Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu setup é um Ryzen 2600 com uma placa-mãe ASUS prime b450 gaming, versão da BIOS 2202, placa de vídeo rx580,
3hds e um SSD pro windows, fonte corsair cx600, o resto das informações seguem abaixo.

Comprei uma placa-mãe nova, uma ASUS prime b450M gaming. Uma semana depois da placa funcionando perfeitamente com meus antigos 2 pentes de 8gbs DDR4 hyperx fury 2400 de frequencia, comprei  dois novos pentes de 8gbs de memória, hyperx predator DDR4, 3200 de frequencia, que é de frequencia maior que a dos meus fury antigos de 2400. Lá em baixo tem a imagem dos sticks novos, e os velhos.

Tenho telas azuis de meia em meia hora mais ou menos, com códigos de erro variados, driver_irql_not_less_or_equal, kmode_exception_not_handled e afins. Após cada tela azul, o computador 50% das vezes falha ao tentar iniciar novamente, apresentando 3 beeps, indicando falha na ram, daí eu troco a ram de lugar, ou as vezes só espero um pouco e tento ligar novamente e funciona por mais meia hora. Ontem, após algumas telas azuis, o pc se negou a ligar novamente, decidi então só apertar as memorias, e eis que uma delas clickou,
 (indicando que estava mal encaixada?) 
e o computador funcionou o dia inteiro, umas 10 horas, sem problema algum. Isso me fez questionar se o tamanho do dissipador das memorias novas podem acabar sendo grande demais pra caber com as outras, gerando um atrito e deixando elas posicionadas da forma errada causando o erro. (se é que isso é possível)

Até mesmo na BIOS o computador trava, de vez em quando. Minha BIOS usa a versão 2202.

Tentei colocar o docp 1 e 2, e estava usando 2 ontem quando não apresentou falhas, na BIOS eu tb mudo a frequencia pra 2400 manualmente, (devo tentar frequencias mais altas?) não entendo bulhufas disso. Será que pode ser problemas de timing?

Segue abaixo todas as imagens.

Toda ajuda é bem vinda, obrigado.

Screenshot_2021-12-20-11-33-20-993_com.whatsapp.thumb.jpg.51fb8a81f09ef915728fdd83a46b17b5.jpg

Screenshot_2021-12-20-11-33-25-108_com.whatsapp.jpg

Screenshot_2021-12-20-11-33-01-544_com.whatsapp.jpg

Screenshot_2021-12-20-11-33-15-433_com.whatsapp.jpg

Screenshot_2021-12-20-11-33-08-525_com.whatsapp.jpg

Postado
1 hora atrás, Icarotkd disse:

Ontem, após algumas telas azuis, o pc se negou a ligar novamente, decidi então só apertar as memorias, e eis que uma delas clickou,

memória RAM em desktop é meio dura de encaixar mesmo. Depois que você encaixou elas direito, não teve nenhuma tela azul? De qualquer forma, tente tirar todas e reencaixá-las até ficarem até o final.

Tentei colocar o docp 1 e 2, e estava usando 2 ontem quando não apresentou falhas, na BIOS eu tb mudo a frequencia pra 2400 manualmente, (devo tentar frequencias mais altas?) não entendo bulhufas disso. Será que pode ser problemas de timing?

Se você quiser rodar as memórias a 3200Mhz, precisa tirar os pentes antigos. Com os 4 juntos as memórias ficam limitadas a 2400Mhz mesmo (que é a frequência dos pentes antigos). Creio que até seja possível aumentar um pouco o clock, mas na prática não vai mudar nada em desempenho.

Se você só usa o PC para jogar, não tem porque usar 32Gb, então eu deixaria apenas os pentes mais rápidos. Se você faz edição de vídeo ou algo assim aí você sacrifica um pouco do desempenho em jogos (é só um pouco mesmo!) e mantém os 4 pentes rodando em 2400Mhz.

Postado

@acvale então irmão, depois que eu encaixei ontem, acho que não deu mais problema até eu ligar o pc hj de manhã dnv. Já reencaixei elas umas 10x só hoje, tentei várias ordens, e tudo dá tela azul. Eu uso o pc pra motion graphics, não é só pra jogo, e mesmo se eu perder performance eu prefiro usar os 32 pra ate mesmo poder deixar o jogo e os programas de animação e afins abertos ao mesmo tempo. 

Postado

(indicando que estava mal encaixada?) 

Possivelmente,  se uma delas não passar a informação já acarreta em erro na maioria das vezes causando o Blue screen.     Teste mais horas, se nada mais acontecer era isso mesmo.  

Outro ponto é que usar 4 modulos de memória acaba deixando todo o sistema menos estável, mais sucetível a acontecer isso.     

