Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha placa de vídeo desligou e parou de funcionar


Posts recomendados

Pessoal, bom dia, boa tarde, boa noite... É o seguinte, há um dia atrás eu estava com um amigo jogando Warzone e eu me levantei pra pegar água, e quando eu voltei o meu monitor estava sem sinal de vídeo, porém, o jogo estava funcionando ainda quando eu coloquei o fone, decidi então reiniciar a máquina pensando que iria resolver alguma coisa, quando ligou novamente eu percebi que a luz de VGA da minha placa-mãe B450m Mortar Max estava acesa. Tentei de tudo, passar limpa contato, ligar com uma só ram em cada slot, de tudo mesmo porém não deu nada certo e a luz da VGA permanece acesa, detalhe que a placa de vídeo ela passa energia normalmente, os coolers estão girando mas não dá vídeo no monitor. Será que alguém poderia me ajudar pelo amor de Deus!

 

Configuração:

 

placa-mãe:B450m Mortar Max

Placa de vídeo: RX 570 XFX

Ram: 2x8 16 GB da youngxinsheng

Fonte: Cx 550 Corsair

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rogério Souza Ferreira GPU já foi usado por mineração por algum terceiro? Qual a temperatura da placa?

Sinto ilhe dizer, mas apesar da rx 570 ser uma placa mid, muitas delas vem apresentando defeito sem nenhuma razão aparente, basta ver nas plataforma de e-commerce sendo anunciadas com defeito e por preço baixo. Pode isso ser uma falha de projeto ou circunstâncias que leva a para isso.

 

Tentou trocar o cabo que alimenta a placa de vídeo? Está na garantia? Se estiver tenta o RMA, daí vai ter que aguardar.

Tem outra gpu para testar para ver se o slot pci ficou bichado?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

@Rogério Souza Ferreira GPU já foi usado por mineração por algum terceiro? Qual a temperatura da placa?

Sinto ilhe dizer, mas apesar da rx 570 ser uma placa mid, muitas delas vem apresentando defeito sem nenhuma razão aparente, basta ver nas plataforma de e-commerce sendo anunciadas com defeito e por preço baixo. Pode isso ser uma falha de projeto ou circunstâncias que leva a para isso.

 

Tentou trocar o cabo que alimenta a placa de vídeo? Está na garantia? Se estiver tenta o RMA, daí vai ter que aguardar.

Tem outra gpu para testar para ver se o slot pci ficou bichado?

 

Então provavelmente a placa de vídeo pode ter ido pro espaço mesmo, porque eu comprei ela da Aliexpress em 2019 e recebi ela em janeiro de 2020 época eu paguei uns 320 reais nela e já era suspeito de mineração, e infelizmente eu não possuo outra placa de vídeo pra fazer os testes e também a minha CPU não possui vídeo integrado, ela esquentava bastante no Warzone tanto que eu ia no msi afterburner e deixava a ventoinha em 100%, e ela esquentava tanto também porque eu antes tinha um monitor 768p 60Hz e comprei outro monitor 1080p 75Hz, e com quadros a mas ela esquentava mais também, mas enfim, eu vou esperar passar esse período de festas e tentar levar em algum técnico pra ver se ainda tem jeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rogério Souza Ferreira Por esse valor só com defeito agora. Quem vai pagar +1000 em gpu mid só para quem tiver sobrando...

Enfim. GPU de mineração encurta a vida útil, obviamente era usado por minerador, mas como a mineração não ficou mais rentável, vendiam a preço de compra do final do mês essas gpus mid.

Ou seja, por continuar usar gpu assim uma hora ou outra poderia acontecer, e gpu esquentar tanto não é uma boa.

Só a fim de curiosidade, qual fonte usava nessa placa de vídeo? Fonte de má qualidade uma hora ou outro apesar de aparentar está funcionando arruina os componentes.

Temos três hipóteses do que pode ter acontecido.

