Ir ao conteúdo

PC reiniciando no meio do jogo

Ir à solução Resolvido por M Amanda,

Posts recomendados

• Solução
Postado

Oi pessoal, tudo bem? Estou com um problema persistente e não sei mais o que fazer! O problema atualmente ocorre quando estou jogando Genshin Impact (frequente com este jogo) e as vezes reinicia dentro de 3h de jogo, as vezes menos que isso ou nem reinicia....

Limpei e faço limpeza no meu pc com a frequência (com muito cuidado, claro), porque pensei q poderia ser a memória RAM, então passei a borracha com cuidado e o problema continuou, vi que o problema podia ser no HD, então desconectei e limpei também, mas nada mudou. As temperaturas quando jogo tanto o processador quanto a GPU não passam de 55Cº e já reapliquei a pasta térmica.

Fiz os teste de estresse com os programas recomendados p GPU e p fonte, mas não aconteceu nada de errado. Fiz a teste de estabilidade do sistema com Aida64 e também não deu nada de errado.

O problema é que já troquei a fonte para uma Corsair 650w gold modular após fazer os cálculos pelo site recomendado, mas continua reiniciando......

Fiz o teste com o memtest86 e também não acusou erros. E claro, atualizei os drives!!

Já com o Crystal Disk apareceu um alerta no meu HD onde o jogo estava instalado, imediatamente tirei tudo de lá (já tinha feito a limpeza neste HD também e mesmo assim tava reiniciando, então né...) e reinstalei as coisas para o meu outro HD SSD saudável, mas aí que tá meus queridos!! O PC acabou de reiniciar kkkkk Já estou rindo de desespero porque será que é a minha placa-mãe? ***** não tenho mais grana p sustentar esse bb não kkkk 

Pfv, quem puder me ajudar, S.O.S!! Estarei deixando a config. do meu PC humilde aqui:

Sistema O.P.: Windows 10 Enterprise 64-bit

Processador: Intel Core i7-8700 Coffee Lake-S, 3.20GHz

placa-mãe: ASUS Prime Z370-P

memória RAM: 32,0GB Single-Channel Unknown @ 1202MHz 

DIMM1: 16 GB DDR4-2400 DDR4 SDRAM

DIMM2: 16 GB DDR4-2400 DDR4 SDRAM

Tipo de BIOS: AMI (10/20/2017)

Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1070 8GB (mas o PC só está reconhecendo 4GB)

Velocidade da GPU: 1582 MHz

Clock da mémoria: 2003 MHz

Fonte: Corsair 650W 80 Plus Gold Semi Modular

Water Cooler: DEEPCOOL GAMMAX L240V2 

Sou leiga e não sei se estes dados irão ajudar....mas de qq forma, obrigada a todos q leram até aqui!! Abraços!!

Postado

Ah! Olhei os capacitores da placa-mãe e não parecem estarem estufados!! Tem um ou dois que não estão tão achatados quanto os domais, mas não sei se isso entra como estufado de tão discreto q é o "estufadinho"!!

Tenho este PC há 3 anos, exceto o water cooler q comprei este ano e a Fonte e o HD sata q está p chegar semana q vem.

Abraço, pessoal :) 

Postado

@Pepse Será q tem como fazer algum tipo de teste específico p placa-mãe?? ***** agora me lasquei legal :(  Só queria trocar a placa-mãe quando tivesse grana p comprar uma AMD Ryzen!! 
O que é mais engraçado é q quando limito o uso de energia de 100% p 90% ele não reinicia!! Mas não faz sentido p mim isso…porque a fonte q eu tinha era uma 600w 80plus bronze e e agora tenho uma 650w 80plus gold. 

Obs.  Pelos cálculos q fiz de consumo de energia no site (mais detalhado) o consumo não passava de 420w e mesmo com futuras fans q pretendo colocar/trocar (+4 RGB) não passaram de 450w o consumo.

Postado
3 minutos atrás, M Amanda disse:

Será q tem como fazer algum tipo de teste específico p placa-mãe?? ***** agora me lasquei legal :(  Só queria trocar a placa-mãe quando tivesse grana p comprar uma AMD Ryzen!! 
O que é mais engraçado é q quando limito o uso de energia de 100% p 90% ele não reinicia!! Mas não faz sentido p mim isso…porque a fonte q eu tinha era uma 600w 80plus bronze e e agora tenho uma 650w 80plus gold. 

