Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, 

Resolvi fazer um upgrade em minha máquina e ontem veio a última peça o gabinete... Quase tudo novo eu fiz a montagem, o setup é o seguinte:

✅placa-mãe: Gigabyte Z490M Gaming X, Intel LGA 1200, mATX, DDR4 (Novo)

✅Processador: Intel Core i5 11400 2.6GHz (4.4GHz Turbo), 11ª Geração, 6-Cores 12-Threads, LGA 1200, BX8070811400 (Novo)

✅2x Memória Crucial Ballistix, 8GB, 3600MHz, DDR4, CL16, Preta - BL8G36C16U4B (Novas)

✅Gabinete Gamer Husky Gaming Avalanche, Preto, Mid Tower, 3 Fans RGB, Lateral Vidro de temperado - HGMC002 (Novo)

✅Fonte EVGA 600W 80 Plus White - 100-W1-0600-K (Usada)

✅HD de 1 TB (usado)

✅SSD A400, Kingston, SA400S37/240G, Cinza (Usado onde está instalado o Windows 10 que eu faço boot na máquina)

✅Placa de Vídeo Galax GeForce GTX 1050 Ti, 1 Click, OC, Dual, 4GB GDDR5, 128Bit 50IQH8DSQ3CC (usada)

Ao ligar o PC ele já não iniciava e vi que era a BIOS da placa-mãe fiz o update da BIOS pelo pendrive usando o USB da BIOS. Tudo certo, atualizou reconheceu o processador, os periféricos e tudo mais. Entrei na máquina atualizei drivers e etc... Tudo certo... Mas do nada ela desliga sem estressar sem nada, pode estar sem nada rodando que ela desliga. E não têm um padrão de tempo ou lógica pois joguei duas partidas de um jogo para forçar o conjunto e nada tudo foi tranquilo, foi eu sair do jogo e fazer outras coisas no quarto o PC desligou.

O que eu já verifiquei:

Ventoinha da fonte e do processador.

Coloquei pasta térmica de qualidade.

As memórias ram são compatíveis com a placa-mãe.

Drivers atualizados.

Fico grato se alguém poder me ajudar. 🙂

Postado

Olá @Gabriel Henirique Schmeide, boa tarde.

Mesmo que tenha passado pasta térmica eu recomendo que fique monitorando a temperatura da CPU enquanto está em uso pois pasta térmica demais também é um problema e acaba virando um isolante térmico.

Como você disse você está usando um SSD que já estava com windows 10, se for possível realizar uma formatação para termos certeza que não é software seria legal também, se mesmo assim continuar precisamos pensar em novas formas de testar o hardware como teste de memórias em diferentes slots da placa-mãe ou monitoramento de todo hardware através de programas (ou até o próprio gerenciador de tarefas).

Abraços.

Postado

@Marlon Vinicius Cardoso Baixei um software para monitorar as temperaturas e tudo dentro do padrão.

pasta térmica coloquei a quantidade certa e inseri o fan.

Até na BIOS ele desliga as vezes, por isso descartei o sistema operacional.

Hoje remontei todas as peças substituindo slots de memória RAM, renovando pasta térmica e checando conexões da fonte... Ele demorou mais tempo, mas continua com o comportamento igual... Outra coisa que vi é que algumas vezes em vez de ele desligar ele "congela" a tela e os periféricos.

Uma coisa que fiz e parece que aumenta o tempo até ele desligar é deixar o modo de energia em econômico assim ele só fica com o CPU em 2.6GHz e não acima de 4GHz.

Se puder me ajudar agradeço muito, pois uso o PC para trabalho também e estou com uma baita dor de cabeça com isso 😪

Postado
19 horas atrás, Gabriel Henirique Schmeide disse:

@Marlon Vinicius Cardoso Baixei um software para monitorar as temperaturas e tudo dentro do padrão.

pasta térmica coloquei a quantidade certa e inseri o fan.

Até na BIOS ele desliga as vezes, por isso descartei o sistema operacional.

Hoje remontei todas as peças substituindo slots de memória RAM, renovando pasta térmica e checando conexões da fonte... Ele demorou mais tempo, mas continua com o comportamento igual... Outra coisa que vi é que algumas vezes em vez de ele desligar ele "congela" a tela e os periféricos.

Uma coisa que fiz e parece que aumenta o tempo até ele desligar é deixar o modo de energia em econômico assim ele só fica com o CPU em 2.6GHz e não acima de 4GHz.

Se puder me ajudar agradeço muito, pois uso o PC para trabalho também e estou com uma baita dor de cabeça com isso 😪

Rapaz, difícil encontrar onde está o problema... Mas se trava até na BIOS pode ser placa-mãe defeituosa hein?!

Recomendação: Procurar algum amigo com um PC com configurações parecida e você ir testando suas peças na base dele, acho que só dessa forma podemos encontrar o problema. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...