Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Glr, me deem uma ajuda, por gentileza. Tenho um pc com FX 8300, 8Gb ram, SSD kingston, GTX 1050TI, numa gigabite GA-78lmt-s2p e fonte corsair 400W. E o caso é que já levei em dois tecnicos e nenhum deu jeito, pois havia  ocorrencia é de tela azul (arq. em anexo) e recentemente reinicio intermitente, mas quando levo na assistencia ele magicamente volta a funcionar, agora mesmo estou escrevendo por esse pc, há uma semana estava desligado pois parava no carregamento da BIOS, nem entrava no windows ou quando entrava, ficava uns minutos e reiniciava. não sei o que fazer, porque os tecnicos não acham o problema, não sei se é a placa-mãe, ou a fonte ou outra coisa qualquer, ja resetei a BIOS tirando a bateria, testei o SSD em outro pc e troquei os pentes de memoria, botei fita termica nova e troquei de tomada tmb, mas nada deu jeito.. se alguém puder me dar uma dica, agradeço. valeu

tela azul.txt

Postado

@DIOGOCOLIVEIRA Para diagnosticar, baixe o crystaldiskinfo, rode, selecione seu SSD e nos mande o print. 

Nos mande as temperaturas mostradas no programa HDmonitor também, todas elas. Por favor mande print que é mais fácil de nós analisarmos.

Se não tiver problema em nenhum desses dois programas, siga para teste de memórias usando o memtest86 bootável por pendrive.

Postado
45 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@DIOGOCOLIVEIRA Para diagnosticar, baixe o crystaldiskinfo, rode, selecione seu SSD e nos mande o print. 

Nos mande as temperaturas mostradas no programa HDmonitor também, todas elas. Por favor mande print que é mais fácil de nós analisarmos.

Se não tiver problema em nenhum desses dois programas, siga para teste de memórias usando o memtest86 bootável por pendrive.

cara, mesmo com esse sistema antigo é necessario instalar os divers da placa-mãe manualmente? se sim, sabe de algum vídeo explicando?

relatorio hw 3.png

relatorio hw 2.png

relatorio hw 1.png

CrystalDiskInfo_20211222112641.png

Postado
38 minutos atrás, DIOGOCOLIVEIRA disse:

cara, mesmo com esse sistema antigo é necessario instalar os divers da placa-mãe manualmente? se sim, sabe de algum vídeo explicando?

Em qualquer PC isso é altamente indicado. O processo é simples. Você entra no site da fabricante da placa-mãe, clica em suporte, fornece o modelo ou escolhe em uma lista, aí vai em suporte/downloads da página da placa-mãe, seleciona seu sistema operacional e baixa tudo que tiver (o mais recente de cada), instale tudo, reinicie e pronto. Não precisa baixar nada que fale de BIOS.

41 minutos atrás, DIOGOCOLIVEIRA disse:

CrystalDiskInfo_20211222112641.png

As temperaturas do sistema parecem normais. As do SSD estão um pouco elevadas, mas até aí ok. O maior problema que vejo está no seu modelo de SSD, que é conhecidamente problemático. Esses SSDs 2.5" da kingston dão problema sempre.

Você pode testar várias coisas agora, como usar o SSD com outro cabo, em outra porta na placa-mãe. Pode testar outra fonte, pois se essa sua corsair não for o modelo de 450W, então deve ser bastante antigo. Testar as memórias com o memtest86 como mencionei. Reassentar o processador e conferir os pinos. Limpar os slots de memória, etc.

Você não usa estabilizador não é? Suas tomadas são todas compatíveis ou usa algum adaptador ou T? Se tudo mais não der resultado, recomendo que tente usar outro HDD ou SSD para ver se o seu é o culpado e, se ainda não encontrar o problema, faça um teste de bancada. 

Assim que puder, use uma lanterna e uma lupa se tiver uma para procurar capacitores estufados na sua placa-mãe. Por ser muito antiga provavelmente ainda tem capacitores tradicionais que tem uma vida útil menor do que  os utilizados hoje. Observe bem capacitores estufados ou vazando.

Postado

@DIOGOCOLIVEIRA Se tiver de windows 8.1 pode baixar dele que funciona. Se não tiver nem 8.1, aí tem que procurar o driver do chipset no site da AMD, do áudio no da Realtek (se for realtek, pois pode ser Via ou outra), de rede, USB 3.0, etc em cada fabricante. Como sua MB é antiga, esse trabalho você só terá uma vez e depois poderá reutilizar os drivers em futuras instalações.

• 2 semanas depois...
Postado

@DIOGOCOLIVEIRA Meu conhecimento de eletrônica é limitado. Aprendi tudo antes dos 10, passei os últimos 30 anos esquecendo voluntariamente. No geral a foto parece ok, mas quem sou eu para dizer. Ao meu ver parece um transformador, mas posso estar enganado. Se for mesmo, não sei o quanto um pouco de poeira acumulada vai reduzir sua funcionalidade. Convém perguntar no setor de eletrônica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...