Postado
13 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Zero sentido em pegar uma placa que custa o dobro pra um processador que não vai exigir dela.

Dei só um exemplo que para pegar algo do mesmo nível aqui no Brasil, na verdade até pior, vai sair mais caro. O 5800x na minha visão vale muito mais a pena

Postado
23 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Um air cooler não aguenta um 5800x, pelo fato dele ser MUITO quente. Eu teria que pegar um water de 240mm. Agora se eu fosse adquirir um Ryzen 5 5600x, eu nem compraria um air cooler ou water, eu utilizaria o próprio cooler box que já vem com ele.

agora, Lenhal disse:

5800x na minha visão vale muito mais a pena

Acho que vou nele, mesmo usado, a unica questão agora que está me impedindo é o receio dele ser muito quente, se não fosse por isso já teria pago. Estou até pensando em pegar o r7 3700x. Enfim.

Postado
23 horas atrás, Lorde tavin disse:

Um air cooler não aguenta um 5800x, pelo fato dele ser MUITO quente.

Você está totalmente equivocado.
Da mesma forma que Water Cooler não quer dizer alto desempenho, Air Cooler não quer dizer baixo desempenho, existem cooler de ar que tem desempenho superior a muito Water Cooler de 240mm.

Acho que vou nele, mesmo usado, a unica questão agora que está me impedindo é o receio dele ser muito quente

Compra um gabinete bem refrigerado e um bom cooler, simples.

Estou até pensando em pegar o r7 3700x. Enfim.

Tremendo tiro no pé. Ryzen 5 5600x é superior ao R7 3700 em quase todos os quesito, perde apenas em aplicações que fazem bom uso de mais núcleos, além do que o R7 custa mais.

Sendo bem sincero vejo que muita gente não tem ideia do desempenho desses processadores atuais, Ryzen 5 5600 é um monstro, salvo raras exceções ele atende a maioria esmagadora dos públicos, não exige altos investimentos em placa-mãe, nem em refrigeração, só ai você economiza fácil 400 reais.
Sobre longevidade são processadores que vão ficar obsoletos não pela falta de desempenho, mas sim pela falta de tecnologia, logo não faz diferença se é um R7 ou um R5, ambos perderão relevância na mesma medida.

Postado
1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

Você está totalmente equivocado.
Da mesma forma que Water Cooler não quer dizer alto desempenho, Air Cooler não quer dizer baixo desempenho, existem cooler de ar que tem desempenho superior a muito Water Cooler de 240mm.

Bom, não falei em nenhum momento que ter um water cooler bom significa um desempenho extra, apenas comentei o fato do Ryzen 7 5800x ser um processador muito quente e que um air cooler não aguentaria ( pedi informações com profissionais da área e eles responderam que de fato um air cooler não aguenta).

Ryzen 5 5600x é superior ao R7 3700 em quase todos os quesito, perde apenas em aplicações que fazem bom uso de mais núcleos, além do que o R7 custa mais.

Sobre isso, o Ryzen 5 5600x é o único que eu, se fosse pegar, compraria no Brasil, porque la fora ele ta caro também, e o Ryzen 7 3700x eu pegaria no ali por 1350. 

Sobre longevidade são processadores que vão ficar obsoletos não pela falta de desempenho, mas sim pela falta de tecnologia, logo não faz diferença se é um R7 ou um R5, ambos perderão relevância na mesma medida.

Realmente em algum tempo eles vão ficar obsoletos, mas creio que o Ryzen 7 terá uma longevidade  maior, pelo fato de ele ter mais núcleos e threads igualmente potentes ao Ryzen 5 5600x.

Sendo bem sincero vejo que muita gente não tem ideia do desempenho desses processadores atuais

Realmente não tenho uma ideia, pelo fato de so ter visto vídeos, então eis a minha dúvida, compensa pagar 480,5 a mais pelo Ryzen 7 5800x em relação ao Ryzen 7 3700x? Quero não precisar de trocar em um novo tão cedo.

Postado
14 horas atrás, Lorde tavin disse:

Realmente não tenho uma ideia, pelo fato de so ter visto vídeos, então eis a minha dúvida, compensa pagar 480,5 a mais pelo Ryzen 7 5800x em relação ao Ryzen 7 3700x? Quero não precisar de trocar em um novo tão cedo.

Sim, em relação ao Ryzen 7 3700x o 5800x é muito melhor.

Tanto o Ryzen 5600x e o 5800x são simplesmente monstros, mas para multitarefas, edição de vídeo e atividades do gênero, os programas vão tirar mais proveito de um 8/16 do que de um 6/12

Postado
Em 13/11/2021 às 00:14, Lorde tavin disse:

Em 12/11/2021 às 21:33, NIGHT FALL disse:

Tremendo tiro no pé. Ryzen 5 5600x é superior ao R7 3700 em quase todos os quesito, perde apenas em aplicações que fazem bom uso de mais núcleos, além do que o R7 custa mais.

Se o R5 5600x já é superior ao R7 3700, imagina o R7 5800.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...