1. Já era problema que vinha se acomulando na sua placa-mãe mesmo

2. Pode ser problema da fonte

3. Problema na placa-mãe

Já peguei uma placa de mine velho e aconteceu a mesma coisa, durou coisa de dois anos e alguma coisa. Não esquentava tanto, mas devia já estar desgastada, e rodar uns jogos e aplicação só comprometeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

@Rogério Souza Ferreira Por esse valor só com defeito agora. Quem vai pagar +1000 em gpu mid só para quem tiver sobrando...

Enfim. GPU de mineração encurta a vida útil, obviamente era usado por minerador, mas como a mineração não ficou mais rentável, vendiam a preço de compra do final do mês essas gpus mid.

Ou seja, por continuar usar gpu assim uma hora ou outra poderia acontecer, e gpu esquentar tanto não é uma boa.

Só a fim de curiosidade, qual fonte usava nessa placa de vídeo? Fonte de má qualidade uma hora ou outro apesar de aparentar está funcionando arruina os componentes.

Temos três hipóteses do que pode ter acontecido.

1. Já era problema que vinha se acomulando na sua placa-mãe mesmo

2. Pode ser problema da fonte

3. Problema na placa-mãe

Já peguei uma placa de mine velho e aconteceu a mesma coisa, durou coisa de dois anos e alguma coisa. Não esquentava tanto, mas devia já estar desgastada, e rodar uns jogos e aplicação só comprometeu.

Então eu já estava ciente dos riscos, até que durou bastante ela, a minha fonte é uma CX 550 da Corsair, ela tá de boa ainda pois eu tenho ela desde 2018 e de lá pra cá ela nunca deu problemas, e placa-mãe b450m Mortar Max, eu vou ver se consigo levar em algum técnico pra ver se ainda tem jeito, pois como eu disse ela ainda passa energia e ainda funciona a ventoinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rogério Souza Ferreira disse:

eu ia no msi afterburner e deixava a ventoinha em 100%

Fica a dica de daqui pra frente não fazer mais isso, porque acelera o desgaste da placa e certamente ajudou a matar ela... A maior causa de falhas é o comprometimento das soldas da GPU. E o que mais compromete as soldas são ciclos térmicos, o repetido esquentar e esfriar. Uma placa rodando a 75 graus constantemente vai durar muito mais que outra que varia entre 30 e 70 dezenas de vezes por dia. Quando você fixa a ventoinha em 100%, aumenta a variação térmica. Quando tem telas de loading, dá um alt+tab, etc, a ventoinha continua a 100% mas a carga cai, o que joga a temperatura lá embaixo, pra subir de novo em seguida, e isso é bastante indesejável. O ideal é colocar no mínimo (ou 0%, se a placa tiver fan stop) em algo entre 40 e 60 graus, e 100% em algo entre 70 e 85 graus (os valores exatos dependem de cada placa). Assim você tanto mantém a placa fria quanto reduz a oscilação térmica.

15 minutos atrás, Rogério Souza Ferreira disse:

eu vou ver se consigo levar em algum técnico pra ver se ainda tem jeito

A tentativa de reparo é o reballing. Considerando o valor da placa, vão te cobrar algo entre 500 a 1000 pila e algo em torno da metade desse valor mesmo que não dê certo (isso varia de assistência pra assistência).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Parece piada, mas uma plaquinha que custava como cara aí disse 300 pila, querem cobrar (usada) +1000. Repare que AMD nem está aí mais ligado para polaris RX 500 series e nem fabrica mais, dentro em breve vai é aposentar, assim como fez com a série R7200,R7300 e R9200 e R9300. Ou seja, não vale mais a pena pegar essas placas se for querer rodar lançamento, pois os driver se encontram no modo legacy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

@Shaman93 Parece piada, mas uma plaquinha que custava como cara aí disse 300 pila, querem cobrar (usada) +1000.

O negócio é que quando era esse o valor, essa placa dava prejuízo de alguns reais por dia minerando. Agora, dá perto de 10 reais por dia de lucro (a versão 8 GB), o que não fica muito distante do rendimento de placas muito mais novas e poderosas (por isso é uma placa que, apesar de velha, é muito cara). Deixou de ser um equipamento pra jogo e trabalhos gráfico e se tornou uma impressora de dinheiro...

