Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala aí, entusiastas! Tranquilo?

Recentemente eu fiz a compra de seis fans RGB smart da Risemode, fiz a instalação correta com a única exceção de que a controladora liga junto com o pc pois o Reset SW do gabinete é menor do que os pinos da controladora. Está funcionando perfeitamente, porém apenas pelo controle do kit e sempre que eu coloco o RGB 12v na controladora, eu perco o controle do rbg e o mesmo fica trocando de cores, não é reconhecido no software da placa-mãe e fica por isso mesmo... Se tiver alguma solução, me digam aí por favor.

placa-mãe: ASUS Prime h510m-e

Software: Armory Create da ASUS

Kit fan: https://www.lojarisemode.com.br/fan/kit-fan-risemode-RGB-energy-smart-3-fans

valeu aí :D

• Curtir 1
Postado

@Bryan O Connor Tem que ver como você conectou tudo isso. Kits RGB devem ser conectados em um HUB ou splitter próprios para isso, sendo que RGB e ARGB não são intercompatíveis. Se tiver comprado componentes para um e estiver tentando usar em outro pode inclusive queima-los. Além disso, se comprou uma controladora externa, terá que usar ou ela ou a placa-mãe, não dá para usar os dois.

Postado
4 horas atrás, Marlon Vinicius Cardoso disse:

Olá @Bryan O Connor, bom dia.

Manda pra gente uma foto da sua controladora ligada na sua placa-mãe para vermos como está a conexão.

Abraços.

Assim que eu voltar pra casa eu te mando. Valeu!

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Bryan O Connor Tem que ver como você conectou tudo isso. Kits RGB devem ser conectados em um HUB ou splitter próprios para isso, sendo que RGB e ARGB não são intercompatíveis. Se tiver comprado componentes para um e estiver tentando usar em outro pode inclusive queima-los. Além disso, se comprou uma controladora externa, terá que usar ou ela ou a placa-mãe, não dá para usar os dois.

@WOZ Dods É necessário o uso da Controladora/Hub, pois é a partir dela que se tem a conexão para o 4 pinos 12v da placa-mãe e devido a essa pinagem é o sistema RGB mesmo, sem ser o ARGB pois a placa-mãe não tem o suporte sem uso de um inversor. Na conexão 12v também está conectado corretamente, posso mandar algumas fotos, mas apenas quando eu chegar em casa.

Postado
1 hora atrás, Bryan O Connor disse:

Assim que eu voltar pra casa eu te mando. Valeu!

@WOZ Dods É necessário o uso da Controladora/Hub, pois é a partir dela que se tem a conexão para o 4 pinos 12v da placa-mãe e devido a essa pinagem é o sistema RGB mesmo, sem ser o ARGB pois a placa-mãe não tem o suporte sem uso de um inversor. Na conexão 12v também está conectado corretamente, posso mandar algumas fotos, mas apenas quando eu chegar em casa.

Tem que ver como está seu sistema. O correto, se as ventoinhas tiverem conectores padrão, é usar um HUB, não um controlador. Se suas ventoinhas tem pinagem diferente e tem um controlador à parte, então você precisa ler o manual (se tiver) para entender como vai conectar. Geralmente esses sistemas funcionam ou pela placa-mãe ou pelo botão de reset, jamais por ambos simultaneamente. No mais, eu teria comprado um kit Deepcool RF 120 RGB de 3 ou 5 ventoinhas que já vem completo (com HUB e tudo mais), é de alta qualidade e durabilidade, e tem um preço relativamente justo. Seria só instalar e ligar e nunca mais estressar.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, WOZ Dods disse:

Tem que ver como está seu sistema. O correto, se as ventoinhas tiverem conectores padrão, é usar um HUB, não um controlador. Se suas ventoinhas tem pinagem diferente e tem um controlador à parte, então você precisa ler o manual (se tiver) para entender como vai conectar. Geralmente esses sistemas funcionam ou pela placa-mãe ou pelo botão de reset, jamais por ambos simultaneamente. No mais, eu teria comprado um kit Deepcool RF 120 RGB de 3 ou 5 ventoinhas que já vem completo (com HUB e tudo mais), é de alta qualidade e durabilidade, e tem um preço relativamente justo. Seria só instalar e ligar e nunca mais estressar.