Tentei colocar o docp 1 e 2, e estava usando 2 ontem quando não apresentou falhas, na BIOS eu tb mudo a frequencia pra 2400 manualmente, (devo tentar frequencias mais altas?) não entendo bulhufas

A placa-mãe irá automaticamnte capar suas 3200mhz pra rodarem em 2400mhz junto com as outras,  não é necessário ativar nada de XMP ou D.o.c.p,    O que torna basicamente inutil a frequencia das duas serem mais altas, entende?

Por questões de desempenho recomendo as sugestoes dadas acima, deixe apenas suas 3.200mhz e aí ative o D.o.c.p para rodarem na frequencia nativa delas.

Mais que 16gb não fará diferença se for apenas pra jogos, Mas usar seus 16gb em 3200mhz sim vai trazer um ganho, nada astronômico mas terá um ganho.   

(devo tentar frequencias mais altas?) não entendo bulhufas

Nessa situação,  Ou você deixa as 4 assim ou deixa somente a suas 2 3200mhz e ativa o D.O.C.P pra rodarem em 3200mhz.[que justamente pra isso que serve, utilizar a frequencia nativa da memória]      Tentar fazer Overclock manual em memórias de frequencia mais baixa se não entender o que está fazendo pode deixar tudo ainda mais instável ou até causar danos, então melhor não mexer.

Postado

@Alex Weiss Eu testaria mais horas, mas a tela azul com todas elas encaixadas vem de 30 em 30 minutos, devo testa-las separadamente? Eu não uso só pra jogos o pc, tb trabalho com motion graphics. Estou achando que o problema é algo mais profundo...me pergunto se minhas memorias são incompativeis com essa placa-mãe, especialmente por eu estar usando memorias diferentes

Postado
2 horas atrás, Icarotkd disse:

Já reencaixei elas umas 10x só hoje

tá para por aí!!, quanto mais você ficar tirando e colocando, mais pontos de possível falha sua você coloca no sistema, Até chegar num ponto em que não terá certeza de nada. 

devo testa-las separadamente?

Sim, com certeza deve.  

Como eu disse,  4 memórias deixam o sistema todo instável, bem possível que de ser a causa, aliás se antes disso o problema não ocorria então é quase certo que o problema está aí.

me pergunto se minhas memorias são incompativeis com essa placa-mãe, especialmente por eu estar usando memorias diferentes

São completamente compatíveis com a placa-mãe,  mas talvez não entre elas..  É questão que venho dizendo

Se tivesse colocado 2x16gb seria mais eficaz do que colocar 4x8gb. 

3 horas atrás, Icarotkd disse:

Screenshot_2021-12-20-11-33-08-525_com.whatsapp.jpg

Aliás, analizando esta imagem.  um modelo é 1,35v a outra é 1,20v

Acredito que a situação se resuma nisso.

Teste apenas com as 2x8gb 3200mhz, e depois volte aqui. 

Onde comprou essas predator?  não encontrei e os preços antigos são bem caros, diga-se de passagem que há memórias melhores ou iguais em qualidade por bem menos.  

Se confirmar o problema entre as memórias venda suas 2400mhz e compre + 2x8gb de 3200mhz.

Ou venda todas e compre 2x16gb de 3200mhz ou 3600mhz dependendo do preço, será bem mais estável.

Postado

@Alex Weiss Ahhhhhhhhhh, será que o problema é por conta da diferença das tensões? isso costuma ser problema?

Estou testando com uma das rams novas, e depois testaria com a outra, e depois ambas juntas, todos os testes mudando os slots. Até agora, apenas uma tela azul com uma delas, marquei o adesivinho dela com uma canetinha pra diferenciar, mas daí eu troquei de slot e ela funcionou normal, tá ficando bem ambiguo. Outra coisa, se a tensão das duas é diferente, eu posso setar a tensão delas pro valor de 1,20v? daí todas as 4 ficam nesse mesmo número.

Comprei as predator de um cara que mora perto daqui, ele tava vendendo porque trocou de computador.

Postado
9 minutos atrás, Icarotkd disse:

será que o problema é por conta da diferença das tensões? isso costuma ser problema?

Sim sempre se casa as memórias com frequencia, latencia e tensão. de preferência

Outra coisa, olhando de novo sua foto essas predator aí ja são de 16gb cada!

Ou seja está usando 2x16gb + 2x8gb,  o dual channel não vai dar certo aí com todas elas... 

Se você precisa só de 32gb deixe Apenas as duas de 3200mhz e vida que segue

Os slots para usar corretamente são A1-A2 e  B1-B2 , confira no manual da placa-mãe as posições corretas.

Postado

@Icarotkd ok, engano meu rsrs

Suas 2 fury 2400mhz também tem latência[15] diferente das Predator 3200mhz[16],  isso também influencia nessa instabilidade. 

Essas 4 não irao rodar bem juntas, terá que trocar um dos pares para no mínimo ficar com as 4 iguais, em latência e frequencia,  a marca pode ser diferente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...