Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo ASUS RTX 3060 12GB a 80°C é normal?


Posts recomendados

Boa tarde!

Estava eu aqui jogando e resolvi ligar o MSI Afterburner para ver as métricas do pc, quando percebo que a temperatura da placa de vídeo (uma ASUS RTX 3060 O12G) estava bem alta (acho). Das vezes que tinha olhado, observei algo entre 60/70 graus, mas nunca muito acima disso. Contudo, existe um fato: sempre que fiz essa medição, como a dita anteriormente, a tampa do pc estava aberta, pois sempre usei assim, desde a minha antiga RX580, mas por algum motivo fazem dois dias que uso com a tampa fechada. Vale ressaltar que cheguei a colocar os fans em 100%, embora não deva ser bom para a saúde da peça. Abaixo estarão as especificações do pc e prints que tirei, assim como a temperatura da minha cidade, que deve influenciar.

 

placa-mãe Aorus B450m

CPU Ryzen 5 5600X

Placa de vídeo ASUS RTX 3060 O12G (consulte AQUI o modelo)

RAM Corsair Vengeance 2x8 3000Mhz

Gabinete Aerocool Bolt (consulte esta bomba AQUI)

 

Captura de Tela (37).png

Captura de Tela (39).png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both @Soullei Acabei fazendo um undervolt na placa, assim diminuiu a temperatura dela. Antes tinha feito um teste com a tampa aberta e não tinha diminuído tanto assim, cerca de um ou dois graus. Mesmo a placa podendo trabalhar em 90 graus, acredito que não seja o melhor para a vida útil dela. Assim, depois do undervolt, com tampa aberta, a temperatura não passou de 61 graus, com uma sensação térmica na minha cidade de 36 graus, conforme imagens.

Captura de Tela (41).png

Capturar.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both Após leitura mais atenta, acredito que entendi o que você quis dizer no post. Segue imagem de como deixei a curva de tensão.

 

imagem_2021-12-20_151454.png

Mesmo após a alteração, a temperatura voltou a ficar alta (sei que está dentro dos parâmetros da temperatura). Acredito que a solução anterior (837mV/1830MHz) seja a melhor que se encaixa, não?

Captura de Tela (47).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!