Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diversas telas azuis, com frequencia


Igor Bosso

Posts recomendados

Boa tarde, semanada passada montei um PC, pois o meu já estava muito velho:

 

Core i5-11400F

ASUS prime H510M-E

2X 8GB Geil Potenza 3200

SSD NVMe Kingston 500GB

Nvidia GTX 970 (Aproveitado do PC Antigo)

SSD Sata Samdisk 240GB (Aproveitado do PC Antigo)

HD 1TB Seagate Barracuda (Aproveitado do PC Antigo)

Fonte C3 Tech ATX 650W DSA-650BE 20+4P SATA (Aproveitado do PC Antigo)

 

Assim que montei começou a dar erro ao tentar instalar o Windows, quando finalmente consegui, ao acessar começavam a dar vários tipos de tela azul (memory mannagement, Kernel error, critical process died) entre outros, mas principalmente esses 3, a ponto que certo momento o Windows foi corrompido.

Depois de muita tentativa consegui instalar, e o PC funcionou normalmente, joguei, utilizei para outras atividades durante uma semana. Ontem  retornaram as telas azuis, eventualmente o Windows deu problema novamente, então fui realizar alguns testes:

 

Pelo diagnostico de memória, nenhum problema, liguei o PC com um pente de cada vez, e mesmo assim o problema persiste, já posso descartar problema com elas?

 

Tentei instalar o Windows em armazenamentos diferentes, versões diferentes, mesmo problema.

 

Durante a semana que o PC funcionou a placa de vídeo não apresentou nenhum problema, nada, e no PC antigo também funcionava normalmente.

 

Eventualmente o PC não ligava mais, nem mesmo pra acessar a BIOS, nisso lembrei que meu PC antigo fazia isso as vezes, e eu resolvia tirando a bateria da placa-mãe, e colocando de volta após um tempo, fiz esse procedimento no PC novo e ele ligou. Sempre achei que isso era um problema na bateria da minha placa antiga, parece que não.

 

Estou 99% certo que tudo isso ta acontecendo por causa da fonte, infelizmente não tenho outra pra testar, antes de comprar uma nova resolvi pedir ajuda aqui, caso alguém tenha mais alguma ideia pra me dar.

 

Uma CORSAIR ATX CV550W, já resolve pra mim?

Agradeço a atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Igor Bosso Prezado usuário, bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud Vamos lá

Ocorre desde o momento da montagem, semana passada

Fonte C3 Tech ATX 650W DSA-650BE 20+4P SATA (Era usada no meu pc antigo, tem uns 7 anos de uso)

Ligado diretamente na tomada

De periféricos tenho o mouse, teclado, microfone USB, e um headphone p2

Não houve pico ou queda de energia

Problema iniciou pós montagem

Durante a propria instalação do windows problemas ja ocorriam, como erro 0x8007025d por exemplo

Foi utilizado Driver Booster

Foi feito XMP, porém ja testei com o padrão e o mesmo erro ocorre

 

É complicado coletar logs pois na maioria das vezes que ocorre a instalação do sistem operacional se perde, me forçando a realizar nova formatação, unica vez que consegui ver um log foi quando deu um (kernel security check failure), seguido de (memory management error), nessa ocasião consegui ver o log, os de memory management error faziam menção também ao kernel

 

Fora isso os realizei alguns testes:

 

Primeira coisa que me veio a cabeça foi memoria ram, realizei um teste de 3 horas no MemTest, 0 erros

Tentei ligar o pc com um pente de memória de cada vez, o erro se manteve, por acredito que o problema não esteja ai

 

Instalei o windows em unidades de armazenametos diferentes, mesmo erro

 

Nos momentos em que o PC funciona consigo jogar, ver videos normalmente, a VGA não sobreaquece, não apresenta nenhum problema, não testei a memória dela a parte

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas outras considerações, sobre essa semana

 

O computador apresentou o problema duas vezes durante essa semana, ele funciona normalmente, durante coisa de 3 dias, pra tudo, do nada os erros começam, eu não sei o que causa, porém uma das vezes, começou pós queda de energia.

Depois que o erro se apresenta o windows não funciona mais, programas começam a fechar sozinhos, telas azuis, e erros, unica coisa que resolve o problema é delsigar o PC, deixar ele desligado por 3 ou mais horas e depois realizar uma formatação limpa, sei que não é recomendado em caso de tela azul, mas é literalmente o unico jeito de fazer ele voltar a funcionar, a recuperação não consegue concluir sem erros.

Alem do memtest realizei também o teste de processador da Intel, nenhum erro acusado, testei as unidades de armazenamento, nenhum erro, placa de vídeo funciona normal em jogos, por via das duvidas testei com outra placa, mesmo erro.

Eu continuo achando que o problema é a fonte, velha de qualidade duvidosa, reparei que ela anda fazendo um zumbido quando o PC está desligado, de qualquer forma aguardo sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Igor Bosso Certo. Vamos lá:

 

Antes de tudo, desinstale o Driver Booster e qualquer outro atualizador de driver. Esses programas são totalmente desnecessários e muitas vezes prejudiciais. Drivers devem ser baixados diretamente pelo site do fabricante ou pelo Windows Update.

 


 

Análise

 

No Visualizador de Eventos existem duas entradas de erro do WHEA. WHEA é um componente do Windows que reporta problemas de hardware.

 

image.png

 


 

Resolução

 

A fonte realmente é forte candidata de ser a causa do problema, visto que a C3 Tech não é exemplo de qualidade.

 

Que eu saiba o WHEA não é capaz de detectar problemas na fonte de alimentação, então deve haver mais um componente com problemas. Não há nenhuma pista de qual seja ele, então teremos que isolar cada um até acharmos o culpado.

 

Primeiro, reinstale o sistema operacional mais uma vez e instale os drivers de chipset, LAN e áudio, nessa ordem, pelo site da sua placa-mãe. Não se esqueça do driver de vídeo de sua GTX 970, que deve ser baixado pelo site da NVIDIA. Verifique se os problemas continuarão.

 

Aguardo sua resposta. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud Farei isso, por volta de domingo, acabei tendo que viajar a trabalho.

 

Hipoteticamente, é possível que uma unidade de armazenamento que não contenha o windows e drivers cause o erro? Meu HD apesar de ter passado nos testes, também anda me deixando desconfiado, fazendo barulho, um tanto lento.

 

E independente do causador ser a fonte ou não vou acabar comprando outra, muito velha marca ruim, já aproveito pra testar com a fonte nova, mas acredito que só vou ter ela em mãos semana que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Igor Bosso disse:

Hipoteticamente, é possível que uma unidade de armazenamento que não contenha o windows e drivers cause o erro? Meu HD apesar de ter passado nos testes, também anda me deixando desconfiado, fazendo barulho, um tanto lento.

 

@Igor Bosso Sim.

 

3 horas atrás, Igor Bosso disse:

E independente do causador ser a fonte ou não vou acabar comprando outra, muito velha marca ruim, já aproveito pra testar com a fonte nova, mas acredito que só vou ter ela em mãos semana que vem.

 

É uma boa, visto que é uma fonte que muito provavelmente é bomba e só danificará os componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Rio McCloud Fonte trocada, windows reinstalado, dessa vez apenas com drivers baixados direto do site indicado, mesmos erros.

 

Amanhã vou levar minhas memórias pra testar no PC de um amigo, se não for isso vou mandar a placa-mãe pro RMA, não consigo pensar em mais nada.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!