Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estava usando o PC por duas horas seguidas quando de repente parou tudo. Não dá mais vídeo e os periféricos (mouse e teclado) não ligam, porém, RGB das memórias, ventoinha do processador funcionam.

Na placa-mãe, led vermelho piscando em CPU e DRAM.

Meu CPU (Setup):

placa-mãe B450 Aorus M

memória RAM Xpg 3600mhz (2x8gb)

Processador Ryzen 5 5600G

SSD M.2 Kingston 500gb

Fonte Sharkoon 650W

Me ajudem plz!

Postado

@Philip Kim Você usa XMP, imagino. Desligue o PC da tomada, faça o reset de BIOS, tente ligar novamente. Se não funcionar, retire uma memória e tente só com uma. Se não funcionar teste com a outra.

E essa fonte sua é péssima. Se tiver queimado memória pode apostar que ela é a culpada.

Postado
11 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Philip Kim Você usa XMP, imagino. Desligue o PC da tomada, faça o reset de BIOS, tente ligar novamente. Se não funcionar, retire uma memória e tente só com uma. Se não funcionar teste com a outra.

E essa fonte sua é péssima. Se tiver queimado memória pode apostar que ela é a culpada.

Quanto a XMP, habilitei minhas memórias pra 3600mhz (Profile 1), apenas.

Depois de usar o PC por algumas horas, parou tudo.

A placa-mãe tem um RGB que liga quando o PC esta funcionando, o RGB parou de funcionar e nunca mais voltou a acender.

Tentei fazer os testes que você mencionou, mas sem sucesso.

O que acho estranho, é que o RGB das memórias e a ventoinha do processador seguem funcionando.

Será que queimei minha placa?

Postado
1 hora atrás, Philip Kim disse:

A placa-mãe tem um RGB que liga quando o PC esta funcionando, o RGB parou de funcionar e nunca mais voltou a acender.

Isso não é informação pertinente ao diagnóstico. MB acender ou não algum componente não quer dizer que está ou não saudável.

1 hora atrás, Philip Kim disse:

Será que queimei minha placa?

Se tiver conectado alguma coisa invertida, como o RGB por exemplo, pode ser o caso. Fez o reset de BIOS que recomendei? Testou ligar com apenas uma memória por vez?

Está usando estabilizador? Testou ligar direto no jumper de POWER SW da placa-mãe ao invés do botão do gabinete, isso com todos os conectores do FP1 desconectados?

Só testando tudo para diagnosticar.

Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Fez o reset de BIOS que recomendei? Testou ligar com apenas uma memória por vez? Está usando estabilizador? Testou ligar direto no jumper de POWER SW da placa-mãe ao invés do botão do gabinete, isso com todos os conectores do FP1 desconectados?

Fiz o reset do BIOS. Testei usar 1 memória por vez. Estou usando filtro de linha. Tudo isso estou fazendo fora do gabinete. 😟

Não sei mais o que fazer a não ser mandar pra assistência técnica.

• Curtir 1
Postado

@Philip Kim Marque na listinha aqui o que já fez, isso em teste de bancada (fora do gabinete):

• Update da BIOS com processador antigo.
  • Reassentar o processador e observar se há algum pino amassado, tomando o cuidado de pressiona-lo contra o socket antes de baixar a alavanca para assegurar bom contato, bem como o cuidado de não forçar o cooler na hora de instalá-lo. Coolers devem ser aparafusados apenas um pouquinho em cada parafuso, seguindo o padrão de X (apertar um pouquinho o primeiro parafuso, depois o da ponta oposta, depois os outros dois), para somente então seguir para o aperto final e sem apertar demais.
  • Testar de apenas uma memória por vez.
  • Testar outro cabo de vídeo e outro monitor.

Se nada disso fizer efeito, precisará de outro processador para testar na sua placa-mãe. Se ele funcionar, terá que verificar a questão da versão de BIOS e acionar ou não a garantia do processador a partir disso. Se não funcionar com outro processador terá que acionar a garantia da placa-mãe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!