Ir ao conteúdo

LED Aura Sync da Prime B450M diminui o brilho até apagar totalmente

Ir à solução Resolvido por Huntra,

Posts recomendados

Postado

Olá mas uma vez, então meu problema com a mesma placa ASUS prime b450m, ela já foi trocada mas dessa vez a entrada led aura Sync quando fui usar não estava funcionando como deveria, ela até liga o led mas diminuí gradualmente o brilho até ficar sem nenhuma cor, totalmente desligado, quando conecta a fita led ela fica com todas as cores ligadas então fazendo a cor branca, já atualizei a BIOS para última versão 3211 e não funciona, já tentei controlar via software e também não funciona

Postado

@Huntra Toda saída RGB ou ARGB tem potência máxima de operação declarada no manual da placa-mãe. Você não pode exceder essa potência ou sua saída pode ser danificada ou não funcionar corretamente. Se tiver do que a potência máxima da controladora, vai precisar de um HUB com alimentação externa (direto da fonte no caso).

exemplos de hub:

ARGB 5V: 61L0uSZzs9L._AC_SY450_.jpg       RGB 12V: Hub-rgb-para-sata-cabo-de-alimenta-o-de-entrada-com-3-pinos-divisor-interface-de.jpg

Postado

@WOZ Dods Está correta a potência de 12Volts e 3A, está no manual escrito isso, mas mesmo assim não está funcionado corretamente, na antiga placa que foi trocada funcionava a mesma Fita led RGB 5050 corretamente

Postado

@Huntra todos os LEDs da fita e demais positivos SOMADOS não podem ultrapassar 3A. Essa é a limitação que você deve observar. Se mesmo estando dentro desse limite falhar, pode ser defeito na fita de LED ou na controladora.

Postado

@WOZ Dods A fita led que estou tentando usar é nova, e mesmo assim não tá funcionado mas ela tem 5Metros ai pode ser problema de alimentação, mas mesmo assim a fita led antiga com menos de 1 metro tá com mesmo problema, ela liga com todos os polos fornecendo 12V assim ficando com led branco que eu acho q ligando em negativo diferente era pra dar menos volts, e gradualmente vai diminuindo o brilho e também os volts, quando a fita se desliga por completo fica com 0.20 a 0.50 volts nos polos +12-R-G-B

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Huntra disse:

@WOZ Dods A fita led que estou tentando usar é nova, e mesmo assim não tá funcionado mas ela tem 5Metros ai pode ser problema de alimentação, mas mesmo assim a fita led antiga com menos de 1 metro tá com mesmo problema, ela liga com todos os polos fornecendo 12V assim ficando com led branco que eu acho q ligando em negativo diferente era pra dar menos volts, e gradualmente vai diminuindo o brilho e também os volts, quando a fita se desliga por completo fica com 0.20 a 0.50 volts nos polos +12-R-G-B

Se você tinha uma fita de 1 metro e ela funcionava perfeitamente, e colocou uma de 5 metros e começou a dar problemas universais, sinto muito informá-lo, mas você fritou sua controladora. Resta agora tentar um reset de BIOS e ver se resolve, mas isso com a fita de 1 metro ou um hub alimentado externamente como citei antes. Seu erro claramente foi de superestimar a potência da sua controladora onboard, que é extremamente pequena e sensível. Falar que funciona, deixa de funcionar, ou desliga subitamente em determinada condição não é determinante na sua situação. Suas alternativas são usar um HUB externo e ver se resolve ou simplesmente trocar de MB. Sorry.

Por isso acho RGB e derivados muito dinheiro jogado fora, pois temos uma enormidade de usuários hoje que não se atenta às nuances operacionais. Daí MBs mortas, FANs danificadas, etc. Montar PC geralmente significa: se conectou, tem que funcionar. Essas regras só não valem para RGB/ARGB e outros enfeites, onde você precisa ou atentar MUITO às instruções do fabricante, ou conhecer um pouco de eletrônica básica.

• Solução
Postado
13 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se você tinha uma fita de 1 metro e ela funcionava perfeitamente, e colocou uma de 5 metros e começou a dar problemas universais, sinto muito informá-lo, mas você fritou sua controladora. Resta agora tentar um reset de BIOS e ver se resolve, mas isso com a fita de 1 metro ou um hub alimentado externamente como citei antes. Seu erro claramente foi de superestimar a potência da sua controladora onboard, que é extremamente pequena e sensível. Falar que funciona, deixa de funcionar, ou desliga subitamente em determinada condição não é determinante na sua situação. Suas alternativas são usar um HUB externo e ver se resolve ou simplesmente trocar de MB. Sorry.

Por isso acho RGB e derivados muito dinheiro jogado fora, pois temos uma enormidade de usuários hoje que não se atenta às nuances operacionais. Daí MBs mortas, FANs danificadas, etc. Montar PC geralmente significa: se conectou, tem que funcionar. Essas regras só não valem para RGB/ARGB e outros enfeites, onde você precisa ou atentar MUITO às instruções do fabricante, ou conhecer um pouco de eletrônica básica.

Então já resetei a BIOS, fiz downgrade nela para uma versão um pouco mais antiga e nada resolveu, mas antes de eu tentar usar a fita led de 5M, eu primeiro usei a minha com menos de 1M para testar para ver se o software da saida RGB iria funcionar ok mas não funcionou, na outra placa-mãe que já foi trocada por outro problema funcionava a fita led certinho ela ficava ligada junto com o pc o dia inteiro e não deu nada na placa-mãe, creio que já veio de fabrica esse problema, então cara muito obrigado pela ajuda, já informei a garantia novamente e irei trocar de placa-mãe para uma outra melhor 

• Curtir 1
Postado

@Huntra Use um HUB com alimentação externa sempre que for criar uma carga tão pesada. Sua controladora onboard não suporta fitas tão longas, leia o manual. Se comprar uma MB muito mais cara e robusta a limitação ainda existirá, só que seu prejuízo será bem maior se você seguir com essa ideia de que não é necessário alimentação externa. A controladora pode falhar imediatamente, pode falhar depois de um tempo, mas se estiver excedendo a corrente máxima vai falhar eventualmente, sendo que um HUB com alimentação externa custa pouco demais para justificar esse tipo de prejuízo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!