Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, estou pensando em fazer um upgrade e tenho algumas dúvidas sobre a compatibilidade da minha placa-mãe. Primeiramente meu setup é:

placa-mãe ASUS prime b450m-gaming/br
Ryzen 5 1400
GTX 1060 6GB
16GB de RAM
512 SSD SATA + 1TB HD

Como disse, estou querendo fazer um upgrade no processador, um SSD NVMe e TALVEZ a placa de vídeo se por um milagre abaixar na BF (sonhar não custa nada 😔).

Minha dúvida é a seguinte, minha placa-mãe é compatível com a gen 5000 do Ryzen? Pesquisando, vi que é compatível por meio de update na BIOS, e como consequencia a att faz a placa perder a compatibilidade com as gen anteriores, isso é verdade?
Minha outra dúvida é sobre o PCI-E 4.0, a minha placa vem de fábrica com suporte para PCI-E 3.0, eu posso utilizar um SSD M.2 pcie 4.0? Se sim, tem algum impacto/perca de desempenho?

Agradeço quem puder responder essas minhas dúvidas.

Postado
48 minutos atrás, fwagner314 disse:

Minha dúvida é a seguinte, minha placa-mãe é compatível com a gen 5000 do Ryzen? Pesquisando, vi que é compatível por meio de update na BIOS, e como consequencia a att faz a placa perder a compatibilidade com as gen anteriores, isso é verdade?

Sim, é compatível mediante atualização da BIOS. A ASUS não divulgou nenhuma perda de compatibilidade com as novas BIOS, se fosse o caso, teria um aviso na página de download de BIOS. Por outro lado, a ASRock adverte isso nas suas placas B450 (verifiquei nas Steel Legends, não sei sobre outros modelos). Mesmo assim, quem atualizou disse que ainda consegue usar processadores mais antigos, só não sei se houve algum outro tipo de impacto.

48 minutos atrás, fwagner314 disse:

Minha outra dúvida é sobre o PCI-E 4.0, a minha placa vem de fábrica com suporte para PCI-E 3.0, eu posso utilizar um SSD M.2 pcie 4.0? Se sim, tem algum impacto/perca de desempenho?

Sim, e com certeza haverá impacto no desempenho. A velocidade máxima de um barramento PCIe 3.0 x4 é de até 4000MB/s, então a velocidade máxima de um SSD nesse barramento seria até esse valor, nada acima disso. Mas se você for ver o preço dos SSDs PCIe Gen4, vai preferir ficar com um modelo mais simples, veja esse de 500GB com apenas 5000MB/s de velocidade (PCIe 4.0 x4 teoricamente pode chegar até 8000MB/s): https://www.kabum.com.br/produto/127779/SSD-aorus-gen4-500gb-m-2-NVMe-leituras-5000mb-s-e-gravacoes-2500mb-s-gp-ag4500g

Também alerto que comprar SSDs super rápidos não é vantagem para usuários comuns. Essas velocidades máximas que os fabricantes divulgam para vender SSD só é atingida em casos específicos (cópia e escrita sequencial), sem falar que em atividades muito longas, a velocidade reduz conforme o SSD esquenta. Durante uso normal do PC, o desempenho de um SSD de R$2.000 é praticamente o mesmo de um SSD de R$200, e ambos são muito mais rápidos que um disco rígido.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Fico mais tranquilo em comprar um 5600X sabendo que é compatível, evita um gasto desnecessário com essas novas placas mães que estão muito caras.

Sobre o SSD, na vdd ainda não decidi se pego um gen 3 ou gen 4 porque vi q a diferença de preço ainda é grande (esse q você mostrou, dá pra pegar um gen 3 de 1TB esse aqui: https://www.kabum.com.br/produto/127701/SSD-xpg-s41-tuf-1tb-m-2-pcie-leituras-3500mb-s-gravacoes-3000mb-s-agammixs41-1t-c), minha dúvida foi mais caso apareça um da gen 4 com preço muito bom na BF, mas como você disse, não compensa pegar um SSD gen 4 top se minha placa-mãe não vai usar essa velocidade, então vou ver se pego um gen 4 mais básico ou fico com um gen 3, minha finalidade é deixar o carregamento dos games mais rápidos no Windows e acelerar ainda mais o desempenho do Linux que uso para meu trabalho, através de um dual boot.

Obrigado pelas respostas meu caro.

Postado
4 minutos atrás, fwagner314 disse:

@GuilhermeGB Fico mais tranquilo em comprar um 5600X sabendo que é compatível, evita um gasto desnecessário com essas novas placas mães que estão muito caras.

Sobre o SSD, na vdd ainda não decidi se pego um gen 3 ou gen 4 porque vi q a diferença de preço ainda é grande (esse q você mostrou, dá pra pegar um gen 3 de 1TB esse aqui: https://www.kabum.com.br/produto/127701/SSD-xpg-s41-tuf-1tb-m-2-pcie-leituras-3500mb-s-gravacoes-3000mb-s-agammixs41-1t-c), minha dúvida foi mais caso apareça um da gen 4 com preço muito bom na BF, mas como você disse, não compensa pegar um SSD gen 4 top se minha placa-mãe não vai usar essa velocidade, então vou ver se pego um gen 4 mais básico ou fico com um gen 3, minha finalidade é evitar gargalos tanto nos games (Windows) quanto nas atividades do meu trabalho (Linux), usando dual boot.

Obrigado pelas respostas meu caro.

Esse modelo já é uma excelente opção, ainda tem dissipador e tudo. Pode ser que você encontre ele até mais em conta na BF, mas o preço atual está muito bom.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...