Que fonte era essa? e bem, não me lembro de ter testes pra placa-mãe, você pode tentar o AIDA64 ou Prime95. (cuidado pra não ativar tudo)

E sobre isso de limitar a energia, pode ser de novo a placa-mãe já apresentando defeito, visto que você trocou de fonte e o problema continuou, e você trocou por qual fonte inclusive?

• Obrigado 1
Postado
5 horas atrás, Pepse disse:

Que fonte era essa? e bem, não me lembro de ter testes pra placa-mãe, você pode tentar o AIDA64 ou Prime95. (cuidado pra não ativar tudo)

E sobre isso de limitar a energia, pode ser de novo a placa-mãe já apresentando defeito, visto que você trocou de fonte e o problema continuou, e você trocou por qual fonte inclusive?

Vou tentar ver no AIDA64 que tenho e tentar né….se for a placa-mãe…juro q não sei de onde vou tirar dinheiro pra comprar mais coisas hahaha

A fonte q eu tinha era uma Pcyes 600w 80 plus bronze!! Troquei por uma Corsair 650W 80 Plus Gold Semi Modular

Postado
38 minutos atrás, Juan Francisco disse:

porque você usa win 10 Enterprise? você tem licença ou é via ativador?

Oi, Juan! Acho q essa versão foi o que instalaram no meu PC quando comprei, mas tenho absoluta certeza q é via ativação rs 

Postado

@M Amanda Entendi, como você é uma usuária gamer não a nenhuma necessidade de você usar essa versão do Windows, as versões mais adequadas pra você são a Home ou a Pro.

O desempenho das duas versões é o mesmo, o diferencial da Pro são mais recursos de segurança como Bitlocker.

No seu caso eu ficaria com a Home pois a licença é mais barata.

Essa versão que você vem utilizando do Windows (Enterprise) pode ser o fator das reinicializações, bugs ou erros por exemplo reconhecer apenas 4GB de Vram quando na verdade você tem 8GB de Vram.

Obs: ainda sobre desempenho de diferentes versões do Windows 10 eu lhe recomendo assistir estes vídeos: Baboo Windows 10

Comparação e testes: Pro x Home x Enterprise

• Amei 1
Postado
Em 13/12/2021 às 17:10, Juan Francisco disse:

@M Amanda Entendi, como você é uma usuária gamer não a nenhuma necessidade de você usar essa versão do Windows, as versões mais adequadas pra você são a Home ou a Pro.

O desempenho das duas versões é o mesmo, o diferencial da Pro são mais recursos de segurança como Bitlocker.

No seu caso eu ficaria com a Home pois a licença é mais barata.

Essa versão que você vem utilizando do Windows (Enterprise) pode ser o fator das reinicializações, bugs ou erros por exemplo reconhecer apenas 4GB de Vram quando na verdade você tem 8GB de Vram.

Obs: ainda sobre desempenho de diferentes versões do Windows 10 eu lhe recomendo assistir estes vídeos: Baboo Windows 10

Comparação e testes: Pro x Home x Enterprise

Nossa….não fazia ideia disso!! Vou tentar trocar p o Windows 10 Pro e rodar o jogo p ver se reinicia ou não. 

De qq forma volto aqui p relatar a vcs como foi o teste :) 

E também vou checar se está reconhecendo o total da memória da placa de vídeo! 

Obrigada, gente s2

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, fiz os testes e sabe o que fez parar a reinicialização do PC no meio do gameplay? ATUALIZAÇÃO DA BIOS!! Isso mesmo, era uma coisa que nem passava pela minha cabeça!! Mas já se passaram 3 dias que não houve nada de errado.

Tinha trocado a versão do Windows como foi recomendado, mas não obtive sucesso com o Windows 10 pro.

Então esse foi a ultima solução antes de ter que gastar uma grana com uma placa-mãe nova rs

Muito obrigada pela ajuda aí pessoal e desejo a todos um bom ano novo!!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...