Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bem?

Durante a "black friday" consegui comprar algumas peças para o PC novo que estou montando. Outras eu consegui boletear algumas opções para pensar com mais calma. Vocês poderiam me indicar a melhor escolha ou alguma outra que eu não tenha boleteado visando um melhor custo x beneficio? O orçamento final da maquina completa deve ficar no máximo uns R$9300.

Itens Adquiridos

Placa de vídeo Gigabyte GeForce 3060TI - R$4965

2x Memória XPG Spectrix D45G, RGB, 8GB, 3600MHz - R$558,60

SSD WD Blue SN550, 500GB, M.2, PCIe, NVMe - R$329,90

Itens Faltantes

Processador:

• Ryzen 7 5700G - (Boleteado por R$1955,02)
  • Ryzen 7 5600X - (Boleteado por R$1697)
  • Ryzen 7 5800X - (Boleteado por R$2114)

placa-mãe:

• Placa-Mãe Gigabyte B550M Aorus Elite - (Boleteado R$823)
  • Placa-mãe Gigabyte Aorus B450 Aorus M - (Boleteado R$621)
  • Placa-Mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus - (Boleteado R$899)

Fonte:

• Fonte Seasonic Core GC-550, 550W (Boleteado R$379)

Gabinete:

• Gabinete Gamer SilverStone Fara R1, Mid Tower (Boleteado por R$288,90)
  • Gabinete Gamer Mancer Anubis Lateral Vidro (Boleteado por R$228,53)

Duvidas:

1. Sobre o processador como eu comprei a 3060ti, estou pendendo para os processadores X's, a diferença de desempenho entre do 5800 para o 5600 justificam a diferença no preço?
  2. To perdido na placa-mãe, não sei qual pegar e nem qual os benefícios de cada uma
  3. Gabinete eu curti bastante esse da SilverStone, mas não sei se ele tem uma boa refrigeração.

Postado
4 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

Qual vai ser o uso do PC?

Quero rodar os jogos mais atuais e tambem trabalho com desenvolvimento de software.

Postado

Para tal uso, o R5 5600x serve perfeitamente já, não tem necessidade de pegar um R7. 

Se você não vai fazer OC, pode pegar uma A520M Tuf Plus-II R$600.

Sobre a fonte, a seasonic que você escolheu já está ótima. 

Os 2 gabinetes que você escolheu possuem uma boa refrigeração, já que gostou mais do SilverStone, pode ir nele. 

..
Alias, atualmente o Ryzen 5 5600x está R$50 mais barato do que o valor que você boletou

Postado

@Matheus Dutra Obrigado pela indicação. Sobre essa A520M ela aceita os 2 modulos de memoria a 3600Mhz? E é compatível com o SSD NVMe que comprei?

Sobre o 5600x o cooler box é o suficiente? Ou indicaria algum outro?  Tenho o DeepCool Gammaxx L240T boletado a R$295 (com o frete)

25 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

Alias, atualmente o Ryzen 5 5600x está R$50 mais barato do que o valor que você boletou

Os preços todos ja são com frete, pode ser isso hahaha :)

Postado
14 minutos atrás, alefm disse:

Obrigado pela indicação. Sobre essa A520M ela aceita os 2 modulos de memoria a 3600Mhz? E é compatível com o SSD NVMe que comprei?

Aceita, e é compatível com o SSD NVMe.

14 minutos atrás, alefm disse:

Sobre o 5600x o cooler box é o suficiente? Ou indicaria algum outro?  Tenho o DeepCool Gammaxx L240T boletado a R$295 (com o frete)

O Cooler box padrão é suficiente desde que tenha um gabinete bem refrigerado.

Tenha pelo menos 4 fans no gabinete. 

Caso não tenha um em mente ainda, recomendo o Deepcool XFan 120Deepcool RF120W e DeepCool RF120 F2.

Precisaria de um Hub para os fans também. 

