Ir ao conteúdo

Como saber se minha Memória ta rodando na frequência de 3000Mhz?

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Galera, sou bem leigo na parte técnica de PC, mas finalmente consegui montar o meu primeiro.

Por enquanto, estou com apenas 1 memória RAM de 8GB da KLLISRE de 3000Mhz. Como tenho uma APU (Ryzen 5 3400G), creio que a minha única memória tenha que trabalhar ao máximo dela (Sem overclock, como não manjo, não me sinto seguro fazendo).Como posso ver se ela ta trabalhando nos 3000Mhz ou perto disso?

629245302_Semttulo.png.cd20f53d2fdab244edb6ea53d245ff09.png

• Solução
Postado
34 minutos atrás, PauloBrunoPS98 disse:

Por enquanto, estou com apenas 1 memória RAM de 8GB da KLLISRE de 3000Mhz. Como tenho uma APU (Ryzen 5 3400G), creio que a minha única memória tenha que trabalhar ao máximo dela (Sem overclock, como não manjo, não me sinto seguro fazendo).Como posso ver se ela ta trabalhando nos 3000Mhz ou perto disso?

629245302_Semttulo.png.cd20f53d2fdab244edb6ea53d245ff09.png

A frequência de operação, seria o "DRAM Frequency".. Tem uma pegadinha aí: essa medição é o clock real, em que ela opera.. Como RAM transfere dois dados por pulso de clock, criou o termo "clock efetivo", que é 2 vezes, o clock real.. Toda memória no mercado, é vendida pelo "clock efetivo".. Sua RAM tá operando em 2933 MHz

Dito isso, quem dita a frequência de operação da RAM é o processador e a placa-mãe, nessa ordem..

O controlador de memória fica no processador, e este tem um limite de clock que a fabricante (AMD ou Intel), garante que uma memória funcione.. De cara, um desses dois tetos será obedecido: o limite da CPU ou a frequência nativa da memória, o que for mais baixo.. No seu caso, seria o limite do processador, 2933MHz..

https://en.wikichip.org/wiki/amd/ryzen_5/3400g

É o que acontece aí.. Sendo assim, qualquer coisa acima daquilo que o processador suporta oficialmente, vira overclock..

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
20 horas atrás, RS Faria disse:

A frequência de operação, seria o "DRAM Frequency".. Tem uma pegadinha aí: essa medição é o clock real, em que ela opera.. Como RAM transfere dois dados por pulso de clock, criou o termo "clock efetivo", que é 2 vezes, o clock real.. Toda memória no mercado, é vendida pelo "clock efetivo".. Sua RAM tá operando em 2933 MHz

Dito isso, quem dita a frequência de operação da RAM é o processador e a placa-mãe, nessa ordem..

O controlador de memória fica no processador, e este tem um limite de clock que a fabricante (AMD ou Intel), garante que uma memória funcione.. De cara, um desses dois tetos será obedecido: o limite da CPU ou a frequência nativa da memória, o que for mais baixo.. No seu caso, seria o limite do processador, 2933MHz..

https://en.wikichip.org/wiki/amd/ryzen_5/3400g

É o que acontece aí.. Sendo assim, qualquer coisa acima daquilo que o processador suporta oficialmente, vira overclock..

Excelente. Muito obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...