Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos, recentemente venho querendo fazer um upgrade no meu pc e trocar a placa de vídeo, apos MUITO tempo de procura consegui achar uma RX 480 4gb com um preco bom, porém tenho duvida se a minha fonte aguenta tal placa, ja que a fonte e de procedencia duvidosa, uma tronos 500w.

Atualmente utilizo a seguinte configuração:

Processador:Ryzen 5 1600

Cooler:cooler box padrão

Placa de vídeo:RX 550 2gb

Placa-mãe:a320m-k br

Memória:16gb dual channel

HDs:1 tera

Fonte:Tronos 500w

Ate o presente momento nunca tive problemas relacionados a energia, no maximo um ruido chato na fonte, mas que se arrumou sozinho. Enfim, gostaria de saber se essa fonte aguentaria essa configuração, ou se eu realmente preciso me preocupar em troca-la(coisa que ja penso em fazer faz tempo).

OBS:perdao a falta de acentos, teclado americano ¯\_(ツ)_/¯

Postado
1 hora atrás, Eduardo Passarelli disse:

Ate o presente momento nunca tive problemas relacionados a energia, no maximo um ruido chato na fonte, mas que se arrumou sozinho. Enfim, gostaria de saber se essa fonte aguentaria essa configuração, ou se eu realmente preciso me preocupar em troca-la(coisa que ja penso em fazer faz tempo).

Fontes de má qualidade não vão apresentar defeitos no primeiro dia de uso, muitas vezes vão funcionar por um bom tempo sem problemas. Geralmente os problemas da fonte vão se expressas na forma de componentes queimando. Um SSD morto, uma memória queimada, uma GPU morta... tudo isso vai se acumulando e você achando que os componentes eram os culpados, quando quem está matando um por um é a fonte. 

Sério, troque essa fonte. Compre uma XPG Pylon 450 ou superior na kabum, ou uma Seasonic Core gold na terabyteshop. Não justifica correr riscos desnecessários ou reduzir a vida útil de seus componentes. Fonte é o componente mais importante do PC e é onde você não deve nunca economizar.

Ao menos não sem muito critério.

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Fontes de má qualidade não vão apresentar defeitos no primeiro dia de uso, muitas vezes vão funcionar por um bom tempo sem problemas. Geralmente os problemas da fonte vão se expressas na forma de componentes queimando. Um SSD morto, uma memória queimada, uma GPU morta... tudo isso vai se acumulando e você achando que os componentes eram os culpados, quando quem está matando um por um é a fonte. 

Sério, troque essa fonte. Compre uma XPG Pylon 450 ou superior na kabum, ou uma Seasonic Core gold na terabyteshop. Não justifica correr riscos desnecessários ou reduzir a vida útil de seus componentes. Fonte é o componente mais importante do PC e é onde você não deve nunca economizar.

Ao menos não sem muito critério.

Bem, faz uns 5 meses que tenho ela, infelizmente so descobri depois de um tempo o tamanho do problema que era ter uma fonte ruim. Como ja sabia do risco ja estava preparado pra essa situacao, so que ficaria complicado pagar mais de 300/400 em uma fonte, dei uma pesquisada e vi algumas em promocao na kabum, queria saber se elas funcionariam tranquilo:

https://www.kabum.com.br/produto/59467/fonte-evga-400w-100-n1-0400-l

https://www.kabum.com.br/produto/114991/fonte-husky-gaming-snow-preto-500-w-80-plus-white-bivolt-hgmv002

https://www.kabum.com.br/produto/114989/fonte-husky-gaming-snow-preto-400-w-80-plus-white-hgmv000

• Curtir 1
Postado

@Eduardo Passarelli Entenda, para escolher uma fonte de qualidade, em um mercado tão cheio de abusos por falta de regulação como este, temos que pesquisar sobre testes realizados independentemente. Hoje o que temos são reviews de revistas conceituadas que vão medir se a fonte consegue de fato fornecer a potência rotulada (que teoricamente o 80+ deveria certificar, mas na prática não faz direito), se tem boa filtragem e boas proteções (dentre diversos outros fatores como durabilidade, ruído, qualidade do projeto, etc.). Assim sendo, sem testes estamos às cegas quando adquirindo fontes. Lembrando, potência rotulada não tem qualquer correlação com a qualidade da fonte!

Fontes de baixo custo que recomendo hoje são a XPG Pylon (para seu sistema 450W são mais que suficientes), a Seasonic Core gold da terabyteshop, as Corsair CV e, se o preço estiver realmente muito bom, a Nidus 500 da pichau (não sou fã do produto, mas é melhor que comprar genéricas).

Pessoalmente, só pela garantia de cada um desses modelos, eu iria primeiro de seasonic, segundo XPG e só em último caso de corsair ou nidus. Lembrando que por ser mais eficiente, a Seasonic vai reduzir sua conta de luz, reduzindo seu custo de operação a longo prazo, fora que por ser mais durável vai reduzir ainda mais seu custo.

Postado

Bom, passei a tarde inteira pesquisando e vendo vídeo sobre o assunto, acho que vou acabar pegando uma https://www.terabyteshop.com.br/produto/19324/fonte-seasonic-core-gc-500-500w-80-plus-gold-pfc-ativo, seguindo a sua recomendacao. So pra terminar, essa fonte aguentaria tranquilo um futuro mini upgrade, como SSD, fans, etc...(coisas com consumo mais leve, so pra terminar de montar ele do jeito que eu quero) certo?

• Curtir 1
Postado

@Eduardo Passarelli Seu consumo atual está mais perto de 300W (provavelmente abaixo) do que de 400. O ideal é sempre ter pelo menos 30% de folga na potência máxima da fonte para manter máxima eficiência. Com isso em mente, você ainda poderá aumentar seu consumo em pelo menos uns 100W e ainda manter uma eficiência razoável. Se quiser maior eficiência, compre um modelo de maior potência, mas usar com até uns 450W de consumo é bem tranquilo. Passado isso você já começa a estressar a fonte e reduzir sua vida útil. Se quiser calcular seu consumo atual/futuro use esta ferramenta: https://outervision.com/power-supply-calculator

Ps.: a versão dessa fonte full modular de 550W está custando 100 reais a mais na TBS.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...