Só tem um; o Reset do gabinete não cabe na controladora pois ela tem os pinos maiores e por conta disso só está com o 12v da placa-mãe, porém, com ela conectada, os fans giram e alternam as cores mas não reconhece no Armory Create. Contudo, só está funcionando pleno pelo controle que veio junto ao kit.

10 horas atrás, Marlon Vinicius Cardoso disse:

Olá @Bryan O Connor, bom dia.

Manda pra gente uma foto da sua controladora ligada na sua placa-mãe para vermos como está a conexão.

Abraços.

Tá aí as fotos! Mals pela demora.

A conexão com a placa-mãe não tá conectada por quê se eu o fizer, perco todo o controle das fans que ficam girando e alternando as cores. De resto é isso aí.

20211213_190518.jpg

20211213_184939.jpg

Postado

@Bryan O Connor Para ter o controle pela MB você precisaria do conector PC INPUT conectado sem o SWITCH conectado, sempre observando se o pino com seta está apontando para o pino de 12V da placa-mãe. Se tiver conectado errado em alguma tentativa, pode ter danificado a controladora ou o HUB. O mesmo vale para tentar ligar sem a alimentação da fonte, pois nessas situações você causaria curto (na primeira) ou sobrecarga (na segunda) da sua controladora. 

A maior sacanagem é que nem dá para testar com outro HUB já que essas ventoinhas da risemode tem pinagem diferente do padrão de mercado. De qualquer maneira eu revisaria as conexões e tentaria com apenas uma ventoinha, conectada ao FAN1, pois nada custa haver algum erro de conexão aí. Inclusive, esse "power in 12V" está muito estranho, não era para isso estar recebendo energia via SATA ou Molex?

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, Bryan O Connor disse:

Só tem um; o Reset do gabinete não cabe na controladora pois ela tem os pinos maiores e por conta disso só está com o 12v da placa-mãe, porém, com ela conectada, os fans giram e alternam as cores mas não reconhece no Armory Create. Contudo, só está funcionando pleno pelo controle que veio junto ao kit.

Tá aí as fotos! Mals pela demora.

A conexão com a placa-mãe não tá conectada por quê se eu o fizer, perco todo o controle das fans que ficam girando e alternando as cores. De resto é isso aí.

20211213_190518.jpg

20211213_184939.jpg

Para controlar via software é o que nosso amigo aí disse, precisa conectar o 12V na placa-mãe para reconhecer a controladora.

Resumindo... Cabo molex na fonte para girar as fans, cabo sata da controladora na fonte para passar energia na controladora e cabo 12v de 4 pinos na placa-mãe para controle.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Bryan O Connor Para ter o controle pela MB você precisaria do conector PC INPUT conectado sem o SWITCH conectado, sempre observando se o pino com seta está apontando para o pino de 12V da placa-mãe. Se tiver conectado errado em alguma tentativa, pode ter danificado a controladora ou o HUB. O mesmo vale para tentar ligar sem a alimentação da fonte, pois nessas situações você causaria curto (na primeira) ou sobrecarga (na segunda) da sua controladora. 

A maior sacanagem é que nem dá para testar com outro HUB já que essas ventoinhas da risemode tem pinagem diferente do padrão de mercado. De qualquer maneira eu revisaria as conexões e tentaria com apenas uma ventoinha, conectada ao FAN1, pois nada custa haver algum erro de conexão aí. Inclusive, esse "power in 12V" está muito estranho, não era para isso estar recebendo energia via SATA ou Molex?