Postado
5 horas atrás, alefm disse:
  • Placa-Mãe Gigabyte B550M Aorus Elite - (Boleteado R$823)
  • Placa-mãe Gigabyte Aorus B450 Aorus M - (Boleteado R$621)
  • Placa-Mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus - (Boleteado R$899)

Não pegue B450. Ou vá com uma das B550 que orçou ou uma A520 se quiser economizar. A A520 indicada pelo colega @Matheus Dutra é boa, mas tem a A520M DS3H que é mais barata ainda. Se fizer questão de B550, tem mais baratas que essas que orçou. Pesquise a lista abaixo:

• ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550 Aorus Elite V2
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka
5 horas atrás, alefm disse:
  1. Sobre o processador como eu comprei a 3060ti, estou pendendo para os processadores X's, a diferença de desempenho entre do 5800 para o 5600 justificam a diferença no preço?
  2. To perdido na placa-mãe, não sei qual pegar e nem qual os benefícios de cada uma
  3. Gabinete eu curti bastante esse da SilverStone, mas não sei se ele tem uma boa refrigeração.
  1. O 5600X é suficiente para 4K com mesmo desempenho que o 5950X. Se for jogar FHD (que eu pessoalmente indico que faça) então o 5800X vai ter um desempenho um pouco melhor, mas seus lows serão os mesmos, então sinceramente eu pegaria o 5600X e se quisesse melhorar isso depois pegaria um da próxima linha AMD, pois ela ainda vai dar refresh na 5ª geração e sua MB será compatível.
  2. placa-mãe é para dar suporte aos demais componentes. A menos que ela seja extremamente ruim, não vai influenciar no desempenho ou durabilidade do PC. Pegar o chipset mais novo é essencial para ter mais estabilidade e mais recursos. Entre uma MB de 500 reais e uma de 3000 reais a diferença vai estar nos recursos para OC (que eu não recomendo, pois é melhor investir mais na CPU do que fazer OC), capacidade de expansão (que quase ninguém vai usar) e enfeites. Sinceramente, a menos que você já tenha coisas específicas que vai precisar, como placas de som para edição de estúdio, placas de rede especiais para servidor, etc., pode ter certeza de que nunca vai usar mais do que um ou dois slots M.2, um slot PCI-e 16x, os quatro slots de RAM e um ou outro conector SATA. Geralmente mesmo a MB mais básica com quatro slots de memória vai suprir todas as suas necessidades até o fim da vida do PC. Tenho recomendado quase que exclusivamente a A520M DS3H por que qualquer valor adicional da placa-mãe seria melhor investido em outros componentes.
  3. O Silverstone Fara parece ser bom. Se gostou dele e cabe no bolso, vai fundo. O preço dele, vi aqui agora, está muito bom por sinal. Ele se assemelha muito ao Matrexx 55 mesh, que custa bem mais caro. Se quiser algo que vá preservar melhor sua GPU, recomendo o Aerocool Aero One Frost, pois ele tem posição para duas ventoinhas dedicadas à GPU. Com GPUs custando uma pequena fortuna, vale a pena ter ventilação extra... Lembre-se de instalar pelo menos quatro ventoinhas no seu sistema, fora as da GPU se optar por isso, e use um FH-04 para cada quatro ventoinhas, sendo que cada FH-04 vai precisar de um SYS_FAN na placa-mãe e é bom separar as ventoinhas de entrada das de saída para controlar a velocidade separadamente e ter um fluxo de ar neutro.

As ventoinhas recomendo que compre das marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, XPG, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e Scythe. As Deepcool X-fan, para quem não quer torrar dinheiro e não faz questão de RGB, são uma ótima opção. As RF120 são boas para quem curte RGB, disponíveis em kits de 3 e 5 unidades já com o HUB e prontas para usar sem mais acessórios. Só lembre de conciliar com a placa-mãe, pois se comprou ventoinhas RGB 12V vai precisar de uma MB com controladora RGB 12V. ARGB 5V é outra história e a placa-mãe tem que ser compatível.

Se sobrar uma grana no final, compre um Scythe Fuma 2 ou Ninja 5 para o processador. Ter sua CPU rodando fria vale a pena, sendo que pelo que está gastando com os componentes acredito que pegar um cooler adicional agora não vai atrapalhar demais seu orçamento. Não recomendo WC, é dinheiro jogado fora por mil e uma razões.

Se quiser umas dicas de montagem e configuração para depois, use meu checklist: https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

Postado
11 horas atrás, Matheus Dutra disse:

O Cooler box padrão é suficiente desde que tenha um gabinete bem refrigerado.