 

13 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

Repare que AMD nem está aí mais ligado para polaris RX 500 series e nem fabrica mais, dentro em breve vai é aposentar, assim como fez com a série R7200,R7300 e R9200 e R9300

Ih, suporte das Polaris ainda vai longe. AMD sempre investiu bastante em atualização de placas antigas, que frequentemente superam as concorrentes da Nvidia (essas sim, bastante abandonadas com o passar do tempo). A série R9 por exemplo, foi lançada em 2013 e só terminou o suporte agora, em maio de 2021. As Polaris foram lançadas 4 anos depois. Se tiverem a mesma durabilidade que as antecessoras, vamos ter drivers com suporte aos novos jogos pelos menos até meados de 2024-2025.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Shaman93 disse:

Deixou de ser um equipamento pra jogo e trabalhos gráfico e se tornou uma impressora de dinheiro...

@Shaman93

Ah, jura? Só o fato da pessoa ter uma rx 570 vai conseguir impimir dinheiro? Sério que qualquer momento só botar para rodar mineração e ganhou? Mineração é perde ou ganha, perde com a conta de luz alta se não achar a "recompensa". E quanto mais cabeças minerando, querendo o pedaço de "queijo" mais difícil fica.

Agora assim, o que aconteceu naquele período para sair um monte de polaris sendo vendidas a preço de comida no final do mês? Não era só minerador, as lojas aproveitaram a onda. Tanto que tem até vários vídeos de rx 570 aliexpress.

Não é só dessa vez que o preço subiu exorbitante, teve o momento em 20k16/20k17-18.

Durou 2 anos, não sei se pode usar como parâmetro, o contexto de agora é diferente. E nem teve dedo das empresas para baixar os preços, aconteceu alguma coisa com a mineração que esfriou no período de 20k19 e uma parte de 20k20.

 

35 minutos atrás, Shaman93 disse:

Ih, suporte das Polaris ainda vai longe. AMD sempre investiu bastante em atualização de placas antigas, que frequentemente superam as concorrentes da Nvidia (essas sim, bastante abandonadas com o passar do tempo)

As polaris não devem conseguir rodar os jogos lançamentos que vier bugado e sem otimização ideal.

Vai se tornar placas para rodar jogos indie e casuais.

 

 

@Shaman93 Várias Polaris RX 570 e 580 estão aparecendo bichada depois do período da crise, é muita coincidência..

Muitas são alegadas que não foram usadas em mineração, já outras foram usadas e dão o mesmo defeito, parar de dar vídeo. Parece ser um problema único dessas placas.

Não digo no caso do OP, porque vimos que foi mau uso mesmo, temperatura alta, devia ser usada em mineração, por 300 pila, vai ser o que também..

nova nequele contexto, era 500 para cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

@Shaman93

Ah, jura? Só o fato da pessoa ter uma rx 570 vai conseguir impimir dinheiro?

Err... Sim? Atualmente, em torno de uns 10 reais por dia.
 

24 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

Sério que qualquer momento só botar para rodar mineração e ganhou?

Sim.
 

24 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

Mineração é perde ou ganha, perde com a conta de luz alta se não achar a "recompensa".

Não existe isso, você está falando sobre o que não sabe. Ninguém minera sozinho, todos se juntam a pools, que permitem ganhos constantes. Uma RX 570 8 GB bem configurada tem rendido em torno de 10 reais por dia, já descontando o custo da energia elétrica.
 

24 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

E quanto mais cabeças minerando, querendo o pedaço de "queijo" mais difícil fica.

Sim, a tendência é o poder de computação da rede sempre aumentar, diminuindo as recompensas dado um mesmo hardware. Houve momentos em que a 570 8 GB estava fazendo na casa de 30 reais por dia.

 

24 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

Agora assim, o que aconteceu naquele período para sair um monte de polaris sendo vendidas a preço de comida no final do mês?

O preço do bitcoin derreteu. Em alguns meses foi de mais de 60 mil reais pra menos de 20 mil. O lucro da mineração, consequentemente, caiu vertiginosamente, parando de valer a pena. Aí as placas começaram a ser vendidas a preço de banana. Levou anos até bater os 60k de novo, e durante esse período o preço das placas ficou decente. Entretanto, o preço do btc hoje é de mais de 280 mil, de forma que voltou a valer (muito) a pena a mineração.