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

O Switch nem da pra conectar, os pinos são maiores do que o conector do Reset SW do meu gabinete, então nem tem como colocar. Vou fazer o teste apenas com um fan e com outra controladora (como são 6 fans são dois kits com duas controladoras, uma deixei guardada).

Já o Power In 12v é a conexão com a fonte via Molex padrão mesmo. 

1 hora atrás, Marlon Vinicius Cardoso disse:

Para controlar via software é o que nosso amigo aí disse, precisa conectar o 12V na placa-mãe para reconhecer a controladora.

Resumindo... Cabo molex na fonte para girar as fans, cabo sata da controladora na fonte para passar energia na controladora e cabo 12v de 4 pinos na placa-mãe para controle.

Isso eu sei, porém, quando eu conecto o 12v na placa-mãe, não consigo mais usar o controle do kit pra mudar para o controle via placa-mãe, as fans giram normalmente e ficam alternando as cores, mas não reconhece no software. Sem conectar na placa-mãe eu consigo usar sem probemas, mas somente pelo controle do kit mesmo... entendi nada quando isso aconteceu

• Curtir 2
Postado

@WOZ Dods Aopa, Dods! Eu fiz o teste com a outra controladora e com apenas um fan, mas o resultado foi o mesmo de antes. Eu procurei por mais informações no Reclame aqui da Risemode e encontrei uma pessoa com um problrma semelhante ao meu, mas a reclamação ainda está em aberto e sem uma solução definida pela Rise. Acredito que esse seja um caso a parte para o modelo da placa-mãe mesmo.
Por hora é isso aí, me avise se você tiver alguma ideia. Valeu, meu consagrado!

• Curtir 1
Postado

@Bryan O Connor Se testou com a ventoinha conectada ao FAN1 e não deu resultado, com todos os cabos ligados corretamente com suas respectivas polaridades orientadas da forma certa, então não consigo imaginar mais o que possa ser... Se quiser pode acionar o CDC para solicitar manutenção ou devolução. O kit da Deepcool RF120 de 3 ventoinhas RGB (12V) custa uns 200 reais e já vem com HUB FH-04. Tem kits de 5 ventoinhas também. Conhecidamente ele já vem pronto para o uso e funciona perfeitamente com qualquer MB que seja compatível com RGB (12V). Tem também versão de cores fixas e versão ARGB (5V). Pessoalmente eu não confio na Rise Mode e esse tipo de relato só me faz confiar menos. Deepcool por outro lado é velha de mercado e tem um nome forte a zelar.

• Obrigado 1
Postado
Em 17/12/2021 às 09:06, WOZ Dods disse:

@Bryan O Connor Se testou com a ventoinha conectada ao FAN1 e não deu resultado, com todos os cabos ligados corretamente com suas respectivas polaridades orientadas da forma certa, então não consigo imaginar mais o que possa ser... Se quiser pode acionar o CDC para solicitar manutenção ou devolução. O kit da Deepcool RF120 de 3 ventoinhas RGB (12V) custa uns 200 reais e já vem com HUB FH-04. Tem kits de 5 ventoinhas também. Conhecidamente ele já vem pronto para o uso e funciona perfeitamente com qualquer MB que seja compatível com RGB (12V). Tem também versão de cores fixas e versão ARGB (5V). Pessoalmente eu não confio na Rise Mode e esse tipo de relato só me faz confiar menos. Deepcool por outro lado é velha de mercado e tem um nome forte a zelar.

@WOZ Dods  Também acredito que isso seja o melhor a se fazer mesmo, o kitt darise funciona, mas não como deveria funcionar... Na próxima vou ficar mais atento com a parte de compatibilidade. Mas bem, de toda forma, valeu pela ajuda! Já deixei o Troféu no teu comentário. 

• Curtir 2
  • 1 ano depois...
Postado

Boa tarde! Estou com o mesmo problema do colega. Exatamente o mesmo problema.

Pedi à loja para devolver o kit.

Penso em comprar um kit desses da CoolerMaster, já que tenho uma controladora já funcionando do watercooler que é da mesma marca.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!