Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC novo desligando sozinho sem padrão.


Posts recomendados

Olá, 

Resolvi fazer um upgrade em minha máquina e ontem veio a última peça o gabinete... Quase tudo novo eu fiz a montagem, o setup é o seguinte:

 

✅placa-mãe: Gigabyte Z490M Gaming X, Intel LGA 1200, mATX, DDR4 (Novo)

✅Processador: Intel Core i5 11400 2.6GHz (4.4GHz Turbo), 11ª Geração, 6-Cores 12-Threads, LGA 1200, BX8070811400 (Novo)

✅2x Memória Crucial Ballistix, 8GB, 3600MHz, DDR4, CL16, Preta - BL8G36C16U4B (Novas)

✅Gabinete Gamer Husky Gaming Avalanche, Preto, Mid Tower, 3 Fans RGB, Lateral Vidro de temperado - HGMC002 (Novo)

✅Fonte EVGA 600W 80 Plus White - 100-W1-0600-K (Usada)

✅HD de 1 TB (usado)

✅SSD A400, Kingston, SA400S37/240G, Cinza (Usado onde está instalado o Windows 10 que eu faço boot na máquina)

✅Placa de Vídeo Galax GeForce GTX 1050 Ti, 1 Click, OC, Dual, 4GB GDDR5, 128Bit 50IQH8DSQ3CC (usada)

 

Ao ligar o PC ele já não iniciava e vi que era a BIOS da placa-mãe fiz o update da BIOS pelo pendrive usando o USB da BIOS. Tudo certo, atualizou reconheceu o processador, os periféricos e tudo mais. Entrei na máquina atualizei drivers e etc... Tudo certo... Mas do nada ela desliga sem estressar sem nada, pode estar sem nada rodando que ela desliga. E não têm um padrão de tempo ou lógica pois joguei duas partidas de um jogo para forçar o conjunto e nada tudo foi tranquilo, foi eu sair do jogo e fazer outras coisas no quarto o PC desligou.

 

O que eu já verifiquei:

Ventoinha da fonte e do processador.

Coloquei pasta térmica de qualidade.

As memórias ram são compatíveis com a placa-mãe.

Drivers atualizados.

 

Fico grato se alguém poder me ajudar. 🙂

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Gabriel Henirique Schmeide, boa tarde.

 

Mesmo que tenha passado pasta térmica eu recomendo que fique monitorando a temperatura da CPU enquanto está em uso pois pasta térmica demais também é um problema e acaba virando um isolante térmico.

Como você disse você está usando um SSD que já estava com windows 10, se for possível realizar uma formatação para termos certeza que não é software seria legal também, se mesmo assim continuar precisamos pensar em novas formas de testar o hardware como teste de memórias em diferentes slots da placa-mãe ou monitoramento de todo hardware através de programas (ou até o próprio gerenciador de tarefas).

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marlon Vinicius Cardoso Baixei um software para monitorar as temperaturas e tudo dentro do padrão.

pasta térmica coloquei a quantidade certa e inseri o fan.

Até na BIOS ele desliga as vezes, por isso descartei o sistema operacional.

Hoje remontei todas as peças substituindo slots de memória RAM, renovando pasta térmica e checando conexões da fonte... Ele demorou mais tempo, mas continua com o comportamento igual... Outra coisa que vi é que algumas vezes em vez de ele desligar ele "congela" a tela e os periféricos.

Uma coisa que fiz e parece que aumenta o tempo até ele desligar é deixar o modo de energia em econômico assim ele só fica com o CPU em 2.6GHz e não acima de 4GHz.

 

Se puder me ajudar agradeço muito, pois uso o PC para trabalho também e estou com uma baita dor de cabeça com isso 😪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Gabriel Henirique Schmeide disse:

@Marlon Vinicius Cardoso Baixei um software para monitorar as temperaturas e tudo dentro do padrão.

pasta térmica coloquei a quantidade certa e inseri o fan.

Até na BIOS ele desliga as vezes, por isso descartei o sistema operacional.

Hoje remontei todas as peças substituindo slots de memória RAM, renovando pasta térmica e checando conexões da fonte... Ele demorou mais tempo, mas continua com o comportamento igual... Outra coisa que vi é que algumas vezes em vez de ele desligar ele "congela" a tela e os periféricos.

Uma coisa que fiz e parece que aumenta o tempo até ele desligar é deixar o modo de energia em econômico assim ele só fica com o CPU em 2.6GHz e não acima de 4GHz.

 

Se puder me ajudar agradeço muito, pois uso o PC para trabalho também e estou com uma baita dor de cabeça com isso 😪

 

 

Rapaz, difícil encontrar onde está o problema... Mas se trava até na BIOS pode ser placa-mãe defeituosa hein?!

Recomendação: Procurar algum amigo com um PC com configurações parecida e você ir testando suas peças na base dele, acho que só dessa forma podemos encontrar o problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Gabriel Henirique Schmeide disse:

@Marlon Vinicius Cardoso Aí que mora o problema. Moro em cidade pequena, os "técnicos" da cidade nunca viram um processador de 11ª geração na frente deles kkkkkk. Já perguntei a todos e ninguém têm peças para eu testar na máquina.

Rapaz, aí complicou foi tudo KK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...