Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, tudo bem?
Estou montando um PC com os seguintes objetivos (em ordem de importância):

- Rodar aplicações demoradas e que fazem uso de multithread (dependendo do caso pode passar mais de um dia todo rodando e usando todas as threads disponíveis).

- Jogos (indie) com performance OK a 1080p

Meu orçamento é de R$ 6000~8000. Nunca montei um AMD então estou com um pouco de medo dele esquentar demais.

A única coisa que vou aproveitar de um PC mais antigo é uma placa de vídeo de 2012: HD 7770 GHz. Penso em trocar quando as placas de vídeo voltarem a um preço decente.

Segue o rascunho do setup:

CPU: Ryzen 7 5800X (queria mesmo a R9 5900x mas ta muuuuuuuito caro...)

Memórias: 2x16Gb 3600Mhz CL16 (pelo preço que cotei hoje estou considerando a "Kingston Fury Renegade")

placa-mãe: Uma boa placa com o chipset x570 ou b550 com suporte a essas memórias, XMP, SSD M.2 e alguma forma de atualizar a BIOS sem CPU (ou uma loja que venda já com o update haha)

Cooler: Estou pensando em pegar o "Noctua NH-D15" mas não sei se é suficiente rs. Além disso ele tem dimensões que parecem limitantes na disposição da placa de vídeo e memória na placa-mãe - na minha pesquisa vi que tem até watercoolers mais baratos que ele, o que resolveria o problema de espaço mas não faço ideia do que procurar em um watercooler.

Armazenamento: M.2 de aprox 1Tb (Considerando pegar o "WD Green 960 GB M.2-2280" pelo preço) + um SSD ou HDD plugado no sata

Fonte: Simulei upgrades futuros trocando a R7 por R9 e a gpu por uma mais recente da amd também e aparentemente uma fonte de 550 W seria suficiente. Estou usando a calculadora errado ou falta algo? De qualquer forma queria uma boa fonte com certificação 80+ gold pelo menos

Gabinete: Pensando na estética e facilidade de passar os cabos estava pensando no NZXT H510 ou o Carbide Series 275R, mas não sei se a ventilação deles é suficente então estou aberto a sugestões.
Extra: Adaptador de Wifi 6 (estou usando uma rede mesh compativel e sem cabo suficiente pra sair passando) + bluetooth 5. Estou tendo dificuldade de achar adaptadores assim, mas vi que algumas placas mãe já vem com wifi6 e bt 🤔.

Bom é isso. Desde já agradeço as recomendações!

Postado

@Pepse Obrigado!
Sobre a memória, esses pentes dão 16 no total... eu estava procurando 2X16 (quero deixar 2 slots sobrando para um incremento futuro de +32).  O CL16 3600 MHz mais barato que achei foi o Kingston Fury Renegade, mas não sei se é bom 🤔 - Se bem que com o preço dessas memórias menores daria pra pegar 4 e economizar, mas num upgrade hipotético no futuro teria que trocar todas 🤔

Postado
1 minuto atrás, varnion disse:

Sobre a memória, esses pentes dão 16 no total... eu estava procurando 2X16 (quero deixar 2 slots sobrando para um incremento futuro de +32).  O CL16 3600 MHz mais barato que achei foi o Kingston Fury Renegade, mas não sei se é bom 🤔

São boas, mas desnecessariamente caras, as Crucial Ballistix são tão boas quanto, e mais baratas, a frequência é menor, mas a diferença de 3200 MHz pra 3600 MHz não justifica o preço, além de que, 64 GB já um exagero, mesmo para programas pesados, os programas praticamente nunca irão passar disso.

Postado

@varnion Para qual tipo de programa você vai montar esse PC? mais do que 16 GBs serão necessários apenas para Photoshop, Blender, after effects e outros programas de edição. Máquinas virtuais se beneficiam um pouco, mas não muito, de mais do que 16 GBs em dual channel. Se disser qual é o uso fica mais fácil de fazer recomendações.

6 horas atrás, varnion disse:

Extra: Adaptador de Wifi 6 (estou usando uma rede mesh compativel e sem cabo suficiente pra sair passando) + bluetooth 5. Estou tendo dificuldade de achar adaptadores assim, mas vi que algumas placas mãe já vem com wifi6 e bt 🤔.

Pelo preço de um adaptador desses, recomendo que pondere sobre usar um sistema powerline TP-Link, que lhe dará a qualidade e velocidade de conexão compatíveis com rede cabeada. Para o BT pode comprar um adaptador Orico 5.0 no mercado livre que deve custar uns 30 reais. Se pretende jogar jogos online descarte o wifi, é péssimo para isso.

Postado

@WOZ Dods Não uso nenhum programa para "consumidor final" que use tanta memória. O problema são coisas em desenvolvimento (trabalho com isso). 16Gb normalmente é suficiente pro dia a dia, mas quando preciso rodar suites de testes de integração que demoram muito eu gosto de paralelizar testes independentes para rodar mais rápido, mas a consequencia é que acabam consumindo mais memória. Já cheguei a bater em 32Gb rodando suites longas e usando o computador ao mesmo tempo...