Tenha pelo menos 4 fans no gabinete. 

Caso não tenha um em mente ainda, recomendo o Deepcool XFan 120Deepcool RF120W e DeepCool RF120 F2.

Precisaria de um Hub para os fans também. 

Obrigado @Matheus Dutra comprei o hub o uma dessas FANS :)

@WOZ Dods Cara muito obrigado por tudo que escreveu, ajudou demais!!!

No fim fiquei com o seguinte setup:

Processador Ryzen 7 5600x

Placa-Mãe B550M Aorus Elite

Placa de vídeo Gigabyte GeForce RTX 3060 T

Memória XPG Spectrix D45G, RGB, 8GB, 3600MHz

SSD WD Blue SN550, 500GB, M.2, PCIe, NVMe

Fonte Seasonic Core GC-550, 550W , 80 Plus Gold

Gabinete Gamer Aerocool, Aero One Frost RGB

Como o gabinete já vem com 3 ventoinhas eu comprei mais uma Cooler FAN DeepCool RF120 F2 que o amigo @Matheus Dutra recomendou. Por enquanto só comprei um FH-04, devo comprar outro? ou posso ligar 4 no FH-04 e a outra extra direto na placa-mãe?

7 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se sobrar uma grana no final, compre um Scythe Fuma 2 ou Ninja 5 para o processador

Vou usar o cooler box por enquanto mas irei monitorar a temperatura para então por um desses dois que você indicou.

7 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se quiser algo que vá preservar melhor sua GPU, recomendo o Aerocool Aero One Frost

Gostei do gabinete, estava com um preço similar, acho que vale a pena o investimento.

@Matheus Dutra @WOZ Dods mais uma vez muito obrigado, vocês são demais. Vocês tem mais alguma outra dica ou ponto a acrescentar que devo olhar/me preocupar agora que já sabem o setup todo pronto?

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, alefm disse:

Como o gabinete já vem com 3 ventoinhas eu comprei mais uma Cooler FAN DeepCool RF120 F2 que o amigo @Matheus Dutra recomendou. Por enquanto só comprei um FH-04, devo comprar outro? ou posso ligar 4 no FH-04 e a outra extra direto na placa-mãe?

Você pode ligar 4 Fans no FH-04, e o FH-04 você liga no Sys Fan (System Fan). 

Essa placa-mãe que você comprou, segundo o site do fabricante, ela possui 2 Sys Fan, então, você pode usar 1 para o FH-04, e outro para o Fan extra. 

10 horas atrás, alefm disse:

Vocês tem mais alguma outra dica ou ponto a acrescentar que devo olhar/me preocupar agora que já sabem o setup todo pronto?

Quando instalar o windows, a primeira coisa a se fazer, antes da abrir o Edge, crie 1 ou 2 pontos de recuperação.  (Não sei se o Linux tem essa ferramente). 

Depois, também instale o C++, Framework (ambos pelo site da microsoft), dependendo dos programas que for usar, também instale o Java.

Instale os Drivers da placa-mãe pelo site da fabricante, e o mesmo para GPU, não instale nenhum driver que não seja do site da fabricante. 

Faça todo o trabalho manual, não utilize programas que instalam drivers automaticamente. 

..

Não utilize estabilizador.

Não utilize nobreak (os barato). 

Caso queira uma proteção contra altas tensões, utilize um filtro de linha, eu recomendo o iClamper Energia 5. 

• Curtir 1
Postado

@alefm Talvez seu gabinete já venha com um splitter ou com um HUB para as ventoinhas pré instaladas e muito comumente já permitirá a todas as suas quatro ventoinhas serem instaladas em apenas um header da placa-mãe. Se quiser, confira o manual do produto antes de fechar a compra do FH-04. O manual você baixa no suporte da silverstone. No mais, talvez precise de um HUB para RGB se tiver mais de um dispositivo com RGB. Lembrando que não se deve confundir RGB (12V) com ARGB (5V). Sua placa-mãe só é compatível com o primeiro, RGB (12V).

Se tiver apenas um, o conector dele vai direto na placa-mãe sem problemas, com a setinha apontando para o pino 12V.

A posição e orientação ideal das ventoinhas é como na imagem abaixo.

image.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...