Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de computador para análise de dados até R$ 5000,00


Posts recomendados

Boa noite Pessoal

 

Tenho um orçamento de ate R$ 5mil para montar um PC robusto para analise de dados e poder de processamento. Não desejo montar um PC voltado exclusivamente pra jogos, mas posso eventualmente jogar um jogo ou outro. Por isso, avalio uma placa de vídeo intermediaria. Porém, compraria um placa de vídeo básica, só pra não me deixar na mão, e mais pra frente faria um upgrade, em prol de poder de processamento e memória.

Gostaria de focar mais em memoria e poder de processamento.

 

 Tenho um notebook I5 com 12 gb de ram e estou complemente desatualizado quanto aos processadores, placa-mãe e memorias atuais para plataforma desktop. Qual a relação custo beneficio, Intel X AMD?

 

Se puderem ajudar com algumas sugestões de:

Placa-mãe

Processador

Placa de vídeo

Memoria

Fonte e Coolers

 

Ja possuo monitores, mouse e teclado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TeT Pra você ter ideia com 5 mil compra só a placa de vídeo. Processador 'robusto' intermediário custa acima de 2 mil - robusto acima de 3. Processador robusto + placa-mãe intermediária + memorias já dão seu orçamento, sem contar que para um processador robusto tem que ter que comprar um cooler que nem está incluído nos gastos. 

 

Aliás, defina PC robusto. Poder de processamento pra quê? Dependendo do que for usar pode colocar o melhor processador que não vai fazer diferença se não tiver uma boa GPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TeT Entre no link e selecione as peças 

 

 

Processador AMD Ryzen 7 5700G 3.8GHz (4.6GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, Com vídeo integrado,

placa-mãe Gigabyte A520M S2H, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4

Water Cooler DeepCool Gammaxx L120T, LED Blue 120mm, Intel-AMD

Memória DDR4 Geil Orion, 8GB 3600MHz, Black (selecione 2 pentes)

SSD Adata Falcon 512GB, M.2 2280 NVMe, Leitura 3100MBs e Gravação 1500MBs, AFALCON-512G-C

Fonte Seasonic Core GC-550, 550W, 80 Plus Gold

Gabinete Gamer DeepCool Matrexx 55 Mesh, Mid Tower, Vidro temperado, Black, Sem Fonte, Sem Fan

 

Processador com 8 núcleos e 16 threads... ou seja bruto. Computador capacitado para colocar uma excelente placa de vídeo como uma RTX 3060 ou RTX 3060 TI.

O Ryzen 7 5700G possui o vídeo integrado ou seja (placa de vídeo integrada) mais forte do mercado atualmente então deve suprir sua necessidade para jogos leves e intermediarios.

 

Se possível adicione no carrinho um kit de fans para adicionar no gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mineirimbb

Então @mineirimbbcomo falei ali em cima, eu posso sacrificar uma boa placa de vídeo no momento por uma integrada, ou até mesmo uma basica de uns 1500 reais.

 

Eu estou de olho nesse processador.

https://www.pichau.com.br/processador-amd-Ryzen-7-5800x-8-core-16-threads-3-8ghz-4-7ghz-turbo-cache-36mb-am4-100-100000063wof?gclid=Cj0KCQiA47GNBhDrARIsAKfZ2rANPEejCIEjN77lo011iyajhccDYbwOpYxmASA00MYkO3It77G_Lw0aArR2EALw_wcB

 

Porém ele não tem vídeo integrado. O que ja ajudaria nesse começo.

E o orçamento pode chegar até um pouco mais pra montar a CPU.

Eu usaria o PC pra trabalho e eventualmente um jogo ou outro. Trabalho com analise e visualização de dados.

 

@carbonii

Opa @carbonii. Montei, porém alterei algumas peças.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18613/monte-seu-PC-gamer-plataforma-amd-Ryzen-5000-full-custom

 

Eu tenho visto alguns kits com o 5800x

Vi esse na Terabyte.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/19112/upgrade1044?gclid=Cj0KCQiA47GNBhDrARIsAKfZ2rA9TaHkbav4yLd36SJtAPVtOCioFIgthch862ZuAuK0eCDBG69UbH4aAiw6EALw_wcB

 

Mas estou na dúvida entre o 5800x e o 5700.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TeT Então o 5800x é um excelente processador, é superior ao 5700G porém para seu computador dar vídeo com o 5800x você precisará colocar uma placa de vídeo. Já com o 5700G ele tem vídeo integrado ou seja não precisa de uma placa de vídeo para o PC dar vídeo...

 

Ryzen 7 5700G 8 núcleos e 16 threads

Ryzen 7 5800X 8 núcleo e 16 threads

 

Eu iria de 5700G pelo fato de você não precisar comprar uma placa de vídeo separada e ele vai te surprir tranquilamente.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma outra opção ao 5800x, que oferece mais desempenho que ele e ainda custa mais barato é o 12600k.

Ele possui 10 núcleos e esta custando 2.300 reais. O problema esta sendo a placa-mãe para LGA 1700 que no momento só tem disponível as de chipset top Z690, e a mais barata delas custa 1.600 reais. Agora em Janeiro a Intel vai lançar as B660 e H610 que vão custar bem mais barato. Talvez valha a pena esperar...

 

Obs: o gráfico integrado da Intel é bem melhor para quem vai utilizar o computador para renderização, edição de videos, streaming, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andros Santos

Por isso que eu falei para ele esperar Janeiro...

Além de surgirem vários outras opções mais baratas de placa-mãe, também vai ter disponível no mercado novos cooler, e atualização do Windows 10 corrigindo esse problema(talvez a versão 21H2 até já tenha corrigido isso).

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera!

 

É, realmente o 5700G é o que preciso. Por tem vídeo integrado já me ajudaria bastante nesse começo até o preço das placas de vídeo baixarem.

Montei o seguinte orçamento na TeraByte.

 

Processador AMD Ryzen 7 5700G 3.8GHz (4.6GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, Com vídeo integrado, 100-100000263BOX (x1) - R$ 2.199,00

placa-mãe Gigabyte A520M DS3H, Chipset A520, AMD AM4, mATX, DDR4 (x1) - R$ 543,75

Water Cooler DeepCool Gammaxx L120T, LED White, 120mm, Intel-AMD, DP-H12RF-GL120TWH (x1) - R$ 239,90

Memória DDR4 Geil Orion, 8GB 3600MHz, Red, GAOR48GB3600C18BSC (x2) - R$ 279,90 Cada

Fonte Seasonic Core GC-550, 550W, 80 Plus Gold (x1) - R$ 378,45

Gabinete Gamer Gamdias Talos M1 Elite, Mid-Tower, Vidro Temperado, Black, Sem fonte, Sem Fan (x1) R$ 299,90

SSD Kingston A400, 240GB, Sata III, Leitura 500MBs Gravação 350MBs, SA400S37/240G (x1) R$ 225,33

 

Tudo sai a 4.446,13 com 13% de Desconto. Dentro do meu orçamento.

 

O que acham dessa configuração? Ta boa? Melhorariam algo?

Tenho visto que o Cooler Box dele já é suficiente pra segurar a temperatura. Dai seria melhor largar de mão o Water Cooler e investir nas Fans pro Gabinete. O que acham?

 

Assim que eu confirmar os componentes que vou colocar, vou começar a buscar em lojas separadas pra tentar buscar melhor preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!