• Curtir 1
Postado

@varnion Nesse caso priorize módulos maiores para ter maior estabilidade. Terá mais estabilidade com 2x16 GBs do que 4x8 GBs. Priorize 3600 MHz se encontrar com bons preços, mas se estiver absurdamente caro pode pegar 3200 MHz mesmo, a diferença de desempenho é relativamente pequena. Marcas de memória que recomendo são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG.

Se precisar de 64 GBs e quiser máxima estabilidade, talvez investir em uma MB melhor valia a pena, pois MBs de entrada nem sempre vão aguentar XMP com quatro módulos sem fazer ajustes variados que muitas pessoas não tem paciência para fazer. A MB que recomendo nesse caso é a Gigabyte B550 Aorus Elite V2, mas o preço é um pouco salgado. Se não quiser investir esse adicional, conseguirá rodar quatro módulos a 3200 MHz via JEDEC com qualquer MB B550 sem problemas. Só acima disso que pode ter dificuldades.

Só para elucidar. Qualquer uma MB vai rodar com 4 módulos. Isso não é o problema. Atingir estabilidade com quatro módulos com o XMP ativado geralmente é chatinho de realizar, mas com algumas dicas você consegue. A MB mais cara que sugeri é só se você quiser se poupar dessa parte.

Postado

Boa, muito obrigado pelas dicas!

Em 22/12/2021 às 08:19, WOZ Dods disse:

powerline TP-Link, que lhe dará a qualidade e velocidade de conexão compatíveis com rede cabeada

Não conhecia essa tecnologia! Muito interessante

Em 22/12/2021 às 08:58, WOZ Dods disse:

A MB que recomendo nesse caso é a Gigabyte B550 Aorus Elite V2, mas o preço é um pouco salgado.

Realmente o preço dela ta muito salgado 😆 só achei na faixa de uns 1800

Em 22/12/2021 às 08:58, WOZ Dods disse:

MBs de entrada nem sempre vão aguentar XMP com quatro módulos sem fazer ajustes variados

Esse lance dos ajustes tem a ver com isso a especificação de frequencia máxima dos pentes? Por exemplo, pra MSI MAG B550M Bazooka ele diz isso:

Suporta DDR4 2667/2800/2933/3000/3066/3200/3466/3600/3733/3866/4000/4133/4266 / 4400+ MHz pelo A-XMP OC MODE:

- 1DPC 1R velocidade máxima 4400 MHz
- 1DPC 2R velocidade máxima 3733 MHz
- 2DPC 1R velocidade máxima 3866 MHz
- Velocidade máxima 2DPC 2R 3466 MHz

O último pente só alcançaria 3466Mhz sem algum ajuste manual? Ou é impossível passar porque a placa-mãe não deixa? To vendo que alguns modelos mais caros tem essa velocidade máxima maior

Postado
2 horas atrás, varnion disse:

Não conhecia essa tecnologia! Muito interessante

Powerline é vida para quem não quer passar cabo. Dentro de uma mesma residência você pode conectar um powerline perto do roteador e outro do lado oposto da casa e ter a qualidade de rede cabeada sem degradação de sinal ou qualidade de conexão. Basta que ambas as tomadas estejam na mesma fase/rede elétrica e que não exceda a distância máxima de cabo elétrico estabelecida para o modelo (creio que o mais popular permite até 600 metros de cabeamento elétrico). Não há perda nem na segurança nem na funcionalidade e é facílimo de configurar. Tem modelos que são só ethernet para ethernet, mas tem outros que são ethernet para wifi, onde o segundo ponto é como um segundo roteador espalhando o sinal, e de quebra tem uma saidinha ethernet para gamers.

Realmente o preço dela ta muito salgado 😆 só achei na faixa de uns 1800

É cara sim, mas acima das de 900 reais B550 é uma das poucas que vai fazer alguma diferença. X570 geralmente é mais para OC e gente que empolga muito com isso.

O último pente só alcançaria 3466Mhz sem algum ajuste manual? Ou é impossível passar porque a placa-mãe não deixa? To vendo que alguns modelos mais caros tem essa velocidade máxima maior

B550 geralmente vai precisar de XMP ligado para qualquer velocidade acima de 3200 MHz que é o máximo que elas reconhecem via JEDEC. A tecnologia XMP é nada menos que um OC automático nas memórias com perfis gravados diretamente nela pelo fabricante. Às vezes rola uma instabilidade, mas geralmente aumentar a tensão de operação em 0,05V resolve. As raras vezes que não resolve tem que configurar os timings e isso pode ser chato ou impeditivo para alguns.

Acima de 3200 MHz tudo vai ser mais ou menos igual.

- 1DPC 1R velocidade máxima 4400 MHz
- 1DPC 2R velocidade máxima 3733 MHz
- 2DPC 1R velocidade máxima 3866 MHz
- Velocidade máxima 2DPC 2R 3466 MHz

Essa parte não entendi, pois não costumo ver isso em descritivos. Teria que dar uma analisada no manual.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!