 

24 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

As polaris não devem conseguir rodar os jogos lançamentos que vier bugado e sem otimização ideal.

Vai se tornar placas para rodar jogos indie e casuais.

Claro que não... As 570/580 rodam muito bem Cyberpunk, que é um dos jogos AAA mais exigente e mal otimizados, lançado no final do ano passado. Vai acontecer alguma bruxaria e de repente elas só vão rodar jogos indie...? São placas muito competentes e vão continuar sendo, mesmo pelos próximos anos.

 

24 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

Várias Polaris RX 570 e 580 estão aparecendo bichada depois do período da crise, é muita coincidência..

Não é coincidência nenhuma, são placas usadas e abusadas pra mineração porque já foram muito baratas (570 chegou a custar R$ 600 nova...) e rendem bem.
 

24 minutos atrás, Gonçalito_ disse:

Muitas são alegadas que não foram usadas em mineração, já outras foram usadas e dão o mesmo defeito, parar de dar vídeo. Parece ser um problema único dessas placas.

Todas as placas usadas sendo vendidas, do nível da 570/1060 pra cima, certamente foram usadas em mineração. A rentabilidade é tão alta que é absurdamente inocente acreditar em alguém que diga que não usou pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Levou anos até bater os 60k

Levou anos não, depois de 1 ano voltou a palhaçada de novo, quer dizer ruim para quem vai comprar...

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Vai acontecer alguma bruxaria e de repente elas só vão rodar jogos indie...?

Não, nada de bruxaria, vai ser naturalmente, desenvolvedores usando mais recursos e tecnologia.

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Não existe isso, você está falando sobre o que não sabe.

Não pôh, assim, quero dizer que nem é todo mundo que for minerar vai bater ponto de imediato.Não é que se minera sozinho... mineração nem funciona assim pelo o que é dito.

 

 

1 hora atrás, Shaman93 disse:

O preço do bitcoin derreteu

Não se via falar nessa draga nesse contexto, havia sumido. De repente, volta depois de 1 ano, e mais inovador. Pelo que se apresenta, os preços vão ser esses daí mesmo. Para se ter ideia polaris dificilmente se encontra nova, são usadas, essas usadas querem cobrar +1000 para algo que usou e comprou mais barato. São preços de qualquer gpu, até as low ends que nem servem para minerar, mais para dar vídeo, e rodar uns indie e casuais. Não tem nexo GTX 750 ti +1000, quem sou para dizer.. vai comprar quem quer, se pesquisar mais pode encontrar melhor solução. Geralmente é gente bem leiga e que está começando do básico que compram essas placas super bem faturadas que numa situação de normalidade não apresentaria tais preços.

1 hora atrás, Shaman93 disse:

São placas muito competentes e vão continuar sendo, mesmo pelos próximos anos.

É que existe casos isolados que placas como rx 570/580 não rodam bem em determinados contextos.

Digo de início da versão 4 gb que pode ter uma vida útil curta, a versão 8 gb pode ainda resistir. Então, talvez a AMD ofereça suporte a polaris até 2028 segundo o levantamento?

Não existe mais drivers para r7300, nem r7200, nem r9 200/300, umas placas requintadas, uma inclusive é usada no ps4, que é uma Radeon r7 260. Por agora ps4 normal é um console fraco e obsoleto, que um pc baratinho já é capaz de rivalizar. Tem usuários que ficaram chateados e não entendeu do porquê adotar isso, umas placas são até competentes e rivalizam com as polaris ou têm o mesmo nível.

Apenas nível de comparação, as polaris devem mesmo ficar obsoletas com a chegada de mais lançamento ps5/xbox series x e o predomínio dessa geração, com gráficos de texturas e sombras mais aprimorados.

Enquanto ps4/ps4 pro, xbox one/xbox one x estiverem aí, as polaris vão ser capaz de rodar tudo mesmo, apenas em uns contextos que não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!