Ir ao conteúdo

Bat Renomear arquivos com batch

Ir à solução Resolvido por ricardo_br,

Posts recomendados

Postado

Olá! Estou procurando alguma forma de renomear arquivos usando batch mas não encontro algo tão especifico e não entendo muito. Se alguém puder ajudar:

Tenho 1 arquivo de texto (Listadenomes.txt) e dentro deste arquivo tenho duas colunas(Na verdade é um nome um espaço e outro nome). Na primeira coluna tenho um nome de Arquivo.Wxx (onde xx é um numero de 01 a 99) e na segunda coluna tenho um nome.
Na mesma pasta tenho vários arquivos com os nomes da primeira coluna (ex: Arquivo01.W01), eu quero renomear todos os arquivos para o nome da segunda coluna (ex: 13122021) e acrescentar .txt no final deste arquivo renomeado. vou anexar um exemplo com estes arquivos. (precisei adicionar ".txt" no Arquivo01.W01 para poder anexar).

Arquivo.W01.txt Listadenomes.txt

• Solução
Postado

Veja se é isso:

EQqZWcn.gif

No caso na parte set Lista do batch você deverá informar onde está o arquivo com a lista ex:

set Lista=%userprofile%\desktop\ListaDeNomes.txt

Ai faça uma cópia dos arquivos para o caso de algo sair errado.

Em seguida arraste a pasta onde estão os arquivos para o batch.

@echo off

:: Arraste a pasta onde estão os arquivos para o batch
:: Informe aqui o arquivo com a lista de nomes:
set Lista=%userprofile%\desktop\ListaDeNomes.txt

if exist "%~1" (if not exist "%~1\" exit) else (exit)

set "Pasta=%~1"
pushd "%Pasta%"

for /f "tokens=1,2 usebackq" %%a in ("%Lista%") do if /i exist "%%a" ren "%%a" "%%b.txt"
exit

• Obrigado 1
Postado

@ricardo_br Nossa! Funciona perfeitamente, muito obrigado!

No caso eu tenho tanto o arquivo "ListaDeNomes.txt" como os arquivos ".Wxx" salvos na mesma pasta, e sempre estou acrescentando mais arquivos ".Wxx" e acrescentando ele na "ListaDeNomes.txt" - Isto é feito quase que instantaneamente por outro software.
Tem alguma forma de programar esse batch pra executar automaticamente(coisa de 5-10min) assim que for salvo um arquivo na pasta? (ou deixar o batch em algum local e executar ele sem jogar a pasta no batch?)

E já aproveitando, gostaria de aprender um pouco sobre como funcionam os comandos(onde posso estudar e entende-los?(Livros, sites, etc) Vou precisar fazer outras alterações no conteúdo interno deles (reorganizar)

Postado

Se quer aprender script no Windows eu recomendo Powershell pois é a linguagem de script mais moderna da microsoft. O Powershell é o novo batch. Basicamente batch são comandos do prompt de comando que são executados em sequencia. No youtube tem cursos tanto de powershell como de batch.

Para executar o batch de forma automática você poderia usar o Agendador de Tarefas e configurar para rodar de hora em hora usando algo assim:

"%userprofile%\desktop\batch.bat" "c:\LocalOndeEstaoOsArquivos"

Ou então se for possível usar o software que salva os arquivos, para que imediatamente após salvar os arquivos e atualizar a ListaDeNomes.txt rodar o bat da mesma maneira:

"%userprofile%\desktop\batch.bat" "c:\LocalOndeEstaoOsArquivos"

• 3 anos depois...
Postado

Boa noite, aproveito o topico criado para pedir ajuda.

necessito ajuda para alterar um conjunto de ficheiros que caem todos os dias numa pasta com os nomes

Igreja_400A_2025- 12-03-01-02

Igreja_400A_2025- 12-03-01-01

Igreja_401A_2025- 12-03-01-02

Igreja_400A_2025- 12-03-01-01

e Pretendia que fosse possível renomear para 

Igreja 400A_2025- 12-03-02

Igreja 400A_2025- 12-03-01

Igreja 401A_2025- 12-03-02

Igreja 400A_2025- 12-03-01

basicamente eliminava o 7 caractere (_) e eliminava os ultimos 3 caracteres ( -02) ou o (-01)

agradeço vossa ajuda, obrigado

Postado

@rocheiro1 Tem programas gratuitos específicos pra renomear pastas e arquivos em massa de acordo com algum padrão que você define, como o PowerRename que faz parte do pacote de utilitários PowerToys da Microsoft, ou então o programa Bulk Rename Utility, que você pode usar pra fazer isto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!